Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
[ Serviços ] -- 06/12/2022
[
Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Scania ]
Como funciona o Scania Zone?
Conheça mais do Scania Zone Speed Control e saiba como essa tecnologia agrega novas fronteiras em inovação à nova linha de caminhões Scania Euro 6
Já imaginou um caminhão que não acelera mais do que deve e tem limite de velocidade estabelecida em trechos de
risco? E o melhor: você é quem define o local e a quantos quilômetros por hora o veículo pode rodar naquela região.
É assim que funciona o novo Scania Zone, mais uma inovação da Scania para a sua linha de caminhões Proconve P8/Euro
6.
Por meio do portal de gestão de frotas, o cliente consegue definir, a qualquer momento e de forma bastante simples,
o limite de velocidade em trechos que ele considera de risco para a sua operação. Pode ser uma área da estrada com
alto índice de circulação de animais na pista, um trecho urbano com movimentação de pedestres ou mesmo uma região
que esteja em obras e tenha pista irregular, por exemplo. Independentemente da situação, é o cliente quem estabelece
e controla esses limites.
O Scania Zone funciona por meio de cercas virtuais, que são “construídas” naquele trecho determinado pelo cliente.
Quando o caminhão entrar nessa região, o próprio veículo já sabe o que ele precisa fazer. Primeiro, ele sinaliza
para o motorista, com um aviso no painel, que ele entrou em uma área de velocidade controlada. Depois, ele
imediatamente limita o acelerador, sem que o motorista precise interferir, acionando o mecanismo de “trava” de
aceleração. Ou seja, mesmo que o condutor queira acelerar, se ele está em um perímetro definido, ele pode até
tentar, mas o caminhão não irá responder ao seu comando e manterá a velocidade dentro do limite estabelecido pelo
cliente para aquele local.
A novidade já era uma realidade na Europa desde 2019 e começou a ser testada aqui no Brasil ainda em 2020. Em 2022,
foi lançada como mais um diferencial da linha de ônibus Euro 6 da marca e agora chega também aos caminhões Scania.
Mais do que trazer segurança para o motorista e para a operação, essa tecnologia também ajuda a diminuir o desgaste
de peças dos veículos, contribui para a economia de combustível, ao evitar acelerações desnecessárias em pontos
determinados da rota, e, por consequência, para a redução das emissões de poluentes.
“Estamos acelerando rápido em nossa jornada de Serviços. Ao longo dos últimos meses nos preparamos para ofertar aos
nossos clientes serviços e ferramentas capazes de proporcionar uma altíssima disponibilidade com a melhor
rentabilidade do mercado. Nossa proposta de valor sobe mais um degrau e transforma a eficácia da operação por meio
de uma ampla gama de serviços inteligentes, que satisfazem o que os clientes precisam para o curto, médio e longo
prazo”, destaca Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.