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[ Sustentabilidade ] -- 21/02/2025
[
Texto: 528 Comunicação Com Propósito, Assessoria de Imprensa Scania Brasil / Fotos: Scania ]
Rumo ao carbono zero: a nova frota Scania da Gás Verde
Maior produtora de biometano da América Latina adquire 100 caminhões a gás da Scania e passa a oferecer uma solução inovadora para descarbonizar o setor de transportes com o uso de biometano
Descarbonizar o transporte não é somente mais um plano para o futuro, é uma necessidade e uma realidade aqui e
agora. A Gás Verde sabe bem disso e deu mais um passo, em parceria com a Scania, para oferecer uma solução completa
para zerar as emissões no transporte rodoviário. A empresa, que é a maior produtora de biometano da América Latina,
vai agora além da produção do combustível.
Com 100 novos caminhões Scania movidos
a biometano e uma rede estratégica de abastecimento, a Gás Verde dá às
transportadoras e empresas com frota própria a oportunidade real de rodar de maneira mais limpa, eficiente e
competitiva.
O público-alvo dessa solução? Transportadoras, que estão sendo cada vez mais demandadas por seus clientes para
oferecer uma logística verde, e empresas que possuem buscam também descarbonizar suas operações rodoviárias.
Parceria estratégica com a Scania
Para tornar essa solução uma realidade, a Gás Verde adquiriu 100 caminhões a gás da Scania, todos do modelo GH 460
6x2, abastecidos com biometano produzido em aterro sanitário. Os primeiros 40 veículos já começam a rodar neste mês
de fevereiro. Além disso, a empresa está garantindo pontos de abastecimento nas principais rotas do Sudeste, região
que concentra grande parte do transporte de cargas do Brasil.
“Diante da emergência climática, é cada vez mais urgente descarbonizar o setor de transportes no país e a Gás Verde
apresenta uma solução completa de logística verde e com pronto atendimento para transportadoras e companhias que têm
a necessidade de zerar emissões na cadeia logística. O biometano é um combustível premium e a melhor opção para
descarbonização eficiente de veículos leves e pesados”, afirma o CEO da Gás Verde, Marcel Jorand.
Atualmente, o transporte por rodovias no país leva à emissão de 210 milhões de toneladas de CO2 por ano por conta do
uso de combustíveis poluentes como o diesel, quase 15% das emissões totais do país.
Além do biometano, a Gás Verde oferta também o aluguel do
caminhão a gás da Scania, zero quilômetro e movido a
biometano, garantia de abastecimento nas principais vias do Sudeste, ou sob demanda, e um plano Pro Premium de
manutenção e sistema de revisão diferenciado para os veículos.
“Para a Scania, esta parceria com a Gás Verde é uma constatação da assertividade na venda de uma solução completa: o
nosso caminhão a gás movido a biometano, que proporciona aos nossos clientes a melhor eficiência energética e mais
de 90% de redução de CO2 maior disponibilidade por meio do Plano de Manutenção Scania
Pro Premium; e a locação como
sendo uma alternativa atrativa para expandir o perfil de operação dos nossos clientes”, comenta Alex Nucci, diretor
de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “E mais: toda a solução oferecida reafirma que seguimos
firmes com a transformação sustentável no transporte”, completa.
Entrega dos caminhões aconteceu na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP)
Quem já apostou na solução
Um case de sucesso que ilustra a eficácia dessa solução é o da L’Oréal Brasil. Em 2023, a empresa fechou contrato
com a Gás Verde para fornecimento de 3,6 milhões de metros cúbicos de biometano, usados para abastecer 100% da frota
interna de 13 caminhões que ligam a fábrica, em Vila Jaguará, ao Centro de Distribuição Gaia, em Jarinu (SP). Por
mês, são feitas, em média, 750 viagens nesse trajeto. Ao trocar o GNV pelo biometano, a L'Oréal atingiu as metas de
redução de emissões de Gases de Efeito Estufa na operação dedicada, em comparação a 2021. O projeto também contribui
para redução das emissões totais de CO2 da empresa, que tem meta cortar as emissões à metade até 2030.
Biometano: combustível do futuro, disponível agora
Produzido a partir de resíduos urbanos em aterro sanitário, o biometano é a solução para a descarbonização de
processos produtivos e do transporte das empresas, pois funciona como substituto de combustíveis fósseis como o
diesel, a gasolina, o Gás Natural Veicular (GNV) e o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
O biometano tem a vantagem de ser uma produção
100% nacional – indexado ao IPCA e sem a imprevisibilidade das oscilações do câmbio – bem como a de eliminar a
compra de créditos de carbono e atender às metas ESG.
A Gás Verde produz atualmente 160 mil metros cúbicos de biometano por dia, em duas plantas, no Rio de Janeiro e em
São Paulo – produção que chegará a 650 mil metros cúbicos por dia até 2028, quando mais dez usinas, em seis estados,
estarão em operação.
Na outra ponta, os caminhões Scania GH 460 6x2 movidos a biometano trazem o conceito chamado de “mochilão”, sendo
equipados com dois cilindros de gás posicionados atrás da cabine, o que aumenta sua autonomia para até 650km. O
veículo desenvolve torque de 2.300Nm (1.000 - 1.300 rpm) e seu entre-eixos é reduzido a 3.600mm, o que permite o
acoplamento a semirreboques de até 15,40m, costumeiramente chamados de “carretas 30-pallets”, além de aumento na
capacidade de gás para até 270 metros cúbicos. Seu motor foi projetado para o gás, utilizando o Ciclo Otto, o mesmo
conceito dos automóveis, tem garantia de fábrica, com alto desempenho e força semelhante ao diesel.
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