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A Scania acaba de atingir 20 mil veículos conectados no Brasil, desde o lançamento do serviço em
janeiro de 2017. São cerca de 18.800 caminhões e 1.200 ônibus ativos. A projeção da fabricante é
atingir 28 mil até o fim de 2019. Ao redor do planeta, a Scania possui 400 mil veículos
comerciais conectados que geram dados usados para melhorias nas operações de transporte dos
clientes.
"Toda esta inteligência de dados nos proporcionam resultados práticos fantásticos. Conseguimos
ir bem no detalhe da operação do cliente para economizar combustível e diminuir emissões de
poluentes, aumentar a rentabilidade e disponibilidade da frota, além de ajudar a melhorar a
condução do motorista e diminuir os acidentes", afirma Roberto Barral, vice-presidente das
Operações Comerciais da Scania no Brasil. "A conectividade criou uma nova gestão para quem atua
no setor de transportes e a sobrevivência no mercado passa por tirar o máximo de proveito da
análise qualitativa dos dados da viagem."
Nos Serviços Conectados Scania os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalado nos
veículos desde maio de 2016; para veículos a partir de 2012 é possível também instalar, mas com
um custo. São duas opções de pacotes (Análise e Desempenho). O Análise, gratuito por 10 anos,
gera relatórios semanais e mensais. O Desempenho, de custo muito competitivo, permite um
acompanhamento em tempo real do veículo e do motorista, individualmente, e tem o retorno
imediato do investimento.
"Estamos comemorando bastante esta marca de 20 mil veículos conectados no Brasil. Não se trata
apenas de um número, mas do quanto estamos interferindo positivamente na redução de custos dos
clientes, sejam pequenos, médios ou grandes clientes", diz Fábio Souza, diretor de Serviços da
Scania no Brasil. "O mais interessante é que são 7 mil veículos com o pacote Desempenho, que
representam cerca de 35% dos 20 mil. Ou seja, o cliente está investindo porque enxerga um
benefício. Ele vê na prática o quanto pode diminuir de custos com diesel, desgaste de pneus e
lonas, manutenção e, desta forma, aumentar a vida útil da composição", completa Souza. De acordo
com o diretor, os 7 mil veículos com o pacote Desempenho colocam a Scania Brasil em quarto lugar
no ranking mundial entre todos os mais de 100 países onde a fabricante atua.
O pacote Desempenho permite um acompanhamento em tempo real
do veículo e do motorista, individualmente
Nos Serviços Conectados Scania os dados são enviados por um módulo (Communicator),
instalado nos veículos desde maio de 2016
São cerca de 18.800 caminhões e 1.200 ônibus conectados no Brasil
Dos 7 mil, são 6.700 caminhões e 300 ônibus. Em junho de 2018, eram menos de 10 mil conectados e
apenas 766 veículos com o pacote mais completo. "A opção do Desempenho pulou de 8% do total para
os 35% deste momento. É um sucesso absoluto. A rede de concessionárias Scania pode demonstrar ao
cliente todas as vantagens dos Serviços Conectados, inclusive com projeções reais com base no
dia a dia de rodagem da frota."
Número atingido também comprova outra tendência
A Scania lançou no Brasil, em outubro de 2018, sua Nova Geração de caminhões, que elevou ainda
mais os benefícios da conectividade por meio dos serviços. "Para quem tem o veículo da geração
anterior e está adquirindo o lançamento estamos comprovando a importância da continuidade. Por
outro lado, os novos clientes da marca já percebem claramente o salto de rentabilidade. A
tendência de conectar o caminhão com o serviço pago só aumenta. Quanto mais tecnologia tiver o
produto mais a conectividade irá contribuir. É a nova gestão sustentável do negócio", salienta
Souza.
A tendência se comprova pelos números. Dos quase 1.900 caminhões conectados da Nova Geração,
cerca de 1.100 já têm o pacote Desempenho. São quase 60% do total. "A curva vai continuar
subindo", prevê Souza.
Na nova gestão dos transportes tudo passa pela conectividade
"Nenhum outro concorrente revolucionou tanto o mercado com soluções de serviços nos últimos anos
como a Scania. Desde o Driver Services (treinamento), o Programa de Manutenção com Planos
Flexíveis (16% na redução de custos e aumento de até 20% de disponibilidade), até a novidade
mais recente, o PMS Fleet Care (para cada cliente é designado um gestor de frota para cuidar dos
veículos). Tudo o que envolve produto e serviços na Nova Geração passa pela conectividade",
conclui Souza.
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