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[ Acontece na Scania ] -- 05/02/2021
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Texto: Assessoria de Imprensa Scania Brasil / Fotos: Scania ]
Programas de Manutenção Scania deverão crescer 38% em 2021
Marca também comemora as 40 mil unidades conectadas no Brasil; 2020 foi o melhor ano de faturamento de Serviços Scania em sua história
A área de Serviços da Scania foi fundamental no desafiador ano de 2020 com a chegada da pandemia da covid-19. A preparação, o treinamento e a agilidade da rede de concessionárias para continuar atendendo os clientes de forma segura, dentro dos novos padrões, foram um divisor de águas para manter os negócios dos clientes em operação. A Manutenção Flexível Scania e as modalidades de programas que cobram apenas por km rodado fizeram a diferença no bolso do cliente. Toda a confiança passada ao mercado resultou no melhor ano de faturamento de serviços da história da empresa desde que chegou ao país em 1957. Para 2021, o otimismo permanece e a fabricante crê em aumento de 38% nas vendas de programas de manutenção, além de comemorar a marca de 40 mil veículos conectados.
Para este ano, há outras metas como a previsão de um aumento de 26% do portfólio (carteira de planos ativos) de Programas de Manutenção Scania (PMS) – objetivo de 22.600 unidades –, ter 46% dos caminhões novos comercializados com alguma modalidade de PMS inclusa, sendo deste total 70% com planos flexíveis, e que os veículos conectados cheguem a 50 mil (acréscimo de 30% sobre 2020).
Em relação à rede de concessionárias, a Scania anuncia a abertura de 10 novos pontos de atendimento, que se somam aos sete inaugurados em 2020. Atualmente, são 155 pontos de atendimento entre filiais, matrizes, estruturas dentro dos clientes e atendimentos remotos, que cobrem 100% do território nacional. Todos os pontos de atendimento seguem o rigoroso processo de padronização global, em que o cliente tem o mesmo nível de atendimento independente de onde esteja e sempre uma atenção dedicada a sua necessidade. Além disso, segue o processo de digitalização da rede para melhorar e agilizar todos os processos de oficina, garantindo mais disponibilidade para os clientes. A digitalização traz uma maior gama de informações sobre os produtos e necessidades dos clientes, e propicia que cada atendimento seja único.
O balanço de 2020 teve o portfólio de Programas de Manutenção Scania (PMS) aumentado em 12% em comparação a 2019. O revolucionário programa com planos flexíveis, em que o próprio caminhão avisa quando deve parar, representou 60% do portfólio. “O que comprova a maturidade do mercado com essa solução que vem aumentando a rentabilidade do cliente, e se mostrou tão importante no momento da pandemia, quando, de fato, o cliente só pagou pelo que rodou e fazendo a manutenção na hora certa”, salienta Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.
Já os Serviços Conectados completam a importante marca de 40 mil veículos ativos numa alta de 35% sobre 2019. Do total, 94% são caminhões (37.628) e 6% ônibus (2.372). No mundo, a Scania já possui 500 mil veículos conectados. “Começamos a conectar os produtos em janeiro de 2017 e já chegamos a este volume expressivo em pouco tempo. O que significa que são diversos clientes traduzindo em dinheiro no bolso os dados e análises gerados em cada viagem. Muitos estão usando a conectividade para mudar o formato da gestão de seus motoristas e trazendo a digitalização como fator preponderante para aumentar a rentabilidade da empresa”, diz Montanha.
Dos 40 mil veículos ativos, 17 mil utilizam o pacote Desempenho (pago e mais completo), alta de 9% sobre 2019, e que representa 42% de toda frota. “Os clientes do Desempenho são aqueles que investem porque acreditam no custo-benefício da ferramenta, e também na diminuição de custos como combustível, desgaste de pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do produto. Cada vez mais, muitos deles também adquirem com um foco adicional na redução das emissões de CO2”, analisa Montanha. Ainda em 2020, muitos clientes já aderiram ao novo pacote de conectividade, o Avaliação do Motorista, atingindo a marca de 1.800 veículos ativos com esta solução, ou 4,5% da frota ativa. O volume restante é do pacote Análise.
Amplo leque de serviços ampliam rentabildade dos clientes
Ciente de que as necessidades do mercado mudam constantemente e na busca por surpreender o cliente, a Scania investe regularmente em atualizações e antecipação de tendências para manter seu portfólio sempre eficiente. A conectividade é a base de tudo. As principais opções oferecidas são a conectividade por meio dos pacotes Análise e Desempenho, Programa de Manutenção Premium Flexível, PMS Fleet Care (com gestor de frota dedicado para a empresa), Serviços Dedicados – estrutura da Casa Scania dentro das instalações do cliente – e Driver Services (treinamento).
Conectividade
O pacote Análise, que é gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais. Já o Desempenho, que oferece um custo muito competitivo no mercado, permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento. Por meio dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalado de fábrica nos modelos desde 2016. O novo pacote, incorporado em 2020, Avaliação do Motorista está focado no acompanhamento e gestão dos hábitos de condução, diferencial competitivo em qualquer frota e exclusividade da Scania.
Os Serviços Conectados são uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e controlar os custos operacionais. Os dados são disponibilizados online para a Scania e sua rede. Trata-se de um trabalho de apoio para quem usa veículos Scania, para reduzir gastos, aumentar o tempo do veículo rodando e tornar o serviço mais rentável.
Planos Flexíveis
Após o sucesso dos planos flexíveis (2017), a Scania aproveitou a Fenatran 2019, para apresentar o Programa Premium Flexível, que reduz em até 25% o custo total da manutenção do caminhão. Ele se tornou o mais completo plano oferecido, pois contempla as manutenções preventivas e as corretivas de forma individualizada e personalizada, para garantir a máxima rentabilidade, disponibilidade e confiabilidade operacional da frota. Há contratos de adesão de três, quatro ou cinco anos. O sucesso do Premium Flexível tem sido comprovado com a representatividade da venda de 90% de todos os programas de manutenção corretivos.
A cobrança é na preventiva e na corretiva por quilometragem (se não rodou, não paga) e de acordo com faixas de consumo de combustível (se consumiu menos, paga menos). O cliente é duplamente beneficiado. Além de gastar menos diesel, economiza também nos custos de manutenção. O investimento no Premium Flexível tem preço muito competitivo, e garante a confiabilidade de todo o caminhão. O cliente permanece não tendo risco, e pode planejar seus custos a longo prazo. As condições comerciais são ajustadas no momento da contratação e permanecem inalteradas ao longo do tempo de vigência.
PMS personalizados para diversas operações
O ano de 2020 também foi caracterizado por demandas diferenciadas dos clientes Scania que usufruem do PMS. Com todos os obstáculos vividos pelos transportadores em razão da pandemia, a Scania se prontificou em atender cada uma das demandas com ofertas customizadas a partir de seus produtos padrões no portfólio. Desde uma customização na cobertura de atendimento, passando por formas diferenciadas de pagamento e vigência do contrato, até mesmo a modalidade de apuração e contabilização dos resultados do contrato com o cliente. A Scania pretende ampliar as possibilidades de customização para também ser ainda mais flexível, não só no plano de manutenção do veículo mas também na maneira de se relacionar com seus clientes.
Driver Services
A boa performance e a direção do motorista passam a fazer ainda mais diferença. Para auxiliar o transportador a manter seus condutores dentro das médias mínimas de consumo, a Scania oferece o Driver Services. O programa de condução personalizada pode chegar em torno de 10% de economia por veículo. A solução de orientação para a direção econômica da Scania tem como meta proporcionar o melhor custo de operação aos clientes, por meio da redução do consumo de combustível. O formato de orientação inovador no mercado nacional ocorre em três etapas: o Treinamento, o uso do Driver Support e o Coaching, que é realizado pelos instrutores Master Drivers distribuídos por toda a rede.
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