Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Sustentabilidade ] -- 10/12/2021
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

Conheça os finalistas do 7º Prêmio de Sustentabilidade do Setcesp

Além de revelar os vencedores da premiação, o evento mostrou como as empresas de transporte têm se movimentado quando o assunto é a sustentabilidade do setor.
Quando a Scania anunciou o seu propósito de liderar a transformação para um setor de transportes mais sustentável, a marca trouxe também o desejo de ver esse mesmo propósito ser objetivo de negócio para outras empresas do segmento. E é o que vem acontecendo. Cada vez mais transportadoras brasileiras levantam a bandeira da sustentabilidade, com ações práticas que mostram o quanto esse conceito já não é mais somente parte de um discurso, e sim realidade.
Quer um exemplo recente? O 7º Prêmio de Sustentabilidade do Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região) & Transporte Moderno mostrou mais de um ao reconhecer as iniciativas de maior destaque justamente nessa temática, a sustentabilidade no transporte. A premiação, que vem evoluindo no decorrer desses sete anos, descortina um aspecto extremamente relevante para o setor: empresas de todos os portes e áreas de atuação estão se movimentando nessa direção, rumo a um setor de transportes mais sustentável, ao trazerem a questão para o cerne de suas estratégias de negócio, de forma prática, aqui e agora.
Fabricio Vieira, gerente de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, participou do evento e durante sua apresentação fez exatamente essa reflexão com os participantes: “Em tempos em que se fala muito sobre ESG, como reduzir os impactos das atividades de transporte por meio de parcerias que tragam resultados hoje e apoiem a construção de um futuro mais sustentável? Se nos fizessem essa pergunta anos atrás, provavelmente não saberíamos o que responder. Mas esse assunto está cada vez mais presente nas nossas vidas e empresas”, pontuou.
Para se ter uma ideia dessa expressividade, 127 empresas já participaram da premiação e 198 cases foram inscritos ao longo das edições. Este ano, além das categorias Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Gestão Econômica Sustentável, o Prêmio adicionou uma quarta classificação: Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho.
Os projetos concorrentes foram avaliados por cinco jurados, especialistas no tema, de acordo com seis critérios: estudos e mapeamentos das necessidades para desenvolvimento e aplicação do projeto; planejamento e desenvolvimento do projeto; criatividade, inovação ou ação; continuidade e perenidade para a empresa, os colaboradores e pares; indicadores mensuráveis dos resultados e impactos no meio ambiente; e investimento e retorno financeiro.
Subindo ao pódio
A Transpanorama Transportes, cliente e parceira da Scania de longa data, foi a vencedora na categoria Gestão Econômica Sustentável com o projeto “Quarto eixo na carreta do caminhão - Economia, Inovação e Sustentabilidade”. “O veículo é um cavalo trator e semireboque com quatro eixos, três deles juntos e um distanciado, que é o que se convencionou chamar de quarto eixo. Trata-se de um projeto multidisciplinar, que envolveu toda a diretoria, outros gestores e principalmente a equipe da implementação e quem utiliza esse veículo nas demandas logísticas”, explicou Marcos Scioli, Gerente Jurídico da Transpanorama.
Segundo Claudio Adamuccio, Diretor-Presidente do G10 e da Transpanorama, o projeto nasceu após análises e estudos de viabilidade e trouxe muitos bons resultados. “Temos alcançado excelentes resultados porque o veículo gera sustentabilidade pela diminuição de consumo de óleo diesel, além de ser economicamente sustentável porque pode levar cinco toneladas a mais que uma vanderleia, e tendo de tara de peso de 800 kg apenas. Tem capacidade de transporte de 7% a mais de carga líquida, redução de consumo de combustível de 8% em comparação com um bitrem. É amigável, de fácil dirigibilidade e com segurança atestada. Só no ano de 2020, deixamos de jogar na atmosfera 2.650 toneladas de CO2. Queremos trazer tecnologia e inovação para que o transporte seja cada vez mais sustentável”, destacou o empresário.
Na categoria Responsabilidade Ambiental, a Ativa Distribuição e Logística foi a vencedora. Com o projeto Sustentabilidade Ativa, a empresa levou o troféu por manter o olhar atento às necessidades do mercado a partir do uso de energia limpa.
Esse olhar também rendeu à Patrus Transportes Urgentes o prêmio na categoria Responsabilidade Social, com o case Olhar ao Redor. O projeto demonstrou o compromisso da empresa com aspectos que impactam os colaboradores e suas famílias e com iniciativas voltadas para a comunidade local.
Já na categoria Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho, a Ceslog Cesari Logística foi a vencedora. Com o projeto Spinner, a empresa construiu um equipamento inteligente, 100% automatizado, para fazer a descontaminação de isotanques e tanques que carregam produtos químicos, farmacêuticos, alimentícios e cargas líquidas, perigosas ou não-perigosas. A iniciativa contabilizou 80% de redução dos colaboradores ao risco, entre outros importantes resultados.
Quer conhecer todos os projetos inscritos no 7º Prêmio de Sustentabilidade do Setcesp & Transporte Moderno? Veja a premiação na íntegra e se inspire para novas ações sustentáveis no setor de transportes:

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333