Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
Quando a Scania diz que ouve seus clientes e entrega soluções feitas sob medida, com as especificações de acordo
com a necessidade de cada operação e de cada cliente, isso vai além do discurso. É o que comprova a mais recente
entrega feita à PowerLOG: um modelo G 560 XT Super Heavy Tipper 8x4 totalmente customizado, pensado para atender
às particularidades do transporte de cargas indivisíveis — e o primeiro nessa configuração produzido pela Scania
no Brasil.
O projeto foi desenvolvido ao longo de mais de um ano, reunindo equipes da engenharia da Scania Brasil e da
Suécia. A PowerLOG, transportadora especializada nesse tipo de operação, trouxe a demanda. A Scania escutou,
analisou e, por meio do seu sistema de produção modular – o TMA (Taylor Made for Application) -, entregou um
caminhão exclusivo, com capacidade máxima de tração (CMT) de 250 toneladas e um engate dianteiro capaz de
suportar mais de 100 toneladas de arrasto. Um veículo sob medida — literalmente — para superar os desafios dessa
aplicação.
“É o primeiro caminhão de uma série que com certeza o cliente vai trazer para sua frota. Para nós, é motivo de
muito orgulho entregar uma solução que nasce da escuta ativa e da parceria”, comenta Fausi Pereira, Gerente
Regional de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.
Parceria que constrói soluções
Fundada em 2021 e localizada em Araraquara (SP), a PowerLOG é uma empresa jovem, mas com sócios que acumulam
quase duas décadas de experiência no transporte de cargas especiais. A relação com a Scania começou pouco tempo
depois do nascimento da empresa, com o acompanhamento e atendimento da Casa Scania Escandinavia de Araraquara, e
se fortaleceu a cada novo passo.
“Havíamos começado um trabalho de substituição dos nossos veículos. Iniciamos as atividades com caminhões mais
leves de outra marca e conhecemos as soluções da Scania por meio do atendimento da Escandinavia. Fomos muito bem
acolhidos desde o início, com uma atenção excepcional. A Scania se destacou pela tecnologia, pela qualidade e
principalmente pelo suporte — antes, durante e depois da venda,” destaca Rodrigo Ambrósio da Silva, proprietário
da PowerLOG.
Foi a partir dessa proximidade que o projeto do G 560 XT Super 8x4 nasceu. O Gerente de Negócios da
Escandinavia, Cícero Amaro da Silva Junior, acompanhou todo o processo de desenvolvimento, desde o levantamento
da necessidade até a entrega final.
“Tivemos um evento na concessionária para apresentar o Scania Super e desde então viemos conversando com o
cliente. Levamos a demanda dele para a engenharia da fábrica, detalhamos a operação e conseguimos chegar à
especificação ideal: um caminhão com CMT acima de 200 toneladas, engate dianteiro - a principal necessidade do
cliente na operação, um engate que suporta uma carga acima de 100 toneladas de arrasto -, e o alto desempenho da
linha Super. É um Scania feito sob medida para carga indivisível, um caminhão especificado de acordo com a
operação do cliente”, explica Cícero.
Um marco para a operação e para o segmento
Essa foi a sexta aquisição da PowerLOG com a Escandinavia. Mas, para todos os envolvidos, esse caminhão tem um
significado ainda mais especial: é o primeiro Scania comercializado no Brasil na tração 8x4 desenvolvido
especialmente para o transporte de cargas indivisíveis — e um grande marco para a operação do cliente e desse
segmento.
“Esse veículo vai direto para o trabalho. A expectativa é alta porque temos muito o que entregar com ele”
reforça Rodrigo.
O veículo não é apenas mais um caminhão — é o resultado de uma necessidade real, atendida com excelência.
“Acreditamos que este será um verdadeiro case de sucesso para quem atua no segmento de cargas indivisíveis,”
completa Casseli, Diretor Comercial da Escandinavia.
Mas, afinal, o que são cargas indivisíveis?
Para quem não sabe, as cargas indivisíveis são aquelas mercadorias que, por sua natureza ou finalidade, não
podem ser divididas, desmontadas ou separadas na hora do transporte. São geralmente itens de grande porte e
peso, como grandes transformadores, pás eólicas, estruturas metálicas, vigas de concreto, máquinas industriais,
entre outros. Por envolverem dimensões e pesos fora do padrão, exigem planejamento logístico e veículos e
equipamentos especializados para o transporte, como é o caso do G 560 XT 8x4 Super entregue à PowerLOG.
Trata-se de um setor desafiador, que requer precisão, força e segurança em todos os detalhes — e que ganha cada
vez mais relevância no cenário da infraestrutura e da logística brasileira.
“O modelo 560 XT tem a base do Heavy Tipper 8x4 e é o primeiro caminhão de vários que a gente vai trazer para o
mercado brasileiro e para esse cliente que é muito importante pra nós”, conclui Fausi.
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.