Jornada Scania
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[ Soluções de Transporte ] -- 09/06/2025
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

De olho no futuro, Scania amplia presença global com nova fábrica

Scania pelo Mundo: com um investimento de 2 bilhões de euros, a Scania prepara uma nova fábrica na China que promete fortalecer sua presença no mercado asiático, trazendo mais agilidade, inovação e capacidade para atender à crescente demanda local
A Scania está expandindo sua presença global com um movimento estratégico: um investimento de 2 bilhões de euros (equivalente a mais de R$ 11 bilhões) na construção de um novo centro de produção na China. A nova unidade, que se tornará a terceira base industrial da marca no mundo — ao lado da Suécia e do Brasil — reforça o compromisso da Scania em ampliar sua atuação internacional e se aproximar de um dos mercados mais dinâmicos do transporte.
A nova unidade está sendo construída na cidade de Rugao, com inauguração prevista para outubro de 2025. Quando estiver pronta, terá capacidade para produzir até 50 mil veículos por ano, ampliando de forma expressiva a força industrial da Scania e encurtando distâncias com o mercado asiático.
E o plano vai muito além de simplesmente produzir caminhões. Segundo o CEO global da Scania, Christian Levin, a ideia é estar mais próximo das inovações tecnológicas em transporte desenvolvidas na China. "Queremos fazer parte do ecossistema e estar perto da concorrência", afirmou.
Atualmente, os caminhões que chegam à China são importados da Europa ou do Brasil, o que pode levar até sete meses. Com a produção local, a entrega será muito mais rápida — um salto importante em competitividade.
Mas engana-se quem pensa que o Brasil vai perder espaço. Muito pelo contrário: a Scania já havia anunciado um novo ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões no país para focar em tecnologias sustentáveis, como veículos elétricos e movidos a gás, biometano e biodiesel, e abarcar o início da produção de ônibus elétricos na planta de São Bernardo do Campo (SP).
Essas iniciativas ampliam a presença global da Scania, mas também reforçam o compromisso da marca com a descarbonização — e o Brasil continua sendo peça-chave nessa jornada.
Fontes:
Blog do Caminhoneiro
CNN Brasil
Motor Show
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