Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.
[ Acontece na Scania ] -- 18/11/2025
[ Texto: Comunicação Scania Serviços Financeiros / Fotos: Scania Serviços Financeiros ]

Scania Serviços Financeiros Brasil ajudando a empoderar mulheres no transporte

Scania reforça o protagonismo feminino no transporte com programas como Queen on the Road e SuperW, fortalecendo liderança, desenvolvimento e relacionamento com clientes
Em muitos mercados, as mulheres continuam sub-representadas nas empresas de transporte, com poucas ocupando cargos de liderança. Mesmo em negócios familiares, é comum que elas sejam direcionadas para áreas como marketing, recursos humanos e finanças, enquanto posições comerciais e operacionais geralmente ficam sob responsabilidade dos homens.
Esse cenário, no entanto, vem evoluindo nos últimos anos. Cada vez mais, as mulheres assumem protagonismo no setor de transporte — seja liderando empresas familiares ou trilhando novos caminhos e criando suas próprias histórias de sucesso. Com isso em mente, a Scania, por meio do Consórcio, abraçou as iniciativas da marca para promover o empoderamento feminino.
Em 2025, pelo terceiro ano consecutivo, a Scania Serviços Financeiros apoiou o evento “Queen on the Road”, organizado pela Scania América Latina. Desde sua criação em 2016, esse encontro anual reúne mulheres líderes do transporte no Brasil e em toda a América Latina para celebrar suas contribuições para o ecossistema de transporte e logística — passado, presente e futuro. O evento reforça os esforços pela equidade de gênero, destaca conquistas significativas e aborda os desafios enfrentados pelas mulheres no dia a dia. Oscar Jaern, Presidente da Scania Serviços Financeiros Brasil, abriu o evento ressaltando a importância da presença feminina no transporte e reafirmando o compromisso da marca em fomentar tais iniciativas. As participantes brasileiras convidadas para esta edição foram empresas de transporte que participam de programas de relacionamento por meio do Consórcio Scania — uma solução financeira com forte presença no mercado brasileiro e tradição na construção de relacionamentos duradouros com clientes.
O modelo Consórcio e o nascimento do SuperW
O Consórcio é um modelo de financiamento no qual um grupo de clientes contribui com parcelas mensais para adquirir produtos. A cada mês, um sorteio define qual participante recebe uma carta de crédito para comprar seu veículo. A Scania foi pioneira nesse modelo no Brasil e continua líder de mercado, com mais de 21 mil clientes ativos. Como parte do programa de relacionamento, os clientes participam de eventos que incluem visitas às instalações da Scania, palestras sobre sustentabilidade, eficiência operacional, questões regulatórias e outros temas relevantes. Cada evento é adaptado ao perfil do cliente — seja um grande frotista ou um transportador autônomo. Nesse contexto, foi criado o programa SuperW, especificamente voltado para mulheres no transporte.
A edição inaugural do SuperW, em 2024, reuniu 25 clientes para uma experiência imersiva na sede da Scania, na Suécia. As participantes visitaram fábricas, assistiram a apresentações técnicas com engenheiros para aprofundar o conhecimento sobre produtos e serviços, participaram de discussões sobre marcos regulatórios e o mercado europeu de transporte, visitaram a Ericsson para conhecer tecnologias emergentes e aproveitaram experiências culturais em Estocolmo e arredores.
Super W - Estocolmo
Olhando para o futuro: SuperW Itália
Uma nova turma do SuperW está sendo formada, com agenda prevista para outubro de 2026, na Itália. O programa incluirá insights sobre o ecossistema de transporte do país, complementados por workshops sobre empoderamento, empreendedorismo, arte, cultura e história — ilustrando como esses elementos convergem para moldar lideranças focadas em excelência, inovação e sucessão empresarial. O cenário dessa jornada será inspirador: Veneza, Trento e Milão.
Por meio dessas iniciativas, a Scania Serviços Financeiros Brasil vai além de oferecer soluções financeiras para aquisição de produtos e serviços da marca. Ela fortalece seu papel como parceira estratégica, promovendo relacionamentos que garantem a longevidade dos negócios de nossos clientes — um pilar essencial da sustentabilidade.
Compartilhe

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:

A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333