Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Sustentabilidade ] -- 30/03/2023
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Divulgação ]

Scania a gás na UISA: inovação sustentável que gera resultado

Em parceria com a Rota Oeste e a Scania, a UISA, uma das maiores biorrefinarias do Brasil, observa, na prática, os bons resultados em rentabilidade e sustentabilidade trazidos pelo caminhão movido a gás.
“Esse projeto é mais uma iniciativa para aumentar a sustentabilidade do nosso negócio. Ele vem com o objetivo de fortalecer a redução de custos em harmonia com o meio ambiente, substituindo o consumo de combustível fóssil. A intenção é já entender como ele pode ser adaptado à nossa realidade para sermos mais assertivos no planejamento para reestruturação de toda a nossa frota. Gostamos de inovação sustentável, pé no chão, prática, simples e objetiva e que traga resultado.”
O depoimento de Jari de Souza, diretor agroindustrial da UISA, diz tudo: é preciso pensar e agir pela sustentabilidade dos negócios, mas com o pé no chão e o uso de uma solução que possa entregar, aqui e agora, resultados reais nas operações de transporte. E sabe como começou essa iniciativa? Com o caminhão Scania movido a gás natural e/ou biometano.
Parceria sustentável
A parceria da Scania e a concessionária Rota Oeste com a UISA levou um G410 XT movido a gás para a operação da empresa. “A princípio, tivemos um pouco de receio por ser um caminhão a gás, mas ele foi muito bem em relação aos outros caminhões que temos na frota movidos a combustível fóssil. Ele foi aos mesmos lugares que os outros caminhões foram, mas ele foi muito mais econômico por ser a gás. Vai ser um caminhão mais benéfico ao meio ambiente e isso é indispensável na visão da empresa para o futuro”, complementa Rodrigo Lobo, especialista agrícola da UISA.
Vale lembrar que a UISA é uma das maiores biorrefinarias do Brasil, com atuação em toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, desde o plantio até a distribuição do produto. Com 40 anos de mercado e localizada em Nova Olímpia, no estado do Mato Grosso, a empresa opera nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Visão de presente e de futuro
Ao que tudo indica, o abastecimento poderá também ser feito a biometano, produzido pela própria refinaria. “Quando tivermos a nossa planta rodando, consumindo biometano, o caminhão será 90% menos poluente do que um veículo movido a combustível fóssil”, comenta Marcos Emílio Corrêa, coordenador manutenção automotiva da UISA.
É esse o propósito da Scania: tornar as operações de transporte mais sustentáveis, mas trazendo também bons resultados em rentabilidade.
Veja mais detalhes da performance do caminhão a gás durante essa parceria da UISA com a Rota Oeste e a Scania no vídeo abaixo:

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333