Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Sustentabilidade ] -- 18/07/2023
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Scania ]

Parceria de impacto para uma mobilidade mais limpa

Scania e Commit se unem em uma parceria estratégica para impulsionar a mobilidade sustentável no Brasil. O intuito é ampliar a frota de caminhões a gás e expandir a infraestrutura de abastecimento. Saiba mais detalhes dessa parceria rumo a um futuro mais limpo e eficiente nas estradas brasileiras
Façamos uma rápida linha do tempo da Scania quando o assunto é sustentabilidade no transporte: em 2018, a marca lançou sua Nova Geração de Caminhões no Brasil, que por si só já garante até 20% de economia de combustível o que, consequentemente, ajuda na redução das emissões de poluentes. Já em 2019, foi o momento de apresentar ao mercado brasileiro o primeiro caminhão pesado movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano, que hoje já chegam a mais de 700 nas estradas do Brasil. Em 2022, veio a linha Proconve P8 / Euro6 e a gama Super, com ainda mais economia de combustível e menos emissões pelo diesel não queimado. E este ano, em 2023, é a vez do Scania X-gas, o mais recente modelo da marca com 900km de autonomia.
Mas, de que adianta tanta inovação sem a ajuda de grandes parceiros para avançar nessa jornada? Afinal, para a Scania, mais do que inovar é preciso unir forças para ver o Brasil se desenvolver nessa direção, rumo a um transporte mais limpo, aqui, agora e no futuro também.
Nessa busca contínua por soluções sustentáveis, a Scania deu mais um passo em seu propósito e firmou outra importante parceria, assim como fez com a Comgás, em São Paulo, e com a Compagas, no Paraná. Desta vez, a marca deu as mãos de forma estratégica à Commit, uma holding especializada na distribuição de gás canalizado no Brasil.
“Para cumprir nosso propósito de liderar a mudança para um transporte mais sustentável e ir além, para sustentar o futuro do setor, precisamos de parceiros, e os fornecedores de infraestrutura são fundamentais”, explica o gerente de Sustentabilidade das Operações Comerciais Brasil, Paulo Genezini. “A grande vantagem do veículo a gás é a viabilidade operacional, já estabelecida e em processo de ampliação, como prova nossa parceria”, completa Genezini.
Essa união surge em um momento oportuno, aproveitando o potencial brasileiro para expandir a frota de veículos movidos a gás natural e impulsionar a distribuição de biometano, o biogás que representa uma aposta promissora na mobilidade sustentável.
Esses, inclusive, foram os temas discutidos entre os executivos da Commit e diretores comerciais de 11 distribuidoras de gás de diferentes estados brasileiros durante a visita ao time das Operações Comerciais da Scania Brasil na última semana. O intuito do encontro foi criar estratégias para viabilizar essa expansão – de caminhões e de rotas de abastecimento – em todo o território nacional.
O que vem por aí
Com foco no futuro, os próximos passos dessa parceria visionária envolvem uma análise minuciosa das necessidades de cada região, com a Commit assumindo a missão de mapear e identificar oportunidades.
Daniel Bandeira, Gerente de Soluções de Transporte das Operações Comerciais Brasil, explica o dinamismo dessa parceria em ação: “Nosso time Scania, junto com o time da concessionária de determinada região, vai desenvolver e apoiar as oportunidades naquela localidade. Eles informam o que a indústria consome de gás e quais as oportunidades locais, e nós levamos as demandas de infraestrutura e abastecimento”. “Nós temos como viabilizar isso, dar velocidade e criar demandas em conjunto para fomentar a venda de gás em todas as regiões do país e consequentemente a instalação de novos postos de abastecimento e redes de distribuição”, conclui Bandeira.
O objetivo é também garantir a infraestrutura adequada em rotas desafiadoras, como por exemplo o trajeto crucial entre São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), fundamental para a logística do país. “A nossa parceria impulsiona a introdução de postos em locais que não necessariamente são da Commit, como é o caso dessa rota, onde teremos ainda neste ano dois postos de abastecimento de gás”, afirma Genezini.
O fato é que, com a aliança entre a Scania e a Commit, o Brasil acelera rumo a um futuro cada vez mais sustentável nas estradas. Essa parceria estratégica entre a líder em veículos pesados e a especialista em distribuição de gás canalizado reafirma o compromisso de ambas as empresas em impulsionar a adoção de soluções mais limpas, redesenhando o futuro da mobilidade no Brasil.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333