Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Família Scania ] -- 17/05/2022
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Rota Oeste ]

Diagnóstico de caminhão feito de forma remota? Sim, e com óculos de realidade aumentada!

É essa a função do Rota Eyes, tecnologia que acaba de ser lançada pelo Grupo Rota Oeste para agilizar o atendimento ao cliente e trazer ainda mais produtividade para a operação.
O veículo está em campo, a quilômetros de distância de uma Casa Scania. Até que chega a hora de fazer uma manutenção corretiva, pois o caminhão apresentou uma falha ou está precisando de uma peça para um reparo. O técnico e o mecânico estão na concessionária. Como é que o serviço poderá ser executado com agilidade e exatidão? Afinal, caminhão parado é perda de tempo e menos dinheiro no bolso de qualquer transportador. Pois é aí que entra a tecnologia.
Com o Rota Eyes, os óculos de realidade aumentada que acabam de ser lançados pelo Grupo Rota Oeste, o cliente pode ter informações mais precisas sobre o que está acontecendo na sua frota e no seu caminhão. E até mesmo quando a demanda é esta, uma manutenção corretiva, é possível executar o trabalho de forma remota, já que por meio de diagnóstico por videoconferência, o técnico pode auxiliar e agir, em tempo real, até que chegue ao local para a execução do trabalho.
“Com os óculos, conseguimos ter uma precisão de informação e mais qualidade de atendimento ao sair com as peças certas. Essa tecnologia vai trazer mais praticidade e com certeza antecipar as informações do nosso cliente que está em rota precisando da nossa atenção”, explica Sérgio Carreirão, Diretor de Pós-Vendas da Rota Oeste Veículos.
A ferramenta é uma das novidades do On Innovation, a área de Inovação criada há dois anos dentro do Grupo. O objetivo é que o cliente tenha mais controle da gestão de sua frota, informações mais precisas sobre o que está acontecendo no campo e mais agilidade para resolução de qualquer eventualidade. “Estamos em uma região de grandes distâncias, muitas vezes o técnico se desloca até uma máquina e precisa entregar a solução total para o cliente. Os óculos de realidade aumentada irão ajudar nesse processo, além de facilitar para que o cliente tenha o controle de sua empresa na palma de suas mãos. Foi o que nos levou a investir nesta nova área dentro do nosso Grupo. É a Rota Oeste na rota do futuro”, destaca Gilmar Meneghini, Presidente Executivo do Grupo Rota Oeste.
Já foram mais de R$ 2 milhões investidos nesta nova área, que tem como objetivo desenvolver tecnologias que tragam facilidades para o setor do agronegócio, um dos principais segmentos atendidos pelo Grupo, que atua nos estados do Centro-Oeste do Brasil. “Queremos fomentar a cultura de inovação e ter tecnologias cada vez mais avançadas na nossa região. Isso reforça o nosso compromisso de entregar sempre as melhores soluções de transporte para o nosso cliente”, finaliza William Viegas, Head de Inovação Grupo Rota Oeste.
Ficou curioso (a) para ver esses óculos em pleno funcionamento? Veja no vídeo abaixo mais detalhes do Rota Eyes:

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333