Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Acontece na Scania ] -- 05/01/2022
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Scania ]
Confira algumas dicas para manter a segurança ao navegar na internet, não cair em golpes virtuais e ainda identificar perfis e notícias falsas.
2022 já começou com informação relevante para você, que acompanha a revista da Scania Brasil. A Jornada pegou carona no clima de boas-vindas de um novo ano, que costuma vir embalado do compartilhamento de mensagens, para falar de um assunto importante: como checar a veracidade de uma informação no ambiente digital para não cair nas famosas fake news nem disseminar notícias ou perfis falsos nas redes sociais.
Certamente esse foi um tema que permeou 2021 e vai transpor 2022 junto conosco. Afinal, se antes da pandemia já fazíamos uso da web para tratar de assuntos pessoais e profissionais, os últimos dois anos intensificaram ainda mais a nossa presença no digital e nos ensinaram o quão positiva, próxima e amigável a tecnologia pode ser se bem utilizada.
Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas úteis para te ajudar a proteger os seus dados ao usar a internet e a saber como identificar um perfil ou uma notícia falsa. Assim, você pode navegar à vontade, aproveitar a tecnologia para rever os amigos ou a família que mora distante sem se preocupar e ainda dividir com quem você quer bem somente as boas energias no decorrer deste novo ano que começou. Vamos lá?
Para navegar com segurança:
  1. Verifique sempre a URL do site em que for navegar, mesmo que tenha recebido o link de um amigo ou conhecido. Lembre-se de que os hackers se aproveitam, por exemplo, da semelhança entre o número 0 e a letra O, a letra l e o número 1, para confundir o usuário.
  2. Cheque também se o site tem certificado de segurança, que é aquele cadeado pequenininho que aparece logo no início da URL.
  3. Não instale nada no seu computador sem ter solicitado ou ter certeza se aquele aplicativo ou software é original. Alguns golpes nem mesmo o antivírus é capaz de detectar, então fique atento! Vale o mesmo para o celular: nada de sair instalando qualquer sugestão de aplicativo que você receba. Mesmo alguns apps disponíveis nas lojas podem trazer problemas.
  4. Nunca informe seus dados ao receber uma ligação, mensagem ou e-mail, ainda que seja da sua agência bancária. Muito menos fale números ou dados que receber por SMS. Se quem está do outro lado da linha fosse realmente do seu banco, já deveria ter os seus dados em mãos, não é mesmo?
  5. Caso receba uma mensagem com pedido de Pix ou qualquer outro tipo de depósito, cheque primeiro com a pessoa citada antes de tomar qualquer decisão. Vale uma ligação ou ainda fazer uma pergunta que só a pessoa de verdade saberia responder.
  6. Evite clicar em anúncios e lembre-se de que os presentes gratuitos na verdade nunca são presentes – nem gratuitos!
  7. Caso faça operações financeiras pelo computador ou celular, como pagamentos de boletos, transferências bancárias, certifique-se da fonte, confirme o CNPJ ou CPF e faça a transação sempre pelo app da própria instituição financeira. Aqui vale também a dica número 1: verifique a URL ao navegar.
  8. Atualize seu sistema operacional e mantenha essa atualização em dia. Nas versões mais antigas, os hackers já tiveram tempo de encontrar as brechas de segurança e nas mais recentes não.
Não dissemine notícias falsas:
  1. Busque sempre os canais oficiais da empresa ou da marca para se informar sobre ela.
  2. Notícias falsas geralmente causam grande surpresa. Por isso, desconfie se receber uma promoção de um produto com preço muito abaixo do normal, um convite para participar de um sorteio imperdível ou mesmo um presente mirabolante se você participar de uma pesquisa, por exemplo.
  3. Ao vivenciar uma situação deste tipo, primeiro analise a informação recebida. Em seguida pesquise na internet, digitando o assunto central em um buscador como o Google, por exemplo, e veja se mais de um portal confiável noticiou o mesmo fato. É também importante verificar nos canais oficiais da empresa ou da marca se a mesma informação ou notícia foi divulgada.
  4. Caso não seja real, denuncie, seja um portal, um perfil das redes sociais ou qualquer outro canal por onde tenha recebido a informação falsa.
  5. Não compartilhe notícias ou perfis sem checar antes a veracidade. Deixe para compartilhar com amigos, família e conhecidos somente as suas boas e verdadeiras energias ????
Aproveite para conferir aqui os canais oficiais da Scania Brasil:

Redes Sociais

Notícias

Scania Serviços Financeiros

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333