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[ Acontece na Scania ] -- 03/09/2024
[
Texto: Newsroom Scania / Fotos: Scania ]
Scania lança na Europa nova caixa de câmbio para o V8 770
Scania lança a G38 para atuar junto ao V8 de 770 hp. Mais leve e com excelente capacidade de partida, a nova caixa de câmbio foi apresentada na feira Elmia, na Suécia. Ela economiza combustível, sem adicionar peso ou alterar dimensões do caminhão, além de trazer melhorias para lidar com altos níveis de torque
Na feira Elmia, na Suécia, a Scania está lançando sua última versão das caixas de câmbio da série G para o Scania
Opticruise. A nova e robusta adição – chamada G38 – foi especialmente desenvolvida para trabalhar em conjunto com o
V8 mais potente da Scania, o lendário motor de 16 litros e 770 hp com 3.700 Nm de torque. Juntos, eles oferecem
desde economia de combustível e redução de peso até uma condução suave e excelente capacidade de partida.
A G38 é desenvolvida especificamente para funcionar com o V8 de 770 hp da Scania. Capaz de suportar 3.800 Nm – sem
peso ou dimensões adicionais. Traz economias de combustível devido à redução de atrito, maior faixa de uso e a
oportunidade de selecionar relações de eixo traseiro mais rápidas, mantendo boa capacidade de partida.
A G38 é a última e mais recente versão das caixas de câmbio da série G, que foi introduzida pela primeira vez em
2019 (com a G33). Ela é feita sob medida para lidar com o torque massivo que o V8 de 770 hp da Scania produz. Apesar
de ser capaz de suportar até 3.800 Nm de torque, ela possui exatamente as mesmas dimensões e peso da G33. Mas como
isso é possível?
"Basicamente, trata-se de metalurgia, escolher qualidades de aço mais extremas e aplicar tecnologias como polimento
de engrenagens e shot peening para aumentar o endurecimento e a durabilidade de certos componentes vitais", diz Mats
Henriksson, Engenheiro de Desenvolvimento na Scania R&D. "Também adicionamos canais de óleo extras para as partes
mais cruciais, mas é só isso – o design básico da série G é muito robusto por si só."
As caixas de câmbio da série G são tipicamente 60-70 kg mais leves que as caixas de câmbio que elas estão
substituindo, principalmente devido aos alojamentos totalmente em alumínio e dimensões gerais menores. Outra
conquista importante é a redução de ruído, um pré-requisito para atender às futuras regulamentações. As trocas de
marcha nessas caixas de câmbio manuais automatizadas são feitas por atuadores pneumáticos. Usando freios de eixo, os
engenheiros da Scania conseguiram reduzir o número de sincronizações, espaço que é utilizado para engrenagens mais
largas.
"A série G e suas características foram algo revolucionário na época de seu lançamento, e ainda é, se me
perguntarem", diz Bo Eriksson, Gerente de Produto da Scania Trucks. "Ela oferece todos os valores que os clientes
podem desejar, ao mesmo tempo em que é flexível e adequada para uma ampla gama de aplicações e operações,
especialmente aquelas que envolvem muita potência e torque. Tratores de transporte pesado, por exemplo,
definitivamente se beneficiarão da G38. É a adição definitiva quando se trata de etapas de desempenho bem
equilibradas no sistema modular da Scania."
As caixas de câmbio da série G também podem ser encomendadas em versões HD (Heavy Duty), e a G38 não é exceção. Como
G38CH, ela virá com uma roda planetária mais larga para adicionar ainda mais robustez. Isso aumenta a capacidade de
lidar com alto torque no eixo cardã, mesmo nas condições de estrada mais exigentes (tipicamente onde não há
"estradas").
A caixa de câmbio G38 é mais curta do que a caixa de câmbio Scania mais comum para o mesmo tipo de operação
atualmente, a GRSO926. Uma certa diferença entre elas é que a G38 possui apenas uma limitação de torque embutida:
apenas 100 Nm de potência do motor são cortados em um determinado ponto de marcha e rpm, algo que o motorista mal
notará. A G38 oferece 14 marchas à frente, incluindo uma super rasteira e uma marcha direta, e a oportunidade de
especificar até 8 marchas para andar em marcha ré.
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