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Confiante no desempenho de sua Nova Geração de caminhões e na continuidade do aquecimento da
economia nacional, a Scania, parceira líder na transição para um sistema de transporte mais
sustentável, acredita que em 2019 o mercado de caminhões em que atua, acima de 16 t (semipesados
e pesados), deverá crescer entre 10% e 20% na comparação com 2018.
"Estamos confiantes e animados com os desafios para 2019 com a chegada da Nova Geração de
Caminhões e sua promessa de economia de até 12% em comparação com a geração anterior, as Séries
P, G e R. A rede está pronta para surpreender o cliente com a ‘Máquina dos Sonhos’ e as demais
soluções da marca", afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. "Neste primeiro
semestre, faremos lançamentos regionais da Nova Geração com a rede. Vamos movimentar o Brasil
inteiro."
"Outro ponto fundamental para nossa projeção positiva é a previsão de nova safra recorde, o que
já está contribuindo para o aquecimento da compra de caminhões, especialmente de pesados",
explica Munhoz. "O agronegócio continuará protagonista. Já foram encomendadas mais de 1 mil
unidades da Nova Geração para o transporte de grãos em 2019. Queremos ajudar o cliente a reduzir
o custo total da operação."
2018: um ano de grandes conquistas
O ano passado ficou marcado na história da Scania pelo lançamento da Nova Geração de caminhões,
mas também de resultados de vendas consistentes. Na faixa em que atuamos (acima de 16t –
semipesados e pesados) – foram 8.643 caminhões emplacados, uma alta de 50,2% em comparação com
2017. A participação de mercado chegou a 16,4%. A indústria registrou 52.654 veículos (2018)
versus 32.289 (2017).
Só nos pesados, o aumento da Scania foi de 63,8% com a comercialização de 8.028 caminhões contra
as 4.901 unidades do exercício anterior. A participação foi de 23,1%. A indústria registrou
34.782 veículos (2018) versus 18.745 (2017). Já nos semipesados foram 615 novas unidades da
marca e 3,4% de participação. A indústria emplacou 17.872 produtos (2018) contra 13.544 (2017).
"A Scania cresceu 50,2% acima de 16t e 63,8% nos pesados. Mas, cresceu com sustentabilidade e
rentabilidade do negócio. De nada adianta só fazer volumes e perseguir freneticamente a
liderança sem margens consistentes para a saúde financeira da empresa. Buscamos a satisfação
plena do cliente", salienta Munhoz.
R 440: o segundo Euro 5 mais emplacado da história da indústria
De acordo com o ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores
(Fenabrave) e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o R 440 foi o caminhão
mais emplacado de toda a indústria em 2018. Com as 4.492 unidades registradas, ele também
liderou a categoria dos pesados (13% de participação).
"O R 440 encerra sua trajetória de forma brilhante. Ele se tornou o segundo caminhão Euro 5 mais
emplacado da história da indústria. Foi o pesado Euro 5 mais emplacado da história. Pelo segundo
ano consecutivo liderou toda a indústria. Em sua história, desde seu lançamento em 2012 até sua
"aposentadoria" em dezembro de 2018, liderou quatro vezes os pesados e três vezes a indústria",
comemora Munhoz. "Agora, o mercado quer saber quem será o novo candidato a rei, a campeão de
vendas. Será o R ou o S 450? Ou o S ou R 740? O tempo dirá."
Somando todas as vendas do R 440 desde o lançamento, em 2012, até janeiro de 2019 já são 31.436
unidades. Desde outubro de 2017, ele se tornou o mais comercializado da história da Scania no
Brasil, ultrapassando o lendário T 113 H 4X2 360 (19.314 unidades).
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