Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Soluções de Transporte ] -- 01/12/2023
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Rápido ABC ]

Rápido ABC: raízes fortes e estradas infinitas

“Custo-benefício, fácil manutenção, torque melhor que o 410, conforto para o motorista, eficiência e resultados, que chegam a 5% de economia de combustível”. Com este relato de Rafael Augusto Rech, proprietário Rápido ABC, veja como a chegada dos Scania 370 tem ajudado a empresa a ter mais eficiência e rentabilidade em suas operações de transporte.
Rafael Augusto Rech, proprietário Rápido ABC, é o tipo de empreendedor que carrega a estrada no DNA. Herdou do pai não apenas o amor pelos caminhões, mas também a paixão pelo transporte e pela marca Scania. A empresa, que tem sua matriz em Caxias do Sul (RS), duas filiais em São Paulo (SP) e uma em Curitiba (PR), é um testemunho vivo desse legado.
“A Scania sempre fez parte da nossa história. Antes mesmo de a empresa nascer meu pai era caminhoneiro e já era um grande admirador da marca. Esse ano de 2023 a Rápido ABC completou 35 anos e eu posso dizer que a minha vida inteira eu estive dentro dela”, orgulha-se Rafael.
E foi nessa jornada, dentro de uma operação que exige o melhor desempenho, que os caminhões Scania se destacaram. A introdução dos modelos 370 foi como trazer uma nova vibração para a Rápido ABC. Com uma frota que carrega 75% de veículos Scania, a chegada de dois veículos P 370 - um 6x2 e outro 4x2 – não representou apenas uma adição, mas uma revolução.
E o que torna o 370 tão especial? Para Rafael, a resposta é simples: resultados palpáveis. Com uma economia de combustível que desafia as expectativas, esse modelo se tornou uma peça-chave nas estradas da Rápido ABC, especialmente em rotas desafiadoras, onde a performance faz toda a diferença.
“O 370 é só uma consequência da evolução da própria Scania e a Rápido ABC sempre veio participando disso. Tivemos todos os modelos que a Scania lançou que se enquadravam na nossa operação. O 370 veio para substituir o 410, que já vemos com bons olhos, e tem nos dado resultados muito bons na carreta três eixos”, destaca o empresário. “O 370 tem um preço mais atrativo e na minha opinião é um pouco melhor que o 410. Nossa aquisição foi em função disso: custo-benefício, fácil manutenção, torque melhor que o 410, conforto para o motorista, eficiência e resultados, que chegam a 5% de economia de combustível”, completa Rafael.
“O Rafael tinha um Scania 410 na frota e no início pensou que estava regredindo ao investir em um 370. Com o desempenho do veículo, ele mesmo viu que não é verdade, pelo contrário. O caminhão está entregando a mesma potência e torque que o Euro 5 e trazendo resultados importantes em economia de combustível”, comenta Elvis de Col, consultor de vendas da Brasdiesel, Casa Scania responsável pelo atendimento e acompanhamento da Rápido ABC.
Ideais e resultados conectados
Mas não é só sobre economia. A conectividade oferecida pela Scania foi como abrir uma nova porta para o futuro da empresa, que transporta autopeças e aço para empresas como montadoras de automóveis, ônibus e implementadores de carretas entre as regiões Sudeste e Sul do Brasil.
A introdução do Fleet há alguns anos não só melhorou a eficiência, mas também se tornou o pilar da segurança, resultando em menos acidentes e em uma operação mais eficaz. “Não vivo mais sem a conectividade. Há três anos temos frota nota A dentro do Fleet e motoristas que desde que começamos a conectar os caminhões já fazem nota A. Nossos profissionais assimilaram com facilidade e sabem que estar muito concentrados para fazer o seu melhor, pois se piscar perde o jogo. Eles ficam sempre muito atentos e isso nos ajudou a ficar cinco anos sem acidente. Foram os demais benefícios, como menor consumo de óleo diesel, gasto com pneus e multas de trânsito”, ressalta Rafael.
Com todo esse trabalho conjunto, os números impressionam: uma economia de até 5% no consumo de combustível e uma performance exemplar em cargas entre 20 e 25 toneladas. Mas para Rafael e toda a equipe da Rápido ABC, os caminhões Scania são mais do que apenas máquinas eficientes. São parceiros confiáveis que entendem as necessidades e desafios de uma operação em constante evolução.
“É nessa marca que a gente acredita. Custo-benefício é a palavra-chave em qualquer negócio, pois não adianta pagar barato sem ter retorno. O Scania é o melhor do mercado, acreditamos nisso há muitos anos. Já tivemos outras marcas e desfizemos dos caminhões porque quando comparamos com os Scania da nossa operação vimos que não valia a pena manter”, revela o empresário.
Assim, a Scania não é apenas uma escolha. É a estrada que a Rápido ABC definiu percorrer rumo ao sucesso. Até porque se tem Scania tem família. E disso a Rápido ABC entende tão bem quanto entende de transporte. “Família é a palavra que nos define. Imagine um motorista com 33 anos de empresa. Ele me conheceu quando eu tinha sete anos de idade, então ele não é um funcionário, ele é praticamente um irmão. E essa é a nossa realidade. Devemos ter de 30 a 40% dos nossos colaboradores com mais de 20 anos de empresa. Então eu sei que as pessoas que estão aqui tocam o negócio como se a empresa também fosse delas. E é muito bom ter essa sinergia e parceria, dentro de casa e com a Scania, que também compartilha desses mesmos valores”, conclui Rafael.
Rafael Augusto Rech, proprietário Rápido ABC

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333