Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
[ Mobilidade ] -- 27/07/2022
[
Texto: Assessoria de Imprensa Scania Brasil e Latin America / Fotos: Scania ]
Novos ônibus Scania: sustentabilidade, rentabilidade e segurança na mobilidade
Nova Geração de Ônibus da Scania reforça sustentabilidade, rentabilidade e segurança na mobilidade. Novo chassi Scania série K atende as normas do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) P8, o equivalente ao Euro 6, oferece redução de consumo de combustível, contribuindo para a redução de emissões de CO² e de outros gases poluentes
A Scania, líder global na transição para um sistema de transporte e logística sustentável, apresenta ao mercado
latino-americano uma Nova Geração de Ônibus, com motores que atendem a norma PROCONVE P-8 de emissões. “Em 2018, a
Scania introduziu uma nova geração de caminhões e com ela uma nova forma de vender, no qual a empresa entende melhor
o cliente, estimula parcerias e oferece a solução completa, agora trazemos o mesmo conceito para o mercado de
ônibus.” diz a responsável pela implantação do projeto na Scania Latin America, Aline Rovath. “Esta é uma série que
reforça nossa jornada de sustentabilidade e coloca a economia operacional total da operação dos clientes em um outro
patamar”, explica Aline.
Com base nos pilares de eficiência energética; combustíveis renováveis; e transportes inteligentes e seguros, os
ônibus vêm com a proposta alinhada ao compromisso de contribuir para a mobilidade sustentável. “Isso significa
oferecer soluções que impactam menos o meio ambiente, façam sentido e sejam viáveis para nossos clientes, seus
usuários e seus mercados, e com isso garantam rentabilidade aos seus negócios”, destaca Aline.
O novo chassi Scania série K chega aos mercados brasileiro e latino-americano para atender essa necessidade. Junto
com as soluções em serviços, a fabricante sueca traz para o transporte rodoviário e urbano de passageiros mais
sustentabilidade, rentabilidade e segurança para motoristas e usuários. Disponível para motores a diesel e
biodiesel e, principalmente, a gás natural e biometano, o novo chassi oferece redução de consumo de combustível – de
até 8% para aplicação rodoviária e de até 10% para aplicação urbana.
“Os motores dessa nova geração de ônibus atendem a norma PROCONVE P-8 de emissões, estaremos cumprindo as novas
normas de regulação CONAMA P8, mas além disso, esses motores apresentam melhor desempenho, trarão outro importante
benefício, que é a redução do custo operacional, com um consumo de combustível otimizado, menor. Então, o cliente
contará com um chassi mais econômico e melhor em vários aspectos se comparado à série atual. Menos combustível
acarreta em menos emissão de CO2 e outros gases poluentes, então é mais sustentável para ele e para o meio
ambiente”, destaca André Oliveira, gerente de Ônibus para América Latina em Sales & Marketing.
Jornada da sustentabilidade baseada na ciência
Desde 2016, quando assumiu o compromisso de alcançar os objetivos do Acordo de Paris e reduzir as emissões de seus
veículos e suas operações, a Scania vem se dedicando a encontrar soluções para um ecossistema de transporte e
logística mais sustentável. De lá para cá, além de investir em tecnologia e inovação em sua produção industrial, a
fabricante sueca também vem buscando na ciência as respostas para a transição energética, tão necessária. Em 2018,
liderou o “The Pathways Study: Alcançando o transporte comercial livre de fósseis até 2050”, para entender como
descarbonizar o setor nos EUA, China, Suécia e Alemanha. Na sequência, aderiu à iniciativa do Science Based Targets
(2020) e ao Climate Pledge (2021), cujo compromisso é ser carbono neutro até 2040.
Este ano, a Scania Latin America, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas e a Bain &
Company, lançou o estudo “Transporte Comercial Net Zero 2050: caminhos para a descarbonização do modal Rodoviário no
Brasil”, no qual indica possíveis cenários para o país avançar na descarbonização do setor.
Um dos principais achados do estudo é a necessidade de adotar um mix de tecnologias, algumas já disponíveis
comercialmente e/ou em desenvolvimento para caminhar rumo a um transporte carbono neutro no futuro. “Como temos
dito, o futuro do transporte será eclético. Teremos eletrificação aqui no Brasil quando fizer sentido, econômico e
financeiramente e for viável do ponto de vista de matriz energética e infraestrutura. Mas até lá, já temos soluções
com o uso do biometano, por exemplo. E agora, com essa nova linha de ônibus, aprimoramos as tecnologias existentes
para atender as demandas de nossos clientes, mas de maneira que consumam menos combustível e, consequentemente,
emitam menos CO2”, conclui Aline Rovath.
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.