Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Fazendo História ] -- 18/07/2022
[ Texto: Thalita Battistin / Fotos: Arquivo pessoal ]

A força que vem do motor

Mecânico apaixonado por Scania realizou o sonho de trabalhar na concessionária WLM Itaipu, produziu a própria miniatura do 113 e participou da competição Scania Top Team 2022/2023.
Quando somos criança, alguns acontecimentos e imagens ficam guardadas em nossa memória pelo resto da vida e muitas nos trazem a sensação de nortear qual caminho vamos seguir, como indivíduos ou mesmo como profissionais. Foi exatamente o que aconteceu com Lucas Alves de Lima, de 28 anos, mecânico da Casa Scania WLM Itaipu de Contagem, em Minas Gerais.
Aos cinco, seis anos de idade, Lucas sempre acompanhava a chegada do primo de suas viagens de caminhão. “Eu ficava impressionado com o tamanho da carreta e como o cavalo tinha força para puxar tanto peso. Eu uni essa admiração pela profissão do meu primo com a minha paixão, desde pequeno, de montar e desmontar as coisas, e não deu outra: me tornei mecânico”, explica.
Antes de trabalhar com mecânica automotiva, ele atuou com a industrial. “Nem imaginava que um dia poderia ser colaborador na concessionária Scania, era um sonho distante. Minha intenção era trabalhar com automóvel, mas quando consegui a vaga na WLM, há dois anos, fiquei muito feliz porque sou apaixonado por Scania. Juntei minha admiração pela marca com o meu trabalho e estou gostando cada vez mais. Inclusive recebi a notícia do novo emprego no dia do meu aniversário, em 17 de fevereiro de 2020, e foi um verdadeiro presente”, orgulha-se.
Mais sonhos realizados
Neste ano em que a Scania completa 65 anos de Brasil, Lucas provou mais uma vez que é um mecânico capacitado e que a WLM acertou em cheio na contratação. Ele e mais quatro colegas formaram a equipe Power Team para participar do Scania Top Team 2022/2023, torneio global composto por colaboradores da área de serviços da rede de concessionárias da marca. A competição é dividida em cinco fases e a Power Team chegou até a terceira, a final nacional, que aconteceu em junho, conquistando a sexta colocação de dez posições do torneio. Se a equipe tivesse seguido na competição, disputaria a quarta etapa, que será realizada na Argentina.
“O Scania Top Team é um campeonato muito difícil. A gente vê só os melhores mecânicos chegando na final. Então, a gente já ter conseguido chegar na etapa nacional na primeira vez que concorremos foi uma grande vitória. Ficamos muito felizes e o time da concessionária muito satisfeito. Vamos com certeza participar das próximas edições, porque ganhamos experiência, na prova teórica. Na segunda fase, por exemplo, ficamos em primeiro lugar”, destaca.
Sua própria estrada
O ano de 2020 vai ficar marcado na vida do Lucas. Além de ser o ano que entrou na WLM, também foi o período em que ele fez a miniatura do lendário 113 com restos de sucata. “Eu sempre gostei de colecionar. Eu tenho miniaturas de carros antigos e caminhões, mas o 113 foi o único que eu produzi. Utilizei meu conhecimento com solda e fiz o caminhão com placa de metal. É o meu xodó, guardo na prateleira do meu quarto”, revela.
A vida de Lucas sempre teve, de alguma forma, envolvida neste universo do caminhão e do transporte. Seja no seu imaginário como motorista ou na realização do sonho de se tornar mecânico, ele segue firme em seu caminho, lidando dia a dia com orçamentos, desmontagem de componentes, montagem de motor e tantas outras ações fundamentais para garantir o melhor para os caminhões Scania fazerem a diferença nas estradas do Brasil.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333