Jornada Scania
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[ Serviços ] -- 03/06/2025
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

Scania projeta avanço em Serviços em 2025

Com foco em conectividade, contratos sob medida e atendimento próximo, a Scania aposta nos serviços como peça-chave para manter o cliente no centro da operação em 2025. Conheça as perspectivas da marca neste segmento e as tendências que vão transformar o transporte
O transporte está cada vez mais conectado e com ele, o perfil do cliente também vem evoluindo. Hoje, o transportador - seja ele autônomo ou dono de uma empresa de pequeno, médio ou grande porte - não quer só um caminhão, mas soluções completas que façam com que o aproveitamento do veículo seja máximo, com acompanhamento constante e serviços que garantam um dia a dia de operação sem surpresas. Essa mudança de comportamento está redefinindo o mercado de pós-venda, onde o serviço se torna tão essencial quanto o próprio produto.
É nessa transformação que a Scania tem investido nos últimos anos e é esta a aposta da marca para 2025. Após fechar 2024 com alta de 12%, a projeção é de crescimento de 15% em 2025 no faturamento da área de Serviços, alavancado pela conectividade, contratos personalizados e uma rede de atendimento ampliada para atender as necessidades reais dos transportadores brasileiros.
“Nosso foco está em entender profundamente o que o cliente precisa e entregar soluções sob medida, com previsibilidade de custos, aumento de disponibilidade e mais rentabilidade para a operação”, afirma Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil.
Atualmente, a Scania já conta com cerca de 90% da sua frota circulante com até 10 anos conectada. A meta é chegar a 100 mil veículos conectados até 2026. Com esses dados, a marca vem ampliando soluções como planos de manutenção sob medida, predição de falhas e serviços para aumentar ainda mais a disponibilidade dos veículos.
Nosso foco está em entender profundamente o que o cliente precisa e entregar soluções sob medida.”
Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil
Serviço além do primeiro dono
Um dos focos para os próximos meses será expandir o atendimento a caminhões seminovos, os chamados “segundos donos”. A estimativa é de que cerca de 30% dessa frota Scania com até 10 anos não esteja vinculada a contratos de serviços. Para atender esse público, a marca está criando planos mais enxutos, com cobertura essencial e valores acessíveis. “A ideia é criar uma porta de entrada para esse cliente que, muitas vezes, ainda faz a manutenção fora da rede. Queremos oferecer segurança, previsibilidade e uma estrutura preparada para atender com agilidade”, destaca Valiate.
A linha de peças remanufaturadas também entra nesse contexto, aliando custo-benefício e garantia de fábrica para veículos com maior tempo de estrada. “Nosso controle de remanufatura garante a equivalência com a peça nova, e é possível o cliente conseguir uma economia de 30% a 60%”, explica o executivo.
Rede pronta para acompanhar o ritmo
Com 221 pontos de atendimento no Brasil — entre concessionárias, lojas de peças e operações de Serviços Dedicados (CWS) — a rede Scania segue crescendo. A ampliação da cobertura da Rede Scania em mais pontos Brasil afora e da capacidade técnica no atendimento reforçam o compromisso da marca de estar ao lado do cliente em cada etapa da sua jornada, onde quer que ela aconteça.
Afinal, em um setor onde cada parada não planejada custa caro e cada decisão precisa ser estratégica, o serviço passa a ser parte fundamental do negócio. E a Scania sabe disso.
Fontes consultadas:
Revista Caminhoneiro
Transporte Moderno
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