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[ Acontece na Scania ] -- 03/01/2024
[ Texto e foto: Newsroom Scania ]

Abastecendo o futuro: projeto de caminhão movido a energia solar da Scania é revelado

Eric Falkgrim é o gerente de projeto do desenvolvimento de caminhões movidos a energia solar da Scania. Ele explica por que essa tecnologia de ponta promete ser real para o futuro do sistema de transporte.
A intensa busca da Scania por soluções de transporte eletrificado inspira muitas ideias tecnológicas inovadoras. Uma delas é o projeto de desenvolvimento de um caminhão movido a energia solar, cujo sistema de propulsão elétrica é gerado pelos próprios painéis solares do veículo, localizados em um reboque acoplado a um veículo híbrido-elétrico.
É um empreendimento imaginativo que viu uma pequena equipe trabalhar em um ambiente ágil para encontrar soluções que aproveitam o sistema modular da Scania e criam novas tecnologias. O protótipo final foi entregue ao cliente de longa data da Scania, a empresa parceira Ernst Express, que testará o veículo em condições operacionais reais nas estradas suecas.
"Quando começamos a pensar nisso há mais de três anos, nosso ponto de partida eram as baterias de íon de lítio usadas em caminhões elétricos a bateria. No tempo em que a Scania tem trabalhado com essa tecnologia, vimos as baterias ficarem mais leves, mais baratas e mais energicamente densas", explica Eric Falkgrim, Líder Tecnológico no departamento de Pesquisa e Inovação da Scania e Gerente de Projeto do caminhão movido a energia solar.
"Perguntamos a nós mesmos: 'E se as células solares mostrarem uma tendência semelhante? Se a eficiência das células dobrar, o custo é reduzido pela metade ou cai muito, existe um ponto de equilíbrio?' Queríamos descobrir se faz sentido desenvolver essa tecnologia."
Um estudo preliminar de seis meses no final de 2019 e início de 2020 fez a equipe perceber que fazia sentido explorar essa tecnologia agora. Uma vez que receberam financiamento da agência sueca de inovação estatal Vinnova, um projeto em grande escala começou em janeiro de 2021, com o desenvolvimento das células solares pela Universidade de Uppsala.
No entanto, o projeto está focado na Suécia, que não é exatamente conhecida por receber sol constante, especialmente nos meses mais frios. Por quê?
"Queríamos especificamente ver se fazia sentido na Suécia, porque se você vai para lugares como o sul da Europa, Austrália ou norte da África, obviamente há muito mais sol. Se isso puder funcionar aqui nas condições menos ensolaradas e um pouco mais escuras, isso confirmaria a validade generalizada do projeto", diz Falkgrim.
Equipe de desenvolvimento 'start-up' da Scania
A pequena equipe compacta da Scania é composta por desenvolvedores de software, desenvolvedores de hardware e gerenciamento de projeto, com não mais que uma dúzia de pessoas envolvidas ao longo do processo de desenvolvimento de 19 meses. "É um pouco como uma start-up", diz Falkgrim.
"A tarefa geral parece simples - colocar painéis solares em um caminhão e conectá-lo ao sistema elétrico. Mas é um pouco uma ideia maluca e inovadora porque envolve muitos sistemas e desenvolvimento de hardware e software novos, para torná-lo seguro para lidar com a transferência de energia e para lidar com falhas. O caminhão/trator híbrido plug-in com todos os 'sistemas regulares' (armazenamento de energia de 100 kWh) está conectado ao reboque com baterias adicionais, que têm armazenamento de energia de 200 kWh e atuam como um 'banco de energia' para o caminhão, e eles estão conectados à caixa de painéis solares que carrega o banco de energia", explica ele.
Existem também considerações importantes de segurança. "Você deve ter em mente que as células solares não são feitas para se mover pela cidade em um veículo. Elas são projetadas para ficar estacionadas no topo de uma casa por 20 ou 30 anos. Tivemos que lidar com desafios de segurança ao colocar painéis solares em um veículo.
Portanto, é bastante envolvente do ponto de vista técnico, mas não temos a pressão de ser um projeto em grande escala onde estamos produzindo algo que será vendido globalmente para centenas e milhares de clientes. É um projeto de pesquisa que visa verificar se a solução faz sentido, e até agora acreditamos que sim.”
Embora uma aplicação comercial para o caminhão esteja a alguns anos de distância, Eric Falkgrim está entusiasmado com a entrega para a Ernst Express e com as perspectivas de longo prazo da tecnologia de células solares.
"Os dados que já temos mostram que os painéis solares contribuem significativamente para a energia que o caminhão recebe, e isso é uma parte do quebra-cabeça geral quando se trata de transporte descarbonizado. A primeira coisa que precisamos descobrir é 'isso faz sentido?' E para responder a isso: sim, é bom o suficiente para trabalhar na escala que estamos fazendo agora."
Faz sentido para o Brasil?
Se a sustentabilidade ideal é um caminho contínuo e longo para nossos colegas na Europa, no Brasil essa jornada se estende: é necessário levar em consideração diversos fatores para a implementação de uma nova tecnologia, como a infraestrutura do país, incentivos governamentais, investimento, recursos, e mais.
Mas isso não nos para: na Scania Brasil, seguimos coletando experiência e resultados com as introduções de tecnologias movidas à combustíveis mais sustentáveis, como o caminhão a gás e biometano, e o ônibus a gás e biometano, assim como estudando novidades que façam sentido para o país. Sabemos que o futuro do transporte terá uma cadeia energética eclética por muito tempo ainda, nosso trabalho se concentra nisso.
*Este é um conteúdo global da Scania. Para ler a matéria na íntegra, acesse:
https://www.scania.com/group/en/home/newsroom/news/2023/scanias-solar-powered-truck.html

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A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333