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[ Acontece na Scania ] -- 03/01/2024
[
Texto e foto: Newsroom Scania ]
Abastecendo o futuro: projeto de caminhão movido a energia solar da Scania é revelado
Eric Falkgrim é o gerente de projeto do desenvolvimento de caminhões movidos a energia solar da Scania. Ele explica por que essa tecnologia de ponta promete ser real para o futuro do sistema de transporte.
A intensa busca da Scania por soluções de transporte eletrificado inspira muitas ideias tecnológicas inovadoras. Uma
delas é o projeto de desenvolvimento de um caminhão movido a energia solar, cujo sistema de propulsão elétrica é
gerado pelos próprios painéis solares do veículo, localizados em um reboque acoplado a um veículo híbrido-elétrico.
É um empreendimento imaginativo que viu uma pequena equipe trabalhar em um ambiente ágil para encontrar soluções que
aproveitam o sistema modular da Scania e criam novas tecnologias. O protótipo final foi entregue ao cliente de longa
data da Scania, a empresa parceira Ernst Express, que testará o veículo em condições operacionais reais nas estradas
suecas.
"Quando começamos a pensar nisso há mais de três anos, nosso ponto de partida eram as baterias de íon de lítio
usadas em caminhões elétricos a bateria. No tempo em que a Scania tem trabalhado com essa tecnologia, vimos as
baterias ficarem mais leves, mais baratas e mais energicamente densas", explica Eric Falkgrim, Líder Tecnológico no
departamento de Pesquisa e Inovação da Scania e Gerente de Projeto do caminhão movido a energia solar.
"Perguntamos a nós mesmos: 'E se as células solares mostrarem uma tendência semelhante? Se a eficiência das células
dobrar, o custo é reduzido pela metade ou cai muito, existe um ponto de equilíbrio?' Queríamos descobrir se faz
sentido desenvolver essa tecnologia."
Um estudo preliminar de seis meses no final de 2019 e início de 2020 fez a equipe perceber que fazia sentido
explorar essa tecnologia agora. Uma vez que receberam financiamento da agência sueca de inovação estatal Vinnova, um
projeto em grande escala começou em janeiro de 2021, com o desenvolvimento das células solares pela Universidade de
Uppsala.
No entanto, o projeto está focado na Suécia, que não é exatamente conhecida por receber sol constante, especialmente
nos meses mais frios. Por quê?
"Queríamos especificamente ver se fazia sentido na Suécia, porque se você vai para lugares como o sul da Europa,
Austrália ou norte da África, obviamente há muito mais sol. Se isso puder funcionar aqui nas condições menos
ensolaradas e um pouco mais escuras, isso confirmaria a validade generalizada do projeto", diz Falkgrim.
Equipe de desenvolvimento 'start-up' da Scania
A pequena equipe compacta da Scania é composta por desenvolvedores de software, desenvolvedores de hardware e
gerenciamento de projeto, com não mais que uma dúzia de pessoas envolvidas ao longo do processo de desenvolvimento
de 19 meses. "É um pouco como uma start-up", diz Falkgrim.
"A tarefa geral parece simples - colocar painéis solares em um caminhão e conectá-lo ao sistema elétrico. Mas é um
pouco uma ideia maluca e inovadora porque envolve muitos sistemas e desenvolvimento de hardware e software novos,
para torná-lo seguro para lidar com a transferência de energia e para lidar com falhas. O caminhão/trator híbrido
plug-in com todos os 'sistemas regulares' (armazenamento de energia de 100 kWh) está conectado ao reboque com
baterias adicionais, que têm armazenamento de energia de 200 kWh e atuam como um 'banco de energia' para o caminhão,
e eles estão conectados à caixa de painéis solares que carrega o banco de energia", explica ele.
Existem também considerações importantes de segurança. "Você deve ter em mente que as células solares não são feitas
para se mover pela cidade em um veículo. Elas são projetadas para ficar estacionadas no topo de uma casa por 20 ou
30 anos. Tivemos que lidar com desafios de segurança ao colocar painéis solares em um veículo.
Portanto, é bastante envolvente do ponto de vista técnico, mas não temos a pressão de ser um projeto em grande
escala onde estamos produzindo algo que será vendido globalmente para centenas e milhares de clientes. É um projeto
de pesquisa que visa verificar se a solução faz sentido, e até agora acreditamos que sim.”
Embora uma aplicação comercial para o caminhão esteja a alguns anos de distância, Eric Falkgrim está entusiasmado
com a entrega para a Ernst Express e com as perspectivas de longo prazo da tecnologia de células solares.
"Os dados que já temos mostram que os painéis solares contribuem significativamente para a energia que o caminhão
recebe, e isso é uma parte do quebra-cabeça geral quando se trata de transporte descarbonizado. A primeira coisa que
precisamos descobrir é 'isso faz sentido?' E para responder a isso: sim, é bom o suficiente para trabalhar na escala
que estamos fazendo agora."
Faz sentido para o Brasil?
Se a sustentabilidade ideal é um caminho contínuo e longo para nossos colegas na Europa, no Brasil essa jornada se
estende: é necessário levar em consideração diversos fatores para a implementação de uma nova tecnologia, como a
infraestrutura do país, incentivos governamentais, investimento, recursos, e mais.
Mas isso não nos para: na Scania Brasil, seguimos coletando experiência e resultados com as introduções de
tecnologias movidas à combustíveis mais sustentáveis, como o caminhão a gás e biometano, e o ônibus a gás e
biometano, assim como estudando novidades que façam sentido para o país. Sabemos que o futuro do transporte terá uma
cadeia energética eclética por muito tempo ainda, nosso trabalho se concentra nisso.
*Este é um conteúdo global da Scania. Para ler a matéria na íntegra, acesse:
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