Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.
[ Serviços ] -- 11/06/2025
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

BTech, da Brasdiesel, é a campeã nacional do Top Team 2025

Time gaúcho conquista o quarto título e representará o Brasil na final regional na Argentina
Na última semana noticiamos aqui e perguntamos a você, que acompanha a Jornada Scania: quem será a melhor equipe de Serviços do Brasil? Hoje é dia de trazer a resposta: é da Btech, mais uma vez, o topo do pódio da etapa nacional do Top Team 2025/2026.
A equipe da Casa Scania Brasdiesel, de Ijuí (RS), levou para casa seu quarto título nacional e agora segue a missão de representar o Brasil na final regional da competição, em novembro, na Argentina. Por lá, o desafio será contra as equipes campeãs de outros sete países latino-americanos - Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Guatemala e Uruguai ou Paraguai (que ainda disputarão a última vaga). O objetivo? A conquista da sonhada vaga para a grande final mundial, na Suécia, em 2026.
“Agradecemos a todos da Brasdiesel pelo apoio. Também agradecemos a Scania, a Academy e a Assobrasc pelo suporte. Foi uma grande emoção ganhar o quarto título nacional. Vamos em busca novamente do sonho de nos classificar na final regional, chegar na mundial e subir no lugar mais alto do pódio. Nossa dedicação será ainda maior neste ano; seguiremos firmes, fortes e unidos para absorver cada vez mais conhecimento. O espírito de equipe seguirá vivo e sempre em primeiro lugar. Estamos nos tornando profissionais cada dia melhores”, conta Marcelo Bueno, o único tetracampeão da BTech e que foi o Team Leader na final nacional.
Btech, da Casa Scania Brasdiesel, é campeã nacional do Top Team 2025
conclui Maria Luiza Delavy.
A disputa aconteceu no último dia 7 de junho, no Centro de Treinamento da Scania Academy, em São Bernardo do Campo (SP), e reuniu as 10 melhores equipes entre as 154 inscritas em todo o país. Os participantes passaram por cinco estações desafiadoras, com provas práticas e teóricas que testaram habilidades técnicas, raciocínio rápido, trabalho em equipe e muito conhecimento em produtos e serviços da marca Scania.
Também subiram ao pódio as equipes PG Tech, da Casa Scania Cotrasa de Ponta Grossa (PR), que conquistou o segundo lugar, e SJP 1 da Casa Scania Cotrasa de São José dos Pinhais (PR), que foi a terceira colocada na competição.
O Top Team reflete o compromisso da Scania com o desenvolvimento contínuo dos profissionais que representam a marca.”
Maria Luiza Delavy, diretora da área de Pessoas e Cultura da Scania Operações Comerciais Brasil, que engloba a Scania Academy
PG Tech, da Casa Scania Cotrasa de Ponta Grossa (PR), foi a segunda colocada
SJP 1, da Casa Scania Cotrasa de São José dos Pinhais (PR), ficou em terceiro lugar
“A final nacional trouxe muita competitividade entre as equipes, mas sempre levando em conta o respeito mútuo entre todos os participantes numa grande jornada pelo saber”, diz Maria Luiza Delavy, diretora da área de Pessoas e Cultura da Scania Operações Comerciais Brasil, que engloba a Scania Academy.
“Todos ficamos muito emocionados na final nacional. O que diferencia o campeão dos campeões, além da determinação, resiliência, trabalho em equipe e conhecimento, é a preocupação com os detalhes. Uma estrutura clara para definir, entender e desdobrar o problema, a definição das hipóteses das causas, a delegação de responsabilidades de acordo com a habilidade de cada um, e o controle preciso da liderança durante todo o processo. É o que assegura um bom diagnóstico e a resolução do problema, de maneira segura, assertiva e ágil. Esses foram os diferenciais da BTech. Parabéns a todos”, celebra Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil.
Um currículo de respeito
Com essa nova conquista, a BTech soma quatro títulos nacionais em seis edições brasileiras do Top Team – um feito e tanto. Além disso, a equipe já esteve em três finais mundiais e conquistou duas medalhas de bronze, o melhor desempenho do Brasil até hoje.
O time atual conta com Marcelo Bueno (o único tetracampeão, foi o Team Leader, está na função de Mecânico Líder e tem 24 anos de Brasdiesel); Jardel Bealozourw Franco (Mecânico de motor, bicampeão e 15 anos de casa); John Maicon Fritz Noronha (Consultor técnico, bicampeão e 8 anos de Brasdiesel); e os estreantes Carlos Alberto Ceratti (Mecânico Geral, campeão e 13 anos de empresa) e Kennedy Dessuy Mai (Mecânico de Transmissão, campeão e 1 ano e 8 meses de Brasdiesel).
“A Brasdiesel tem um histórico muito forte na competição. Das seis edições realizadas, ganhamos quatro. É um compromisso assumido todos os dias de oferecer todo o suporte ao cliente. Estivemos nas últimas três finais mundiais, ficando na terceira colocação, a melhor do Brasil na história”, comenta André Decker, gerente-geral de Serviços da Casa Scania Brasdiesel, e ex-integrante da equipe. “Investimos muito no treinamento das pessoas que trabalham em nossas concessionárias. Não podemos deixar o produto parado acima do tempo previsto, e sempre dentro do menor custo da manutenção.”
Esse é o objetivo do Top Team: unir capacitação e reconhecimento. É por meio da competição que a Scania desenvolve e valoriza os profissionais de Serviços, aqueles que fazem a diferença real na disponibilidade dos veículos e contribuem para a rentabilidade das operações dos clientes.
“Os nossos clientes querem o máximo de disponibilidade da frota. O Top Team é fundamental para que a nossa rede tenha sempre a melhor capacitação na busca pelas soluções mais rápidas dos diagnósticos dos produtos. Temos cerca de 5 mil técnicos em todo o Brasil e o nosso desafio é diário para manter todos atualizados. A competência dos técnicos é essencial para a agilidade dos processos”, afirma Valiate.
Além do troféu
Com um mercado cada vez mais carente de mão de obra qualificada, a Scania e sua rede enfrentam um desafio real: há 500 vagas abertas para profissionais da área de Serviços em todo o Brasil. A competição também cumpre esse papel de atrair, valorizar e reter talentos, promovendo o crescimento profissional dentro das concessionárias.
“O Top Team reflete o compromisso da Scania com o desenvolvimento contínuo dos profissionais que representam a marca. Por ser um programa global, e, com uma história de quase 30 anos, a Scania comprova sua preocupação em oferecer as melhores equipes de mecânicos ao redor do mundo para fazer a diferença na vida dos nossos clientes”,
O Top Team é fundamental para que a nossa rede tenha sempre a melhor capacitação na busca pelas soluções mais rápidas dos diagnósticos dos produtos.”
Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil
Compartilhe

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:

A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333