Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
Do saudoso L 75 até a Nova Geração e os primeiros veículos movidos a gás do país, a história da Scania é bem mais que uma bela viagem no tempo. São 63 anos de Brasil e muito amor em cada passo dado nesta trajetória de inovação, pioneirismo, tradição e revolução do mundo dos transportes.
Do saudoso L 75 até a Nova Geração e os primeiros veículos movidos a gás do país, a história da Scania é bem mais que uma bela viagem no tempo. São 63 anos de Brasil e muito amor em cada passo dado nesta trajetória de inovação, pioneirismo, tradição e revolução do mundo dos transportes.
Scania, a forma latina de pronunciar o nome da cidade sueca Skåne. Paixão, a maneira brasileira de demonstrar o que a marca desperta nos corações de quem acompanha o ronco de cada motor que sai da fábrica. No brasão de armas da província, uma espécie de ave, tão imponente quanto o nome da cidade que representa. No coração dos apaixonados, o grifo, tão forte e marcante como o brasão a que a lembrança remete.
Essas analogias não descrevem tudo o que se passa com quem se deixa conquistar pela força do grifo e da marca Scania. O sentimento é muito maior. Mas, ajudam a entender porque a marca é líder em seu segmento e há 63 anos faz história no setor de transportes do Brasil – além de estar no topo do pódio dos corações de quem trabalha ou acompanha as estradas.
É neste clima, de amor, alegria, potência e renovação que a Scania celebra mais um aniversário. São 63 anos de Brasil e 63 anos de paixão. Tudo começou em 2 de julho de 1957, quando nasceu a Scania-Vabis do Brasil S.A. Naquela época, os veículos vinham desmontados da Suécia, onde está a matriz, e a empresa Vemag, que vendia a marca na cidade de São Paulo, ficou responsável pela montagem. Um ano depois, foi montado o primeiro Scania de fabricação nacional, um L 75. 35% das peças eram brasileiras, uma exigência do governo em 1958.
E já que havia o primeiro, que viessem o segundo, terceiro e muitos outros. Em 1959, a Scania inaugurou sua fábrica de motores no bairro do Ipiranga, na capital paulista. A partir de 1960, passava a produzir integralmente seus caminhões e ônibus, sem depender dos componentes importados.
Dois anos depois, foi inaugurada a fábrica de São Bernardo do Campo, também em São Paulo, que se tornou a primeira unidade industrial para a produção de caminhões, ônibus e motores da Scania fora da Suécia. Mais um motivo de orgulho para os brasileiros, desde então apaixonados pelo trabalho e vanguarda da marca.
De lá pra cá, a Scania nunca mais parou. Além da paixão, tão genuína, e do pioneirismo, tão intrínseco à marca, inovação e tecnologia deram as mãos ao que de único a Scania já tinha para traçar o futuro que hoje em parte conhecemos – sim, porque essa jornada está só começando. Na prática, uma história marcada pela sábia combinação de engenharia de ponta, qualidade de produtos, força da Rede de Concessionárias e foco na necessidade real de cada cliente. Tudo para que as soluções de transporte possam entregar o que e quem a Scania é de verdade aliado ao que existe de mais eficiente, sustentável, tecnológico, inovador e rentável no setor.
Para te ajudar a relembrar todos os detalhes, lançamentos e novidades durante essa longa e linda trajetória, separamos alguns destaques para que você celebre, junto conosco, os principais marcos dos 63 anos da Scania no Brasil:
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.