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Hoje, 25 de julho, celebra o Dia do Motorista. Aqui na Jornada, nossa comemoração será com dicas úteis para você colocar em prática ao volante pelas estradas de todo o Brasil
Ei, motorista, hoje é o seu dia! Seja qual for a carga que você transporta, é quase certo que o seu trabalho
abastece, de forma indireta, a mesa da maioria dos brasileiros. Afinal, são estimadamente mais de um milhão e meio
de motoristas de carga registrados, que dão conta de transportar, através de rodovias, mais da metade das
mercadorias que são produzidas no Brasil. Por isso, você deve ter muito orgulho da sua profissão! Mas, mais do que
parabenizar você e agradecer por exercer essa profissão linda, queremos também entregar dicas sobre aquilo que mais
queremos ver nas estradas: segurança, eficiência e muito conhecimento sobre caminhão e sobre o transporte.
Para isso, conversamos com quem entende do assunto e está sempre ao lado desses profissionais durante os
treinamentos da Scania em Minas Gerais, no Grupo WLM: Joubert Brito, Engenheiro Mecânico Gestor de Frotas na
concessionária de Contagem.
Vem conferir esse bate-papo, (re)aprender e refletir sobre o que ainda pode melhorar no seu dia a dia de trabalho
por trás do volante.
Joubert, vamos primeiro falar de tecnologia. Quais são os recursos do caminhão Scania que contribuem para uma viagem
mais segura? Como o motorista pode fazer bom uso delas?
Não dá para falar de tecnologia e segurança sem mencionar os recursos de frenagem do caminhão. Hoje o Scania tem o
freio Retarder, que é um freio muito eficiente, conferindo 4.700Nm de frenagem na maioria dos veículos novos e
4.100Nm nos veículos anteriores. É um torque muito grande de frenagem e é possível fazer a maioria delas utilizando
esse recurso. Além dele, os modelos Super vêm de série já equipados também com o freio CRB, que traz mais 350 kW de
potência para a equação. O Retarder tem 500 kW e fica na transmissão. O CRB tem 350 e é um freio no cabeçote do
motor. Com o uso desses dois freios, conseguimos reduzir muito o número de frenagens utilizando o freio de pé, que é
o freio de serviço. Mas por que isso é importante? Porque você consegue manter a temperatura das rodas estabilizada
e fazer uma frenagem mais eficiente, econômica e segura. Para manter essa eficiência de frenagem e a segurança
operacional, é preciso utilizar os freios na rotação correta. Isso a gente ensina e reforça em todos os
treinamentos. Também temos o ABS, o EBS e opção do AEB, que hoje já vêm na maioria dos veículos e é o freio de
emergência. Se o motorista se distrair, por exemplo, ele tem esse recurso
que chega a parar o veículo. Então vamos supor que entrou um carro na frente do caminhão, por exemplo, o freio de
emergência simplesmente para o veículo e evita uma colisão.
Para manter a eficiência de frenagem e a segurança operacional, é preciso utilizar os freios na rotação correta.
Isso a gente ensina e reforça em todos os treinamentos.”
Joubert Brito, Engenheiro Mecânico Gestor de Frotas na Casa Scania WLM Itaipu
E quando o assunto é condução, alguma dica importante?
Claro que tem. É muito importante ter uma previsibilidade da pista onde você vai rodar e usar muito bem os freios
auxiliares. Por exemplo, se você sabe que precisa reduzir a velocidade para fazer uma curva ou parar no semáforo, o
que a gente sempre ensina é tirar o pé do acelerador e se precisar, você vai pisar no freio, mas sempre com previsão
de pista, sempre rodando com segurança. Isso vai trazer economia de combustível e tornar a condução mais consciente
e segura. Vale utilizar também outros recursos como estar atento aos bons retrovisores do caminhão, que dão uma
visibilidade maior ao motorista; conhecer os sistemas de proteção, como o air bag frontal e de cortina –
exclusividade da Scania – e ficar de olho no LDW, que é o sensor de indicação de saída de faixa. Ou seja, se o
veículo sair da faixa sem dar a seta, o LDW vai dar um sinal sonoro de alerta para que o motorista volte com o
veículo para dentro da faixa na sua mão da pista.
Sabemos que a peça mais importante de um caminhão é o motorista. É ele quem conduz e extrai o melhor da ferramenta.
Quais são, então, os cuidados que ele deve ter consigo mesmo?
Primeiro passo é manter a saúde em dia. Às vezes a gente sente algo e deixa de lado, não faz um exame periódico ou
deixa para fazer depois, mas é algo que a gente precisa cuidar e colocar em primeiro lugar. Imagina se o condutor
está com algum problema de saúde, não observa, não faz seus exames periódicos, o que pode acontecer quando ele
estiver ao volante? Há o risco de o problema em questão vir à tona exatamente durante a condução do veículo e
acarretar um acidente grave. É preciso também cuidar muito da visão e da audição, que são importantes para a
segurança pessoal e do trânsito. Não consumir bebidas alcóolicas ao volante nem antes de dirigir. Lembrar sempre de
ter atenção à pista, respeitando os limites de velocidade e de ultrapassagem. E por último ter boas noites de sono.
Se o sono bateu, parar o veículo, descansar, dormir um pouco e depois voltar à ativa, evitando acidentes.
Joubert, para resumir o que falamos até aqui, quais são as cinco dicas principais que você indica para o motorista?
Seja aquele que está começando a carreira agora, aquele que já tem tempo de estrada – porque não custa lembrar que
todo cuidado é pouco ao volante – ou para quem sonha em pilotar essas máquinas dos sonhos.
Respeitar as leis de trânsito em todos os pontos: ultrapassagem, velocidade, paradas em locais proibidos, peso
correto do caminhão;
Utilizar recursos de segurança do veículo: frenagem, buscar conhecimento, aprender e reaprender como conduzir da
forma correta utilizando esses recursos de segurança. Toda vez que tem um lançamento, a gente precisa buscar
conhecimento, se aperfeiçoar sobre aquele veículo para saber utilizar da forma correta os recursos que o ele
tem;
Sempre manter as manutenções em dia, ter um local especializado para fazer as manutenções para, assim, manter a
segurança da operação;
Manter a saúde em dia, ter bom cuidado com a visão, deixar os exames em dia, para evitar qualquer problema de
saúde
durante a condução e causar algo muito mais grave;
Ter uma boa previsão do trabalho, antecipação do que vai fazer, onde vai rodar. É importante fazer um
rotograma de
onde vai parar, quantos quilômetros vai rodar no dia e ter previsão de pista com atenção. Ter em mente uma
previsibilidade geral: pista, momento de rodar, antes de sair com a carga, tentando planejar e manter esse
planejamento durante o dia a dia do trabalho.
E para encerrar nosso bate-papo, quem pode participar dos treinamentos da Scania? Qualquer motorista? Como
ele deve proceder?
Qualquer um pode fazer o treinamento para motorista. Tem três modalidades nas concessionárias da marca: para
o
motorista, para os instrutores e multiplicadores e o coaching, em que o motorista faz o treinamento e depois
nós, da
concessionária, fazemos o acompanhamento, por telefone ou presencial. Qualquer tipo de profissional
motorista pode
fazer, sejam autônomos ou funcionários de empresas. Basta procurar a Casa Scania mais próxima para se
informar e
começar os estudos. Ao final do curso, o motorista recebe um certificado de participação.
E aí, anotou tudo? Na dúvida, é só voltar aqui e consultar. As dicas são um presente nesta data especial
para dizer
que, na verdade, a gente deseja mesmo um feliz todo dia pra você, motorista!
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