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O futuro é azul: conheça a jornada sustentável da Cetric, que acaba de ganhar um reforço e tanto com a chegada de 21 novos caminhões Scania movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano
"Transformar o que era um problema numa solução ecologicamente correta e agora economicamente viável. É isso que o
biometano está fazendo ao substituir o diesel, um dos principais custos de qualquer operação de fábrica e
logística." Essa visão de Gustavo Baldissera, proprietário e CEO do Grupo Cetric, resume a essência da empresa:
inovar para gerar valor sustentável.
Com 23 anos de mercado, a Cetric começou sua história lidando com o que muitos viam como problema: o lixo
industrial. “De um tempo pra cá temos voltado nosso foco para a valorização desses resíduos, em transformar aquilo
que era um problema em uma solução e uma alternativa”, conta Gustavo.
A grande virada aconteceu em 2019, quando o biogás ganhou protagonismo na operação, e, mais recentemente, o
biometano se tornou o centro dessa transformação.
Esse compromisso com a sustentabilidade se fortalece ainda mais com a chegada de 21 novos caminhões Scania movidos a
biometano, que não só complementam a frota, mas também impulsionam uma operação mais limpa e eficiente. “A Scania
tem um produto no mercado que se adequou bem na nossa operação, além de vir ao encontro da nossa Rota Azul, uma rota
que sai do extremo de Santa Catarina, divisa com a Argentina, e vai até os portos do estado, como Itajaí e
Navegantes, para fazer com que os caminhões tenham autonomia para ir e voltar com o nosso gás. É uma rota
sustentável. Como na Europa, onde existe a Rota Verde com os carregadores elétricos e a Rota Azul, por conta da cor
do gás biometano, estamos criando pontos de abastecimento a cada 150 km na rodovia BR 282 e na BR 470 em Santa
Catarina”, explica o empresário.
Economia circular na prática
A operação da Cetric vai além. Seus principais clientes, entre eles grandes embarcadores como BRF, JBS e Aurora, já
são beneficiados pela economia circular proporcionada pela empresa. Resíduos industriais que antes eram descartados
agora retornam como energia ou combustíveis renováveis, reduzindo custos e impactos ambientais. “Eles são produtores
de produtos orgânicos, sub resíduos, justamente o que a gente transforma em biocombustíveis e energias renováveis,
que é o foco da economia circular”, comenta Gustavo.
Tudo isso é acompanhado bem de perto pelas equipes da Cetric. “Temos um sistema que monitora toda a atividade do
caminhão, desde os testes de fumaça aos índices de emissões. Só os caminhões híbridos que temos na frota já
reduziram 85% as emissões. Os veículos 100% a gás, como esse modelo que adquirimos, é fantástico e podendo ser
abastecido com biometano ainda, é perfeito. Ele reduz 90% as emissões mesmo comparando com o gás natural”, detalha.
É sustentabilidade na veia, como o próprio Gustavo gosta de dizer: “Nossa atividade em si é sustentabilidade na
veia, a gente brinca. Porque a gente acaba ajudando os nossos clientes a cumprirem as suas metas, já que a
destinação de resíduos da forma correta já é uma das metas. E agregamos valor, indo ao encontro da economia
circular, pegando um resíduo para transformar num produto que o próprio cliente utilize no seu processo produtivo.
Esse é o nosso foco”, ressalta.
Parceiros pela sustentabilidade
E os planos não param por aí. Com mais de 300 veículos na frota, a Cetric quer transformá-los, pouco a pouco, em
veículos movidos a gás e biometano. A ideia é levar o conceito da Rota Azul para outros estados e reforçar a
parceria com a Scania como peça-chave para alcançar as metas de descarbonização e neutralidade de carbono. “Temos o
foco de desenvolver os corredores azuis para abastecimento tanto da nossa frota como da frota de terceiros.
Começamos com o primeiro projeto em Santa Catarina, mas a ideia agora é ir estendendo para os demais estados e
principalmente para onde a gente tem mais filiais. Esse é nosso projeto de expansão e estar com a Scania em
conjunto. A gente brinca que somos um laboratório para teste de campo, conseguindo produzir combustível e fazer uma
diversidade de cargas e rotas. É um verdadeiro laboratório para qualquer indústria, fechando toda a cadeia”,
reforça.
Mais do que uma rota – ou várias -, o que a Cetric está construindo é um futuro em que sustentabilidade, tecnologia
e economia andam juntas. “E a Scania com certeza será um parceiro bem estratégico para as nossas metas Net Zero”,
conclui Gustavo.
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