Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
[ Soluções de Transporte ] -- 11/07/2024
[
Texto: 528 Comunicação Com Propósito, Assessoria de Imprensa / Fotos: Scania ]
O primeiro caminhão 8x4 teleoperado do Brasil está aqui
Parece futuro, mas é presente, é aqui e agora: a Scania, em parceria com Fidens e Hexagon, lança o primeiro caminhão 8x4 teleoperado do Brasil, o Scania G 500 8x4 XT, revolucionando a mineração com maior segurança e produtividade. A tecnologia permite controle remoto em áreas de risco, integrando robustez e inovação
Já imaginou um caminhão operado à distância? Ele existe e a gente pode provar. O veículo é fruto de uma parceria da
Scania com a Fidens e a Hexagon, que lançaram juntos o primeiro caminhão 8x4 teleoperado do Brasil. O Scania G 500
8x4 XT, equipado com a tecnologia de teleoperação da Hexagon, chega para transformar produtividade, segurança e
eficiência nas minas brasileiras.
Na parceria, a Hexagon ofereceu toda a alta tecnologia (solução TeleOp) de adaptação, instalação elétrica, câmeras e
a cadeira remota de comando (ou cockpit) e a Fidens, prestadora de serviços de mineração, foi a pioneira no
desenvolvimento e operação do veículo. A Casa Scania Itaipu será a concessionária responsável pela venda, garantindo
todo o apoio no trabalho com as soluções de serviços que dispõe em sua estrutura de cobertura nos estados de Minas
Gerais e Pará.
Projetado para encarar os desafios do trabalho fora de estrada, o Scania G 500 8x4 XT tem um PBT técnico de 60
toneladas e um motor de 500cv. E o mais incrível? Ele pode ser operado remotamente. Esse avanço não só aumenta a
segurança em áreas de risco, como também torna o a operação mais eficiente e produtiva. Outro diferencial é que o
caminhão já sai de fábrica com garantia e homologação da Scania.
“É um diferencial no mercado o produto sair pronto de fábrica, com os engenheiros fazendo todo o processo de
adaptação desde o “nascimento” na linha de produção. É uma ação em conjunto sem precedentes para a mineração no
segmento 8x4”, revela Thiago Frauches, diretor comercial da Fidens. “Já sai tudo integrado e com as corretas
especificações.”
Mas, como funciona?
Imagina um operador a quilômetros de distância, sentado em uma cadeira de comando, controlando o caminhão como se
estivesse jogando um videogame? É essa a realidade nas operações de mineração que apostarem nessa solução.
O controle remoto do caminhão é feito por uma cadeira de comando (um cockpit que se assemelha a um simulador de
direção), com a alta tecnologia da Hexagon equipada com câmeras e sistemas de telemetria para a total condução do
veículo a quilômetros de distância. Não há um limite definido de onde a cadeira de comando está até o local do
caminhão. É possível, por exemplo, o operador estar 30km longe. No caminhão, diversas outras câmeras e sensores
ajudam o operador a fazer curvas, carregamento, descarregamento e demais ordens da direção comum no dia a dia do
trabalho na mineração.
“A Fidens trouxe e desenvolveu, em 1997, em conjunto com a Scania, o primeiro caminhão 8x4 da mineração brasileira.
Em 2024, exatos 27 anos depois, agregamos a Hexagon a esta parceria e desenvolvemos o primeiro 8x4 teleoperado do
Brasil. Acreditamos que este caminhão irá revolucionar os serviços de descomissionamento de barragens, atividade de
grande importância na redução de riscos ambientais da mineração. Essa nova tecnologia trará mais produtividade, mais
segurança na operação e menor custo”, afirma o diretor da Fidens. “Estamos há 22 meses desenvolvendo esta nova
solução, e chegou a hora de mostrar ao mercado.”
“Essa solução de teleoperação vai beneficiar toda a comunidade. Eu costumo falar que essa é uma verdadeira
iniciativa ESG, pois estamos nos preocupando com a segurança dos operários, com a menor emissão de poluentes e a
diminuição no consumo de combustível. Ou seja, uma eficiência operativa. Além disso, estamos protegendo a comunidade
próxima às barragens, numa operação muito mais segura e bem mais controlada”, conta Rodrigo Couto, presidente
América Latina – Hexagon, divisão de Mineração.
“A Scania acreditou desde o primeiro momento neste projeto. O potencial de negócio do descomissionamento de
barragens é enorme. Nos preparamos desde o início para atender da melhor forma a Fidens. A tecnologia da Hexagon é
muito eficiente e estamos entregando em conjunto uma solução perfeita para este tipo de operação. O competente apoio
da estrutura da Casa Scania Itaipu para suportar a Fidens será essencial”, diz Luciano Piccirillo, novo gerente de
Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. “O G 500 8x4 teleoperado passa a fazer parte do
nosso portfólio de produtos para o mercado a partir de agora”, completa.
O Futuro da Mineração Já Começou
O Scania G 500 8x4 XT teleoperado mantém toda a robustez tradicional dos caminhões fora de estrada, mas com um toque
de inovação que só a teleoperação pode oferecer. Ivanovik Marx, gerente de Engenharia de Aplicações da Scania,
destaca a simplicidade e segurança do sistema: " A tecnologia da Hexagon agrega câmeras para o monitoramento do
veículo pelo operador, que pode estar a quilômetros de distância. O controle do caminhão é bem simples e transmite
ao condutor toda a segurança e informações necessárias para a operação."
Para quem gosta de detalhes, aqui vão alguns impressionantes: suspensão dianteira com capacidade de 22 toneladas,
capacidade de 38t na suspensão traseira, torque de 2.550Nm, caixa de câmbio Opticruise GRSO935R, eixo RBP900 e freio
auxiliar hidráulico Scania Retarder de 4.100Nm. A Scania também fez adaptações na coluna de direção com volante
ajustável de ângulo, nova caixa de direção elétrica com sistema de direção servo assistida para o segmento e sistema
de direção teleoperado com acionamento via correia, polias e suporte do motor elétrico da Hexagon.
Além de reforço na fixação do suporte do motor elétrico da Hexagon, acabamento nas capas da coluna de direção e de
proteção do sistema de condução e do motor elétrico também da Hexagon. Outras providências necessárias foram a
preparação e instalação do sistema de acionamento do bloqueio do diferencial, definição do local ideal para a
instalação do suporte de antenas e câmeras, e, por fim, a preparação nos sistemas de freios e elétricos.
Com este lançamento, a Scania, Fidens e Hexagon estão redefinindo os padrões da mineração no Brasil. Juntas, as
empresas trazem uma solução que une tecnologia de ponta, segurança e sustentabilidade. O futuro da mineração
teleoperada começou, transformando o cenário nacional e criando um modelo a ser seguido pelo mundo todo.
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.