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São Paulo, 20 de fevereiro de 2019 – A área de Serviços
da Scania vem acumulando nos últimos anos, uma série de pioneirismos no setor. Toda esta mudança
na forma de oferecer serviços se traduz no aumento de faturamento e para 2019 a expectativa é
por um aumento de 28% na venda de programas de manutenção. Atualmente, a rede Scania tem 125
pontos de atendimento, que cobrem 100% do território nacional.
"Nenhum outro concorrente revolucionou tanto o mercado com soluções de serviços nos últimos anos
como a Scania. Desde o PMS com Planos Flexíveis até a novidade mais recente, o PMS Fleet Care,
que já é um sucesso", afirma Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil.
O PMS Fleet Care foi lançado junto com a Nova Geração de caminhões, em outubro de 2018, e ajuda
o cliente a obter o máximo da disponibilidade da frota. O novo serviço funciona por meio de um
gestor coordenado pela rede de concessionárias da marca.
Para 2019, a projeção é para que mais de 50% dos caminhões novos saiam com algum tipo de
programa de manutenção. O portfólio de programas deverá crescer a patamares de 50% e chegar a
mais de 16 mil usuários. Os planos flexíveis deverão chegar a 8.000 ativados e os Serviços
Conectados a 28 mil veículos, entre caminhões e ônibus.
2018: ano de importantes conquistas
"O ano passado comprovou o crescimento e a maturidade do portfólio Scania, que vem sendo
renovado e inovado desde 2013. Trata-se de um trabalho incansável e estruturado com a rede de
concessionários para gerar mais disponibilidade e rentabilidade ao cliente", explica Souza.
O balanço de 2018 para os serviços Scania foi extremamente positivo. As vendas de programas de
manutenção (PMS) aumentaram em 56% contra 2017 (carteira de 8.300 veículos). O portfólio de PMS
cresceu 47% em comparação com 2017 (de 7.329 para 10.749 veículos).
O revolucionário programa com planos flexíveis chegou à venda de mais de 3.000 programas com
participação de 40% nas vendas entre todas as modalidades. Foram 3.145 veículos utilizando o
sistema em que o próprio caminhão avisa quando deve parar. Ou seja, do total de 10.749 veículos
com programas de manutenção, 29% foram ativados com o plano flexível. E, do total de caminhões
novos vendidos pela marca 41% saíram com alguma das modalidades oferecidas de PMS.
Já os Serviços Conectados registraram 15.300 veículos ativos com um crescimento de 125% sobre os
6.800 de 2017. Do total, 92% foram caminhões (14.004 unidades) e 8% ônibus (1.296 unidades).
PMS Fleet Care
"O PMS Fleet Care é a prova de que pensamos na gestão completa do nosso cliente. Adicionamos
mais uma etapa da nossa jornada rumo a um sistema de transporte mais sustentável", diz Fábio
Souza. "Os Serviços Conectados são a base de tudo. Para garantir e mensurar a disponibilidade
numa frota é necessário o uso de ferramentas inteligentes. O Fleet Care é o novo aliado do
cliente."
O Scania Fleet Care tem cinco pilares principais que o tornam o serviço mais completo da Scania.
O primeiro é o Gestor de Frota. Uma das principais preocupações da Scania é o tempo e os
recursos que os clientes normalmente precisam gastar em atividades não essenciais ou de suporte.
Por isso, a fabricante vai dedicar o talento da equipe da rede para apoiar o transportador. Para
cada cliente será designado um Gestor de Frota Scania para cuidar dos veículos.
O segundo pilar é o Planejamento de Serviços. O gestor de frota vai garantir que o cronograma de
manutenção e a utilização dos veículos sejam adaptados para atender o cliente da melhor maneira
possível. Ele vai saber tudo o que a frota precisa, especialmente das manutenções preventivas e
corretivas. Dessa forma, o transportador não vai precisar investir mais recursos para fazer o
planejamento de manutenção. Este trabalho será auxiliado pelo gestor.
O terceiro pilar é o gestor também monitorando a saúde da frota, os desvios, defeitos e a
integridade dos veículos para rápida tomada de decisão e, evitar assim, problemas antes que
ocorram paradas imprevistas. Todo esse suporte é possível com a utilização da ferramenta Scania
Fleet Monitoring, que dispõe de todas as informações sobre a frota do cliente. Além disso, o
sistema também permite a melhoria do desempenho dos produtos. Para isso, o ponto focal são os
veículos conectados e com os Programas de Manutenção Scania (PMS). Com o uso do Programa de
Manutenção com Planos Flexíveis, a manutenção é customizada de acordo com a operação de cada
veículo.
O quarto pilar, e quesito fundamental, são os Motoristas. Parte da solução Scania também inclui
a análise da influência deles na disponibilidade operacional. O sistema de gestão detecta qual
estilo de direção pode afetar diretamente este ponto. Assim o gestor de frota em conjunto com a
concessionária Scania consegue oferecer o treinamento e o acompanhamento adequado ao motorista.
O quinto pilar é o relacionamento com as oficinas da rede Scania. O gestor de frota será a
conexão entre o cliente e todas as oficinas da rede da marca no Brasil e também com as eventuais
estruturas dedicadas. Essa gestão compartilhada permite até 75% de redução de tempo de
permanência de oficina.
O Scania Fleet Care ainda conta com um opcional que pode fazer a diferença na hora de olhar o
retorno de investimento dos ativos da empresa. "Como confiamos muito em nossos serviços, podemos
garantir que o cliente obtenha a capacidade de que precisa. É o que chamamos de garantia de
disponibilidade", salienta Souza. "O cliente poderá comprar um nível garantido de
disponibilidade durante um período necessário, por exemplo, 100% de disponibilidade entre 7h e
16h, de segunda a sexta-feira. E, assim, vamos evoluindo o mercado".
Programa de Manutenção com Planos Flexíveis
Permite até 16% na redução de custos e aumento de até 20% de disponibilidade, de acordo com cada
perfil de transporte. "As vantagens são insuperáveis. A manutenção é totalmente customizada para
cada veículo individualmente, a cobrança é por quilometragem (se não rodou, não paga) e de
acordo com faixas de consumo de combustível (se consumiu menos, paga menos); e o plano Standard
funciona por adesão, com assinatura de prazo ilimitado e mesmo valor ao longo da vigência do
programa."
A conectividade é a base de funcionamento da Manutenção com Planos Flexíveis, pois é por meio
dos dados recebidos que a cobrança de cada caminhão é feita, além do próprio cálculo do plano e
as próximas paradas.
O sistema permite a conexão de informações feita por meio dos Serviços Conectados Scania,
identificando diversos fatores como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo e
intervalos de manutenção. Portanto, passa a existir uma gestão compartilhada entre cliente e
rede de concessionárias, para mais assertividade e previsibilidade da operação.
A cobrança por quilometragem e de acordo com faixas de consumo de combustível é inédita dentro
da Scania mundialmente. A arrojada criação brasileira funciona por meio de escalas de economia
determinadas, e torna o pagamento mais dinâmico conforme a operação. Os veículos que gastarem
menos diesel entram em uma faixa de menor demanda de manutenção preventiva, e de tarifas
reduzidas por quilômetro rodado.
A boa performance e a direção do motorista passam a fazer ainda mais diferença. Para auxiliar o
transportador a manter seus condutores dentro das médias mínimas de consumo, a Scania oferece o
Driver Services. O programa de condução personalizada pode chegar em torno de 10% de economia
por caminhão. A solução de orientação para a direção econômica da Scania tem como meta
proporcionar o melhor custo de operação aos clientes, por meio da redução do consumo de
combustível. O formato de orientação inovador no mercado nacional ocorre em três etapas: o
Treinamento, o uso do Driver Support e o Coaching. O transportador poderá sentir rapidamente a
diferença e o retorno de investir no benefício da frota.
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