Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
[ Sustentabilidade ] -- 19/04/2024
[
Texto: Assessoria de Imprensa Scania Brasil, 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Scania ]
Scania Super é eleito o ‘Caminhão Verde 2024
Caminhão pesado mais eficiente do mundo em termos de transporte e sustentabilidade? Temos! E é o Scania Super! O modelo acaba de ser reconhecido como o ‘caminhão verde 2024’ pelo tão desejado prêmio europeu Green Truck Award
Ganhamos o Green Truck Award com o Scania Super! Mas você sabe o que isso significa? Quer dizer que o Super é o
‘caminhão verde 2024’, após ter sido avaliado em um complexo teste por meio da aplicação de uma fórmula inteligente,
que abrange todos os aspectos relevantes para o produto ser considerado eficiente em termos de transporte e
sustentabilidade.
A premiação Green Truck Award é organizada pelas revistas alemãs Trucker e VerkehrsRundschau. Anualmente, todas as
fabricantes de caminhões pesados são convidadas para esse teste de comparação na Europa, com o objetivo de
comprovar qual é o caminhão mais eficiente em termos de transporte. Para chegar ao resultado, os veículos são
avaliados em consumo de combustível, velocidade média, volume do aditivo AdBlue utilizado (no Brasil o
correspondente é o aditivo Arla 32) e peso do caminhão (quanto mais leve, melhor).
O Super foi, então, o vencedor em todos esses critérios, recebendo o título de ‘caminhão verde’. O modelo se
destacou com louvor nos dados reais usados na fórmula do Green Truck: em 100 km de distância, a diferença média em
relação ao segundo colocado foi de 0,41 litros de combustível. Vale a pena reforçar que um caminhão pesado, que
percorre longas distâncias, roda em média 150.000 km por ano, na Europa. Neste cenário, os mais de 600 litros por
ano economizados do Scania estão em melhor situação do que o concorrente mais próximo. Com 7.040 kg, o Scania Super
também foi o veículo mais leve e alcançou a maior velocidade média, de 79,7 km/h. A Scania também apresentou uma
versão atualizada de seu sistema CCAP (cruise control with active prediction ou controle de cruzeiro com previsão
ativa) em maio de 2023 na Europa, uma tecnologia que a marca acredita ter comprovado sua vantagem ao cliente no
teste. As provas reais ocorreram em vários tipos de estradas, na área de Munique (Alemanha). Tudo foi acompanhado
pelos organizadores e equipes das fabricantes participantes. Um caminhão de referência é sempre usado para compensar
mudanças nas condições, como ventos contrários, chuva e temperatura.
O reconhecimento europeu de ‘Caminhão Verde 2024’ reforça no Brasil o Super como a solução de transporte de
menor custo total de operação do mercado e um exemplo de eficiência energética e de redução de emissões.”
Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil
O Scania Super foi lançado na Europa em 2021 e começou a ser comercializado aqui no Brasil em novembro de 2022. “O
Super foi o único produto apresentado pela indústria, para a nova lei de emissões Proconve P8/Euro 6, iniciada em
janeiro de 2023, com um trem de força 100% novo (motor, caixa e diferencial). É o nosso caminhão mais econômico da
história”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.
Para se ter uma ideia, em comparação à geração anterior, Séries P, G e R, o modelo proporciona uma economia de
combustível de até 28%. Já sobre a geração Euro 5, a redução de consumo pode chegar a até 8%. “Em nosso país,
estamos tendo um retorno fantástico de clientes superando estes índices. O reconhecimento europeu de ‘Caminhão Verde
2024’ reforça no Brasil o Super como a solução de transporte de menor custo total de operação do mercado e um
exemplo de eficiência energética e de redução de emissões”, destaca Gallao.
A premiação foi criada em 2011 e a Scania venceu em nove das 14 edições. “A Scania participa em muitos testes de
imprensa na Europa, mas o ‘Green Truck Award’ centra-se realmente no que é um requisito fundamental na nossa
indústria – oferecer aos clientes a melhor eficiência de transporte possível”, afirma Stefan Dorski, vice-presidente
sênior e responsável global pela Scania Trucks. “Nós estamos muito orgulhosos e felizes por termos conquistado o
título de caminhão pesado, usado em longas distâncias, mais eficiente do mundo. Consumir menos combustível significa
reduzir as emissões de CO2, uma vez que grande parte dos transportes mundiais ainda depende de motores de combustão
a diesel”, conclui Dorski.
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.