Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Acontece na Scania ] -- 04/03/2022
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Scania ]
Caminhão-escola é doado pela Scania para o SEST SENAT e irá contribuir com os treinamentos e capacitações de motoristas.
O projeto Escola de Motoristas Profissionais, do SEST SENAT – Unidade de Assis, em São Paulo, ganhou um novo aliado para a formação dos futuros condutores. Na última semana, a Scania doou um caminhão para a entidade, modelo R 450 6x4, ano 2017/2018. O veículo será utilizado para os treinamentos dos motoristas e outras capacitações junto a empresas de transporte localizadas no oeste do estado de São Paulo.
Apelidado de “Mocaccino” pelos colaboradores da Scania, o caminhão fez parte da área de Pesquisa & Desenvolvimento dentro da fábrica e cumpriu sua missão ao ajudar as equipes durante a realização de testes para o desenvolvimento de novas tecnologias da marca. A partir de agora, assume novos desafios no SEST SENAT ao se tornar o novo companheiro de estrada dos motoristas, possibilitando estudos e qualificação, especialmente dos profissionais que transportam cana-de-açúcar, que é a principal cultura do local onde o veículo irá atuar.
Para Carlos Panzan, vice-presidente do Conselho Regional do SEST SENAT e presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (FETCESP), o caminhão-escola chega em boa hora, especialmente em função da escassez de mão de obra qualificada para o setor. “Sempre trabalhamos com o intuito de que as montadoras cedessem esses veículos para treinamento. Temos o simulador, mas ele não possui todas as tecnologias de um veículo, ou seja, não substitui o caminhão na prática. Então a iniciativa é muito importante para nós, principalmente porque estamos com um número insuficiente de motoristas no mercado e precisamos qualificar os profissionais, o que traz um grande benefício para o setor, já que sabemos que atualmente faltam condutores realmente capacitados”, pontua.
É no que Maria Luiza Delavy, diretora de Pessoas e Cultura da Scania Brasil, também acredita. Para ela, essa iniciativa é um marco na história da Scania. “Em muitos anos de tentativa essa é a primeira vez que conseguimos fazer uma doação como essa, que é fundamental para contribuir para a capacitação das pessoas que fazem o nosso processo de trabalho e o nosso negócio continuar lá na ponta, com o cliente direto. Ter profissionais formados e engajados para dar continuidade aos nossos serviços é extremamente importante. Temos plena consciência da carência de recursos existente e que podemos contribuir agora, facilitando, então, a formação dessa mão de obra”, destaca.
No que depender da rede P.B. Lopes, concessionária Scania da região de atuação do “Mocaccino” e que atenderá as futuras demandas de manutenção desse caminhão, incentivo para que esses treinamentos aconteçam não irá faltar. “Nós já temos um investimento em treinamento de condutores visando o melhor aproveitamento possível do produto Scania. Mas vamos propagar essa informação junto aos nossos clientes para que busquem também o SEST SENAT como opção de qualificação para seus motoristas. Para nós, essa é uma iniciativa muito significativa da fábrica, pois ter o produto disponível para treinamento será de suma importância no desenvolvimento desses profissionais”, reforça Daniela Lopes, diretora da rede P.B. Lopes.
“Esse projeto da Scania uniu dois elementos importantes para o transporte: um caminhão de testes, que nem sempre se tornava um caminhão produtivo após sua vida útil, e a peça mais do que fundamental do nosso setor, que é o motorista. E isso contribui inclusive com a jornada de sustentabilidade da Scania, já que a nossa atuação junto ao motorista também proporciona resultados de redução da nossa pegada de carbono. Conseguir fazer com que um caminhão que seria ‘escrapeado’ vire uma ferramenta de treinamento para que motoristas possam dirigir melhor e com isso também colaborem para um transporte mais sustentável é motivo de orgulho para nós”, conclui Fabio Souza, líder das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

Comentários

Ricardo Moreira:

Só tenho a agradecer a Scania por acreditar no projeto da Unidade do SEST SNAT de Assis/SP e faremos jus a essa doação. Obrigado

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333