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A Scania atualmente é referência em soluções de mobilidade para as empresas, para a sociedade e para
o meio ambiente. Boa parte de sua reputação no mercado vem de soluções inovadoras, como os Serviços
Conectados, que oferecem os pacotes Análise (gratuito) e Desempenho (pago e mais completo). Em
agosto, a unidade brasileira atingiu a liderança de pacotes Desempenho no ranking mundial entre os
mais de cem países onde a montadora atua e comercializa serviços. São mais de 11 mil veículos
rodando com o pacote, que representam 44% dos Serviços Conectados ativos.
“Na prática, os clientes Desempenho são aqueles que investem porque acreditam no custo-benefício da
ferramenta, e também na diminuição de custos como combustível, desgaste de pneus e manutenção, que
são consideráveis na vida útil do caminhão. Chegamos à liderança mundial, mas queremos mais. Nossa
meta é manter essa performance”, analisa Alex Barucco, responsável pelos Serviços Conectados da
Scania no Brasil.
Como funcionam os pacotes
O pacote Análise, que é gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais. Já o
Desempenho, que oferece um custo muito competitivo no mercado, permite acompanhamento em tempo real
tanto do veículo como da forma de condução, individualmente, e garante um retorno imediato do
investimento.
A solução Scania, ao possibilitar alternativas mais rentáveis, garante uma importante ferramenta
para otimizar o trabalho de seus clientes. No dia a dia ajuda o transportador a melhorar a
performance e gestão da frota com o uso inteligente de dados e o trabalho em parceria e suporte com
a rede de concessionárias da marca.
Por meio dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalados de
fábrica nos modelos desde 2016. Para veículos a partir de 2012, é possível instalar o sistema, com
valor competitivo e atraente.
“O método de cobrança também será baseado na cobrança da faixa dinâmica de economia de combustível,
portanto agora na preventiva e na corretiva. Antes, o cliente não sentia tanto no preço o fato de
melhorar a faixa de consumo. Agora, a economia será notável. O investimento no Premium Flexível tem
mais
atratividade competitiva, e vai garantir a confiabilidade de todo o caminhão”, conta Gustavo
Andrade,
gerente de Portfólio de Serviços da Scania no Brasil. “O cliente permanece não tendo risco. O valor
acertado será o cálculo prévio dos custos totais de manutenção, e não será mudado ao longo do tempo
de
vigência. Se houver mais gastos do que esperado, a Scania assume a responsabilidade, tornando ao
cliente
esse custo de manutenção totalmente conhecido por todo período contratado”.
25 mil veículos conectados no Brasil
Lançados em 2017, os pacotes Análise e Desempenho fazem a diferença na nova gestão dos clientes de
transportes de cargas. Em setembro, a Scania superou a marca de 25 mil veículos conectados no Brasil
e caminha firme para atingir 30 mil até o final deste ano.
Do total, são 23.900 caminhões (94%) e 1.500 ônibus (6%) ativos com o serviço. Os números mundiais
são impressionantes: chegam a mais de 400 mil veículos comerciais conectados, que geram dados para
melhorias nas operações e economia aos clientes Scania.
“Os Serviços Conectados são uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e controlar os custos
operacionais. Os dados são disponibilizados online para a Scania e sua rede de concessionárias,
capilarizada pelo Brasil e muito bem treinada. Assim, oferecemos um importante trabalho de apoio
para quem usa veículos Scania, reduzindo gastos, aumentando o tempo do veículo rodando e tornando o
serviço mais rentável e competitivo. O resultado é uma maior satisfação de nossos clientes”, conclui
Barucco.
Além do desenvolvimento competitivo de seus veículos, nos últimos anos a Scania vem trabalhando
forte para aumentar os benefícios de automação. O foco é oferecer modelos com capacidade de
transmitir não apenas dados, mas também informações e soluções a partir destes módulos de
conectividade.
O crescimento dos veículos conectados Scania vem apresentando números impressionantes nos últimos
dois anos. Em 2017, eram 6.800 unidades, que passaram a 15 mil em 2018 e agora superando a marca de
25 mil nestes nove meses fechados do ano.
Balanço de Serviços em 2019: Projeções otimistas
O acumulado de 2019 para os serviços tem sido extremamente positivo. Comparando-se o período de
janeiro a setembro de 2019 com o mesmo de 2018, as vendas de programas de manutenção (PMS)
aumentaram 37%. O portfólio cresceu 44% em comparação a 2018 (de 9.580 para 13.908 veículos com PMS)
e a meta estabelecida está em 16 mil veículos até o final do ano. Atualmente, o Plano Flexível já
representa 70% de todos os PMS vendidos para caminhões novos.
O revolucionário programa com planos flexíveis já está presente em mais de 6 mil veículos e
representa aproximadamente 50% nas vendas dentre todas as modalidades de PMS, e 45% do portfólio
total dos programas ativos.
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