A chegada dessa Nova Geração
não foi diferente para esses segmentos fora de
estrada, tanto que trouxemos o XT, um veículo
vocacionado para essas aplicações.”
Paulo Genezini, Gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil
Quais são os principais benefícios das soluções Scania para os segmentos canavieiro e madeireiro?
Paulo Genezini: Entre os benefícios que a solução da Scania traz eu destacaria o nosso motor, que veio com a Nova Geração e tem tecnologia de injeção XPI, de alta pressão, proporcionando até 8% de economia de combustível em relação aos motores da geração anterior. Com ótimo desempenho, ele é um motor de 540 cavalos, tem torque de 2.700 Nm, o maior da categoria. Torque em operações fora de estrada é importante porque é o que faz a diferença para alcançar a produtividade necessária nesse tipo de aplicação. Tudo isso combinado com a durabilidade da cabine, o que maximiza a produtividade e aumenta muito a produtividade, e à segurança, já que o air bag lateral é uma exclusividade da Scania. Sem contar que a nossa solução é customizada, pensando na robustez, ergonomia e segurança de motorista, o que faz com que essa junção aumente ainda mais o resultado do cliente em uma usina ou no transporte madeireiro.
E para a mineração, o que diferencia o caminhão Scania dos demais do mercado?
Paulo Genezini: Para mineração, a Scania tem uma solução que nos destaca no mercado e nessa indústria extremamente importante para o Brasil e o mundo. Todos os componentes do nosso trem de força foram redesenhados e isso fez com que o caminhão tivesse um aumento de capacidade de carga de 25% em relação ao que tínhamos antes. Caixa de câmbio, eixo traseiro, tudo teve a robustez aumentada. Cada hora parada de um caminhão de mineração custa muito para a mineradora, o veículo tem que estar lá produzindo. Por isso, redesenhamos o caminhão específico para essa operação e a partir de 2019 ele entrou, junto com a linha XT, na Nova Geração, sendo uma solução perfeita para a operação de mineração. Com isso, o veículo propicia 70 toneladas de PBT, capacidade máxima de tração de 210 toneladas no eixo traseiro. Além disso também temos uma solução de cavalo mecânico apropriado para a indústria de mineração, podendo chegar até a 95 toneladas de PBTC, tendo a produtividade aliada à robustez. Com o aumento do torque, trago mais economia de combustível, consigo aliar produtividade com economia, robustez e segurança para o motorista. E o melhor é que a nossa solução é testada, comprovada e é a melhor escolha para a mineração.
O que significou o lançamento do Heavy Tipper? A que patamar essa novidade elevou o produto Scania?
Paulo Genezini: Com a reformulação de todo o trem de força, passo a ter 25% a mais de capacidade de carga dentro do meu limite de segurança de disponibilidade do caminhão. Isso significa muito para o nosso cliente. Quanto mais eu conseguir fazer o ciclo dentro da mineradora com mais economia, robustez e segurança, mais rentabilidade eu trago para a operação. O Heavy Tipper conseguiu explorar o menor custo por tonelada em uma mineradora. Usando os componentes do modelo, tenho capacidade de carga muito maior. Não temos concorrentes na indústria nesse patamar. Temos as máquinas amarelas, mas que representa um investimento de outra magnitude. Outros caminhões estão em um patamar mais baixo. O Heavy Tipper 10x4 passa a fazer parte do setor de mineração brasileiro, levando a uma redução de frota e ainda contribuindo com menos CO2 na atmosfera.
A conectividade e os Planos de Manutenção também são aplicáveis para operações Off Road?
Paulo Genezini: A conectividade permite que o cliente acompanhe a performance do caminhão e do motorista, agindo em tempo real para manter o nível de produtividade e economia sempre alto. É uma solução importante para a operação fora de estrada, geralmente longe de concessionário e com posto de serviço no local, em que posso atender sem tirar o veículo da operação. Todas as nossas casas estão autorizadas e aptas a fazer esse acompanhamento.
E o caminhão a gás? Há algum veículo deste tipo em operações Off Road?
Paulo Genezini: A Scania trouxe a solução do veículo a gás para o Brasil em 2020, uma aposta que se mostrou muito bem-sucedida. O gás tem eficiência suficiente, performance similar ao diesel e veio para ficar mesmo com outras tecnologias. Temos uma vocação de ser um grande produtor tanto do gás natural como do biogás. O biogás tem muita reação com o setor canavieiro, que muitos chamam de pré-sal caipira. Através da vinhaça da cana já é possível produzir e é uma matéria que está lá e não tem custo porque será produzida de qualquer maneira. Muitas usinas já estão, inclusive, nessa jornada e por isso trouxemos essa solução fora de estrada no canavieiro. Temos ainda o primeiro a gás Scania no mundo operando numa situação de mineração. O cliente está muito satisfeito com a performance e o veículo não deve nada para uma tecnologia a diesel.