Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Sustentabilidade ] -- 27/04/2023
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Scania ]

Cuidando do planeta: você pode fazer a sua parte!

Na Semana da Terra, trazemos algumas dicas para que você faça também a sua parte pelo bem e o futuro do planeta
É curioso como parece distante da gente a possibilidade de cuidar do nosso planeta. Mas engana-se quem pensa que esta é uma responsabilidade somente das grandes empresas. É claro que a ação delas com iniciativas reais e que vão além do discurso, mas se transformam em prática, fazem muita diferença. Mas todos podem fazer a sua parte e contribuir, ainda que de forma local.
Para inspirar você a dar os primeiros passos nessa mudança de comportamento e na ação por um planeta melhor e mais limpo, a Revista Jornada Scania elencou algumas dicas de ordem prática. Afinal, o Dia da Terra já passou, mas todo dia é dia de preservar o nosso planeta. Confira e “mãos à obra”!
Preserve as árvores
Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área, nem mesmo retire flores ou folhas separadas. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas.
Cuide bem dos cursos de água
Nunca coloque lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais. Essa mata protege contra erosão e assoreamento.
Nunca compre animais silvestres sem registro
Ao comprar animais ilegais, você está contribuindo para o tráfico de animais, um problema mundial que afeta a biodiversidade de uma região, podendo até mesmo levar espécies à extinção. Aliás, para quê comprar qualquer animal? Há tantos animais em canis e ONGs esperando para serem adotados!
Cuide bem do seu lixo
Nunca jogue lixo no chão, importando-se sempre com o destino adequado dele. Separar o lixo reciclável é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades.
Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível
Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos. Roupas que você não utiliza mais podem ser doadas. É importante ter em mente que quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente.
Reduza o consumo de água
Para isso, basta criar maneiras de aproveitar melhor água, como reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar a água da chuva, não lavar calçadas com água e diminuir o tempo no banho.
Verifique vazamentos
Apesar de parecerem inofensivos, os pingos de uma torneira mal fechada somados ao longo de um ano alcançam um gasto de 16 mil litros. Por isso, para evitar o desperdício de água, sempre aperte bem as torneiras após usar e vasculhe a casa procurando por vazamentos, que devem ser reparados o mais rápido possível.
Reduza o consumo de energia elétrica
Evite o consumo exagerado, lembrando-se sempre de deixar aparelhos desligados quando não estiverem sendo usados e apagar as luzes que estão iluminando ambientes desnecessários.
Reduza o consumo de carne no seu dia a dia
Estudos comprovam que a pecuária e seus subprodutos são responsáveis por, pelo menos, 32 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano, ou seja, 51% de todas as emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo. E, se somos parte do problema, também podemos ser parte da solução. Você não precisa mudar completamente a sua dieta e parar de consumir carne se não quiser, mas, que tal começar aderindo ao movimento #SegundaSemCarne?
Lidere pelo exemplo e ensine seus filhos a cuidar do meio ambiente
É durante o desenvolvimento infantil que as crianças acumulam valores e ideais que vão nortear toda a sua vida. Por isso, é nesse momento que os pais devem começar a compartilhar com os seus filhos a importância de cuidar do meio ambiente, sendo exemplos de ações de preservação e respeito com o nosso planeta.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333