O Grupo JCA está permanentemente comprometido em trazer soluções ao mercado e tornar as viagens de ônibus cada vez mais atrativas para o cliente. As iniciativas da e-bus, unidade de soluções digitais da organização, fizeram com que 60% das vendas de passagens das empresas da JCA passassem a ser feitas em sites ou aplicativos.
“As marcas tradicionais da JCA, já estabelecidas no mercado, garantem um extraordinário selo de qualidade e segurança e fazem com que a receptividade das novas iniciativas alcance resultados muito superiores aos inicialmente planejados. A e-bus surgiu da vontade do Grupo de implementar uma estratégia digital, que contemplasse especialmente a nova geração de consumidores”, complementa Gustavo.
Por meio da e-bus, já foram implementadas soluções tecnológicas capazes de oferecer um serviço mais prático, ágil e intuitivo para os clientes. A unidade funciona quase como um laboratório: as startups são usadas para testar features ainda pouco exploradas no setor rodoviário brasileiro. “Quando dá certo, implementamos e, muitas vezes, replicamos nas outras empresas mais tradicionais do Grupo. Então conseguimos criar um ecossistema saudável e de sinergia das marcas”.
Uma delas é a wemobi: lançada no segundo semestre de 2020, a plataforma de viagens chegou para oferecer experiência 100% digital e preços acessíveis, sem renunciar à qualidade e segurança. Com uma jornada totalmente online, o passageiro compra o bilhete e usa o QR Code para embarque. Tudo sem contato e com menor custo, com pontos de embarque e desembarque dentro e fora das rodoviárias.
“A wemobi, não só tem tido uma resposta muito positiva do público como também serve de ‘cartaz’ para outras marcas da JCA, pois 80% de seus clientes atuais viajaram pela primeira vez com outras empresas do Grupo após terem tido uma boa experiência com a wemobi”, destaca Gustavo.
Há também a startup Outlet de Passagens, que disponibiliza bilhetes de ônibus a preços promocionais o ano inteiro para vários destinos nas regiões Sudeste e Sul do país para quem tem flexibilidade para viajar. Na plataforma, o cliente escolhe a data e um período de viagem (manhã, tarde ou noite) e, após a finalização da compra, recebe a confirmação da empresa que irá operar a linha, qual o horário exato da saída do ônibus e a poltrona disponibilizada. O conceito de ‘tarifa opaca’ foi introduzido de maneira pioneira pela JCA no país.
Outra iniciativa que teve uma boa recepção do público foi o clube giro, primeiro programa de fidelidade gamificado do setor rodoviário, concebido para funcionar como um jogo que oferece prêmios em virtude da própria interação do usuário. Diferente dos programas de fidelidade tradicionais, no clube giro os prêmios não estão ligados apenas com a realização de viagens, mas sim com toda interação realizada no aplicativo. Os participantes podem realizar diferentes desafios e, ao cumpri-los, recebem medalhas para resgatar recompensas.
Cenário de retomada
A expectativa do Grupo JCA é encerrar o último trimestre deste ano com um aumento de 40% em viagens rodoviárias, alcançando 75% do volume em dezembro – quando comparado com 2019. Para o primeiro semestre de 2022, espera alcançar 90% em relação ao pré-pandemia. Dentro da e-bus, a meta para o próximo ano da wemobi é operar com 300 ônibus na plataforma; já o clube giro espera alcançar 2 milhões de clientes cadastrados no aplicativo. Na frente logística, a BUSLOG prevê um aumento de 30% no transporte de encomendas, enquanto a Opção Fretamento & Turismo estima fazer a gestão de 1.200 ônibus no negócio.
Protocolos de segurança
O momento, porém, ainda exige cuidados contínuos, e por isso os consumidores buscam alternativas seguras para viajar, outro fator que impacta diretamente na demanda por ônibus rodoviários. No Grupo JCA, a higienização de seus veículos é realizada após cada viagem, utilizando produtos focados em eliminar bactérias e vírus, incluindo a vaporização interna para desinfecção de todas as superfícies. Testes de qualidade são aferidos periodicamente para assegurar um ambiente esterilizado e seguro, é disponibilizado álcool gel na entrada dos ônibus, além de ser obrigatório o uso de máscara de proteção durante toda a viagem.
Admiramos empresas como o Grupo JCA que renovaram as frotas na pandemia e agora saem na frente nesta retomada do mercado com produtos de maior conforto para os passageiros.”
Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil