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[ Mobilidade ] -- 03/05/2023
[
Texto: Assessoria de Imprensa Scania Latin America / Foto: Divulgação,Scania ]
Scania testa ônibus elétrico na UNESP
Fabricante firma parceria com a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (SP) para experimentos e aplicações em ônibus BEV (Battery Electric Vehicle)
A Scania, referência mundial em soluções de transporte e logística sustentável, em conjunto com pesquisadores da
Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Ilha Solteira (SP), realiza testes em
um veículo 100% elétrico sob condições de alta temperatura, além de desenvolver ferramentas de análises e modelagens
computacionais. “Para que uma tecnologia se consolide por completo é necessário que equipes profissionais
multidisciplinares adquiram conhecimento e experiência em torno dela. Nós investimos constantemente no
desenvolvimento de competências dentro da Scania, mas entendemos a necessidade de irmos além da nossa fábrica e
decidimos levar nosso ônibus BEV até os acadêmicos, pesquisadores e estudantes de engenharia”, conta Marco Garcia,
consultor de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania Latin America.
O veículo em questão chegou ao Brasil no fim de 2021 para operar na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP),
exclusivamente para o transporte interno de colaboradores, com o objetivo de aprimorar e desenvolver conhecimento
local e competências em torno da eletrificação no transporte comercial, desempenhando uma função de ônibus-escola
para ajustes e adaptações às condições brasileiras.Há seis meses, o modelo elétrico desenvolve uma etapa de testes
no país, na Faculdade de Engenharia da UNESP, em Ilha Solteira (SP), um dos 34 campi da instituição.
O projeto terá duração de 12 meses e o ônibus ficará sob a coordenação de pesquisadores da graduação e pós-graduação
da Faculdade de Engenharia. O intercâmbio entre professores e alunos da UNESP com a Scania permitirá a realização de
ensaios em laboratórios computacionais e aplicações práticas com o veículo, gerando conhecimentos dentro da parceria
e para a modelagem computacional da dinâmica do escoamento de fluídos em sistemas e também para a análise
estatística para o tratamento de dados de teste.
A escolha pela UNESP, em Ilha Solteira, se deu pelo fato de a instituição ser referência em pesquisa e
desenvolvimento na área da engenharia mecânica, ciências térmicas. “A Universidade Estadual Paulista tem uma
projeção gigantesca e possibilitará demonstrar para pesquisadores e estudantes como a Scania, uma multinacional
líder em soluções sustentáveis para o setor de transporte, desenvolve suas tecnologias e como são aplicadas no
mercado em seus produtos e serviços”, explica Marco. “Os estudos e testes com o BEV poderiam ser feitos somente
pelos engenheiros da Scania, mas também pensamos na contribuição com a sociedade e no desenvolvimento de
competências no país como um todo”, acrescenta.
Os dados coletados e os resultados do projeto serão disponibilizados em tempo real para todas as equipes de
engenharia da Scania, otimizando o desenvolvimento da tecnologia BEV tanto na Suécia quanto no Brasil, os dois
braços de engenharia da multinacional no mundo. “Queremos levar um pouco de conhecimento técnico e de negócios reais
para a universidade, uma maneira de contribuir e oxigenar a visão acadêmica. E para nós, é uma grande aposta para
aumentar o capital de conhecimento global da Scania, amplificando a jornada de desenvolvimento de veículos
eletrificados”, destaca Marco.
Parceria inédita em Ilha Solteira
Se para a equipe de engenharia da Scania o ônibus elétrico é uma novidade, para a comunidade acadêmica é um feito
inédito de muita relevância e grandes expectativas. O Prof. Dr. Leandro Oliveira Salviano, um dos responsáveis pelo
projeto, conta que a abordagem de desenvolvimento deste ônibus é inédita para a Faculdade de Engenharia de Ilha
Solteira, em especial para o departamento de engenharia mecânica, ciências térmicas, e deseja que a parceria seja a
primeira de várias. “O objetivo é que abra portas para outras oportunidades, mas que especificamente esta seja
duradoura e nos permita criar vínculos de pesquisa e desenvolvimento, e de qualificação local e pessoal. É um
treinamento de técnicos e engenheiros da própria Scania, para uso das ferramentas que nós vamos desenvolver no
projeto, além do envolvimento dos estudantes da UNESP de forma a prepará-los e colocá-los em contato com uma empresa
de ponta, multinacional, como a Scania”, explica o docente do Departamento de Engenharia Mecânica.
Além de ser uma referência acadêmica, a decisão de levar o veículo para Ilha Solteira, segundo o professor Leandro,
é motivada por uma questão térmica. “Como aqui é uma região muito quente por longos períodos do ano, poderemos
avaliar a aplicação desse ônibus para rodar em regiões com alta temperatura, tanto em ambiente urbano quanto em
rodovia, utilizando “lastro” para reproduzir uma lotação, por exemplo. Nós vamos estabelecer uma rota que possa
simular e submeter o veículo ao estresse térmico”, explica. “O sistema de resfriamento das baterias, com variações
do clima e as temperaturas altas, pode impactar no desempenho e autonomia do veículo elétrico. Nós vamos testar
propostas de isolamento de tubulação do pacote de baterias para identificar soluções que atendam aos requerimentos
de operação dos veículos da Scania”, completa Leandro.
O estágio atual do projeto é de troca e análise de informações dos testes entre a fabricante e a universidade de
desenvolvimento das ferramentas. O Campus foi adaptado para receber o ônibus. Há um local pronto, pensando em
infraestrutura, com tomadas instaladas para o carregamento das baterias e suporte para manutenção do ônibus. Houve
definição de rotas para os testes em circuitos urbanos e rodoviários, além das ferramentas de análise estatística
estarem em estado avançado de projeto. Modernas técnicas de otimização como o método Algoritmos Genéticos serão
empregadas. A previsão é que tenhamos uma primeira versão das ferramentas de análise para ser apresentada ainda nos
primeiros meses”, projeta o professor.
Os testes com o ônibus elétrico começam em outubro e as ferramentas desenvolvidas serão perfeiçoadas e transferidas
para a equipe técnica da Scania. “A ideia é que essas ferramentas possam ser utilizadas pela Scania em outros
projetos. Por isso, faremos a completa transferência dessas tecnologias para a fabricante. Esse projeto é um embrião
e novos projetos vão surgir depois dele. A nossa expectativa é entregar além do que formalizamos; queremos entregar
mais”, profetiza o professor Leandro.
Ônibus elétrico da Scania em testes na UNESP
Ônibus elétrico da Scania em testes na UNESP
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