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[ Serviços ] -- 01/10/2021
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Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Scania ]
Não é novidade que a pandemia trouxe uma nova forma de vida, de trabalho e de fazer negócios. A boa nova é que a Scania tem feito disso um diferencial, na prática, ao lidar com as demandas de seus clientes. O exemplo mais recente vem de um parceiro de longa data, uma multinacional do segmento de serviços com operação logística especializada em transporte de alimentos para grandes redes de Food Service.
Depois de adquirir em 2019 novos 32 cavalos 410 4x2 e 29 unidades do P 280 6x2, que atualmente operam em três estados do Brasil (Rio de Janeiro, Pernambuco e Curitiba), a gigante apostou em mais uma solução da Scania em 2021: o Plano de Manutenção Premium para estes 61 veículos.
Jean Marcelo é Consultor de Frota nesta multinacional e acompanhou de perto tanto a compra dos caminhões como a chegada do PMS Premium. Ele conta que, com a conectividade, já vê bons resultados na frota e, principalmente, no desempenho dos motoristas. “O Scania Fleet nos ajuda muito no desenvolvimento das pessoas. Busco quem está com nota D ou E e ajudo com o treinamento adequado. Todos são bons motoristas, mas alguns precisam de auxílio em situações muito específicas, como subida e descida de serra, por exemplo. Para mim esse é um grande diferencial, pois posso levar para o motorista aquilo que ele precisa fazer para melhorar a condução do veículo. Você desenvolve o ser humano e ganha em economia de combustível”, destaca.
O poder da conexão
Mas, além da conectividade dos caminhões, Jean destaca também a conexão entre as pessoas. Pode até soar contraditório, mas todo este trabalho de venda da solução Scania foi feito de forma 100% virtual. “Sempre tivemos um relacionamento muito próximo com a Scania. No ano passado, em função da pandemia, começamos a fazer as nossas reuniões de forma virtual e acho que essa proximidade aumentou ainda mais. Conseguimos reunir mais especialistas do que se fizéssemos uma reunião presencial, falamos sobre o desempenho dos caminhões, a Scania nos mostra os indicadores da frota de cada um dos nossos Centros de Distribuição, nós criamos juntos um plano de ação e estabelecemos o que precisa ser feito. Além disso, passamos a ter contato direto com a fábrica e as respostas chegam ainda mais rápido. Somos um grande transportador, compramos um lote expressivo de caminhões e de serviço e esse atendimento, nesse formato, só veio para somar. ”
Para ele, essa facilidade de comunicação com a concessionária e a Scania é um grande diferencial. “Houve um estreitamento na relação cliente e fábrica e o virtual foi uma excelente maneira que a Scania encontrou de nos escutar e ajudar. É muito mais do que um atendimento, é uma verdadeira consultoria”, conta.
Os dois lados da mesma tela
Quem está do outro lado dessa tela também aprova a experiência. “Todos nós ganhamos com este novo formato. A agilidade e a produtividade das reuniões fazem com que o cliente ganhe tempo para gerir o negócio dele. E nós conseguimos saber o que acontece em cada equipe e quais as percepções e necessidades do cliente”, comenta Ricardo Clemente, gerente geral de vendas da Scania no Brasil.
“As reuniões fluem muito bem. Falamos sobre as nossas necessidades e expectativas, sinalizamos os pontos de melhoria também. A cada reunião focamos em um Centro de Distribuição, mas se surge algo mais urgente, falamos antes por outros canais virtuais como por exemplo telefone ou por troca de mensagens”, complementa Jean.
Essa fluidez é o que a Scania almeja com o atendimento virtual – e, ao que tudo indica, a marca está mesmo no caminho certo. “Pela praticidade e economia de tempo, depois de tudo que viemos passando, o virtual é muito melhor. Não gastamos mais tempo de deslocamento, não nos estressamos com o trânsito, os custos são muito menores. Sem falar que é possível reunir muito mais especialistas envolvidos nas necessidades que nós, clientes, temos. É tão bom e tão próximo como quando estamos reunidos presencialmente, talvez até melhor por ser mais frequente. Acho que o virtual veio mesmo para ficar”, conclui Jean.
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