“Para desenvolver minhas atividades tive que me adaptar à nova realidade: o trabalho que antes era realizado ‘externo – em campo’, agora teve que ser adaptado para o home office. Por isso, houve um aumento significativo com relação às reuniões em formato de vídeo conferência - fazíamos este tipo de reunião com os concessionários mensalmente, agora é quase diariamente. Já com a equipe comercial Scania, as reuniões presenciais aconteciam semanalmente, agora realizamos reuniões de vídeo conferência diariamente - esta frequência ajuda muito para que as informações estejam sempre alinhadas e assim a distância física não seja tão sentida. Reorganizei minha rotina para conseguir manter a produtividade, o foco e a motivação. Mesmo estando em casa, os entregáveis precisam acontecer e o gerenciamento do tempo é extremamente importante. As novas ferramentas para realizar as reuniões virtuais estão nos ajudando muito no dia a dia, pois são interativas e fáceis de conectar.”
“Estou buscando manter a rotina de horários que tinha antes do início da pandemia. Com isso, ganhei o tempo de deslocamento entre residência e trabalho para utilizá-lo em tarefas para desenvolvimento pessoal, como exemplo, cursos e treinamentos. Em um primeiro momento, buscamos adaptar nossas rotinas diárias à realidade do home office, tanto com o atendimento para a Rede, como entre nós, como equipe. Depois disso, mantivemos firme nossa aproximação, desenvolvendo nosso trabalho de forma bastante produtiva, através de contatos diários com as concessionárias e com a equipe. Claro que houve uma perda no que se refere ao contato pessoal com nossos colegas, Rede e, principalmente, nossos clientes, e por isso sempre buscamos estar presentes, mesmo que virtualmente, por meio das ferramentas disponíveis.”
“Trabalhar em home office tem sido bem diferente do normal, mas com atividades bastante parecidas. Buscamos transformar algumas das nossas atividades em campo em reuniões via web, seja para alinhar estratégias internas da organização entre o nosso time, como reuniões junto ao time da rede de concessionárias. Temos pontos bons e pontos não tão bons atuando 100% em home office: não estar no campo nos distancia de certa forma das informações atualizadas do cenário de mercado e do negócio de cada cliente, informações que são muito úteis para a nossa tomada de decisões. Por outro lado, somos muito produtivos na gestão quando estamos em home office. Nossa produtividade é muito maior em função da nossa disponibilidade. Eu, que atuo em estados (MT, TO, MA, PI), muitas vezes em regiões com acesso muito limitado de internet e até de celular, quando viajo acabo sendo muito produtivo onde estou, mas inevitavelmente posso não estar comunicável e 100% disponível às outras regiões que atuo. Em home office, percebemos que estamos trabalhando bem mais intensamente, e, curiosamente, com menos stress natural de viver em um grande centro urbano. Não há parada para cafezinhos, bate-papos com os colaboradores não ocorrem, tempo de refeições são bem controlados, não temos os deslocamentos de carro, seja pra Scania ou para a concessionária. Dividir o trabalho com minha filha, com minha esposa, tem sido ótimo. Volta e meia minha filha ‘entra’ no vídeo de alguma web minha, mas faz parte, rs.”