Os clientes terão à disposição nossas linhas de caminhões e ônibus mais eficientes de nossa história. Vamos
entregar as melhores máquinas de fazer dinheiro e proporcionar rentabilidade por meio de disponibilidade e
economia de combustível, como nunca antes viram.”
Alex Nucci, Diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania no Brasil
Quais são os principais desafios para a Scania neste ano de 2023?
A estabilização da logística da cadeia global de suprimentos. Estamos com a capacidade produtiva em 100%, mas casos
isolados ainda podem fazer parte da indústria no primeiro semestre. Mas, o cliente pode ficar tranquilo quanto a
receber seu caminhão em 2023.
E que caminhões são esses? Por que investir em um Scania neste momento?
Estamos falando da gama Super, que vai entregar na comparação com a geração anterior, Séries P, G e R, até 28% de
economia de combustível. Se compararmos a Nova Geração Euro 6 com a Nova Geração Euro 5, a economia será de até 8%.
É sempre bom reforçar que as cabines são as mesmas, porém o trem de força é totalmente novo. Portanto, os clientes
terão à disposição nossas linhas de caminhões e ônibus mais eficientes de nossa história. Vamos entregar as melhores
máquinas de fazer dinheiro e proporcionar rentabilidade por meio de disponibilidade e economia de combustível, como
nunca antes viram.
Qual é, portanto, a expectativa para 2023?
Seguimos as projeções da Anfavea, que anunciou neste início de ano uma possível queda de 11% no mercado total de
caminhões em comparação com 2022, puxada especialmente pela nova tecnologia de emissões, que teve um aumento de
preços sobre a linha Euro 5, a alta taxa de juros Selic e a dificuldade de obtenção de crédito. Estes três fatores
vão impactar as vendas neste primeiro semestre. Este cenário faz sentido nesta projeção de queda. Mas, a Selic
poderá ter uma mudança na taxa mais para o último trimestre do ano. Estamos acompanhando os movimentos do governo
federal. O dólar pode permanecer estável, o que vai ajudar o mercado. Contudo, a taxa de juros e os preços mais
elevados vão levar mais alguns meses para estabilizar o mercado. Mas, seguimos confiantes com nossos produtos
semipesados e pesados, a linha fora de estrada, os veículos mais sustentáveis movidos a gás (natural, liquefeito ou
biometano) e nossas soluções de serviços e financeiras (Banco, Consórcio e Seguradora). A Scania pretende retomar
sua participação de mercado na categoria de caminhões pesados a partir de 2023.
Quais serão os segmentos mais promissores para o setor de caminhões neste ano?
Os segmentos principais são o Agro, carga frigorificada, cargas gerais, minério, cana e madeira. Eles deverão puxar
mais forte nossa produção. Continuamos confiantes no agronegócio, que movimenta o transporte no Brasil e representa,
em média, cerca de 45% de todos os caminhões que vendemos anualmente.
E para os caminhões movidos a gás, quais as perspectivas de comercialização deste modelo no Brasil nos próximos
anos?
Já chegamos a mais de 600 unidades vendidas, desde o início da abertura de vendas na Fenatran de 2019. Para 2023,
temos uma expectativa de vender outras 600 unidades e chegar a um volume total de 1.200 unidades, na somatória desde
2019. Imaginamos ser possível ter de 10% a 15% da produção anual de caminhões a gás a partir de 2024
ou 2025, principalmente se as iniciativas da cadeia do biometano avançarem. Dos produtos vendidos, 85% estão sendo
usados na transferência de carga industrializada sendo produtos de higiene, limpeza, bebidas e alimentos como os
principais. Também já vemos interesse para o transporte de aço e nos últimos meses de defensivos agrícolas. Adianto
outra novidade. Ao longo de 2024 lançaremos a motorização de 460cv, que falamos globalmente na IAA 2022. Portanto,
teremos uma gama completa e vamos atender ainda melhor o Agro.