Jornada Scania







[ Acontece na Scania ] -- 13/07/2021
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Fotos: WLM Quinta Roda ]
Do sonho de ter o primeiro Scania zero ao R 450 6x2 em comemoração aos 40 anos de mercado: conheça a história da Transportadora Porto Ferreira, que recebeu um caminhão comemorativo e contabiliza, além do aniversário, muitos outros motivos para celebrar.
“O Scania foi a primeira carreta que tivemos. Em 1988, compramos um caminhão na Quinta Roda. Eu me lembro que fui buscar esse veículo com meu pai, na época eu tinha 10 anos. Era o nosso primeiro caminhão novo zero km e foi paixão à primeira vista. Reativei todas essas memórias quando recebi o caminhão comemorativo pelos 40 anos da empresa. Fui pessoalmente receber esse veículo e levei minha filha, de 12 anos. Foi emocionante reviver esse momento com ela, me lembrei muito do meu pai.”
É com essa fala e com tamanha emoção que Artésio de Merlo Júnior, mais conhecido como Juca, celebra a chegada do novo R 450 6x2 comemorativo à frota da Transportadora Porto Ferreira – TPF, localizada na cidade de mesmo nome, no interior de São Paulo.
Juca, apelido dado pelo pai, ainda na infância, é diretor da transportadora e faz a gestão da empresa ao lado das irmãs Denise de Merlo, hoje diretora administrativa, e Daiane de Merlo Baze, também responsável pela área administrativa e financeira da empresa. Foi do pai, aliás, que os três filhos herdaram a paixão pelo transporte e foi com ele que aprenderam a dar os muitos passos da TPF no decorrer desses 40 anos. “Desde muito cedo eu vinha acompanhando meu pai nos negócios. Com 11, 12 anos, já ia com ele pra todo lado”, lembra Juca.
Denise também tem essa lembrança, de ainda muito jovem já estar envolvida com as atividades da empresa. “Meu pai foi caminhoneiro, então sempre teve uma história de vida voltada para o transporte. A gente ficava esperando ele chegar de viagem para ouvir as histórias que ele tinha para contar. Nós respirávamos transporte. Naturalmente, ele criou a transportadora. Eu tinha cinco ou seis anos de idade e fui praticamente criada dentro da TPF. Aos poucos, fui sendo inserida nas atividades da empresa e aos 16 anos já fazia parte, ajudando na gestão dos negócios. Fui estudando, a empresa era menor, fazíamos um pouco de tudo, contas a pagar, financeiro, recursos humanos. Em 2002, meu pai adoeceu e infelizmente nos deixou. E então, assumimos totalmente a empresa”, conta.
As tarefas foram divididas e o trabalho começou a se profissionalizar. A chegada da irmã mais nova, Daiane, aconteceu neste processo. “Oficialmente entrei na gestão da TPF em 2007. Já tinha me formado em Direito, mas cheguei aqui começando da base. Fazia um pouco de faturamento, na época era muita coisa manual e a gente foi se desenvolvendo. Cresci muito aqui dentro, a parte jurídica amadureceu e eu fui evoluindo nesse sentido, apoiando a gestão do Júnior e da Denise. Trabalhamos na mesma sala para sermos participativos um com outro, sempre com um consenso de opiniões e decisões”, pontua Daiane.
Homenagem merecida
É por ter a família unida, na vida e no trabalho, que a TPF está onde está: 40 anos de estrada – aliás, 41, que serão celebrados neste ano de 2021 -, em torno de 4 mil viagens por mês e cerca de 1 milhão e 800 mil km rodados mensalmente por uma frota 40% composta por caminhões Scania, responsáveis pelo transporte de granéis sólidos, minérios e matéria-prima para indústria em geral e granéis líquidos inflamáveis (combustíveis perigosos).
Para fazer esse trabalho com maestria, é claro que o caminhão comemorativo não chegou sozinho. Junto dele, outras 20 unidades do mesmo modelo foram entregues à transportadora. “Quando fechamos os 21 caminhões, já tínhamos o desejo de fazer uma surpresa para o cliente. No ano passado surgiu a ideia do veículo comemorativo, em laranja e azul, as cores da transportadora. O Juca mesmo já havia pensado nessa homenagem e quando ele comentou conosco, materializamos a ideia. O caminhão foi adesivado, fizemos uma pintura diferenciada na grade, no defletor de ar e no para-lamas traseiro. Chamamos o Juca na concessionária para entregar o caminhão e nós também nos emocionamos, porque a felicidade dele não tinha tamanho!”, detalha Paulo Sampaio, gerente de vendas da WLM Quinta Roda, Casa Scania responsável pelo atendimento da TPF.
Parceiros de estrada
A surpresa não só consolidou a comemoração do aniversário da TPF como também foi mais um importante marco na parceria de longa data da transportadora com a Scania e a WLM Quinta Roda. “A nossa relação com a Scania é antiga, sólida, de muito respeito e proximidade. Quando meu pai recebeu seu primeiro caminhão, entendo que, para ele, era a realização de um sonho. Primeiro por ser zero e depois por ser Scania. Com o passar do tempo, a marca veio somando muito ao nosso negócio por ser referência em tecnologia e inovação. Associar a marca TPF à marca Scania acho que traz um peso ainda maior pra gente. Sem mencionar o que Scania entrega, como alto valor de revenda e tecnologia de ponta, o que ajuda a impulsionar o nosso negócio”, destaca Juca.
“Foi emocionante ver o caminhão comemorativo. Eu já sabia que ele ia vir, mas na hora que chegou, passou muita coisa na minha cabeça. Esse caminhão concretiza isso, a nossa história de sucesso. Vejo a Scania como uma grande parceira da TPF. A marca sempre teve uma grande parcela de participação na nossa frota, o que contribui também para a nossa evolução”, complementa Daiane.
Essa história de sucesso, que tem a Scania como parceira, é motivo de orgulho para Denise. “Me sinto orgulhosa de a gente conseguir, ao longo dos anos, crescer e se profissionalizar, cuidando das pessoas que trabalham conosco. Nossa cultura é muito forte em relação à segurança das nossas operações, especialmente com os nossos motoristas na estrada. Se antes não tínhamos controle automático da frota, por exemplo, agora temos informações em tempo real. Os caminhões já vêm com toda tecnologia embarcada, o que nos ajuda muito e nos dá estrutura para seguir em frente”, reforça.
Pelos próximos 40
E é nessa estrada, sempre em frente e sempre promissora, que a Scania espera estar ao lado da TPF. Enquanto isso, que essa parceria permaneça a mesma, para acompanhar os 21 novos Scania, principalmente aquele mais especial, que faz o coração da família TPF bater ainda mais forte. “Nosso caminhão comemorativo ficou mesmo maravilhoso. Todo personalizado, com a nossa cor. É emocionante”, diz Denise.
A Rodovia Anhanguera, em São Paulo, é apenas uma das estradas coloridas pelo R 450 comemorativo da TPF. “Esse caminhão está engatado em uma carreta basculante vanderleia, segue carregado de areia da capital paulista para os estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina e está rodando em torno de 12 a 13 mil quilômetros por mês”, afirma Juca. E ainda vai rodar muito para trazer cada vez mais resultados para a TPF, hoje e no futuro - que certamente será feito de bons momentos, muito sucesso e mais 40 anos.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado


Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333