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A Scania está confiante de que o desempenho no segmento de ônibus em 2019 será positivo e almeja
um incremento por volta de 15% nas vendas em comparação a 2018, na faixa acima de 8t. Os
rodoviários, no qual é vice-líder, vão continuar aquecidos com previsão de alta de 20% e nos
urbanos haverá grandes oportunidades.
"Estamos mantendo nossos resultados, conforme o planejado, e convictos de que o ano trará
grandes negociações. Os melhores indicadores macroeconômicos e o ambiente muito mais otimista
por parte do empresariado nos anima a registrar outro volume expressivo", afirma Alan Frizeiro,
gerente de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. "Temos excelentes chassis em nosso portfólio,
que oferecem aos clientes o melhor desempenho em rentabilidade, consumo de combustível e
disponibilidade durante todo o ciclo de vida na operação. Oferecemos a solução ideal."
O gerente destaca o programa "Rentabilidade Comprovada" como um dos principais diferenciais da
Scania. "O cliente vê na prática a nossa promessa de marca refletindo positivamente na
rentabilidade de seus negócios. Estamos trabalhando arduamente e muito próximos dele e da rede
de concessionárias para chegar a este resultado", diz.
Notável destaque da fabricante nos últimos anos, a categoria de rodoviários demandará expressivo
volume neste ano. "Estamos seguros que continuaremos progredindo nos rodoviários de motorização
traseira, especialmente com nosso campeão K 440 8x2", revela. O reaquecimento do fretamento
também é uma das apostas da marca.
Frizeiro reconhece que oportunidades interessantes deverão aparecer no segmento urbano. "Nossas
análises levam em conta as várias licitações de sistemas pelo Brasil, singularmente a de São
Paulo, e as melhorias em mobilidade urbana que impulsionarão os operadores a retomar os níveis
usuais de renovação de frotas."
Scania cresceu mais do que o dobro do mercado em 2018
No acumulado do ano, na faixa de atuação da Scania (acima de 8 toneladas de capacidade de carga)
a indústria emplacou 12.808 ônibus contra as 10.556 de 2017, num aumento de 21,3%. "A Scania
cresceu 45,6%, portanto mais do que o dobro do mercado", comemora o gerente. "Em 2019, teremos
muitos desafios, mas estamos prontos para continuar surpreendendo o cliente com a melhor solução
que para nós engloba produto, serviços, gestão de frota, conectividade e modalidade financeira.
No ano passado, a Scania vendeu 760 unidades no mercado acima de 8 toneladas contra as 522 de
2017. A participação subiu de 4,9% para 5,9%. Desse volume, 702 chassis foram de rodoviários
(acréscimo de 48,4% sobre os 473 de 2017). A participação foi de 21,1% e a vice-liderança mais
uma vez conquistada, pelo segundo ano consecutivo. O mercado total de rodoviários emplacou 3.320
unidades (em 2017 foram 1.990).
Já nos urbanos acima de 8t, a indústria registrou 9.488 unidades, responsável por uma alta de
10,8% em comparação às 8.566 de 2017. A Scania cresceu mais do que o mercado com 18,4%. Foram 58
chassis contra os 49 de 2017 e participação de 0,6%.
Grandes vendas marcaram 2018
Dentre as principais vendas de ônibus rodoviários feitas pela Scania no ano passado estão: 53
unidades do modelo K 400 6x2 para a Gontijo, 25 chassis K 360 6x2 para a Real Maia e outros 25 K
360 4x2 para o Grupo Vida, 24 unidades do K 360 6x2 para a Viação Progresso, 20 unidades do K
360 4x2 para a Viação Santa Cruz, 20 unidades do K 360 4x2 de 14 metros para a Viação União
Santa Cruz, 20 modelos K 360 4x2 para a Breda Transportes e 20 K 360 6x2 para a Boa Esperança.
Na divisão de veículos urbanos a Scania também conquistou importantes negociações em 2018, como
as 20 unidades do modelo K 250UB 4x2 para a Viação Gato Preto (SP) e 14 unidades do modelo K
310IA 6X2/2 articulado para o ConSor, Consórcio Sorocaba, ambas empresas do estado de São Paulo.
Em Santa Catarina, se destacam as vendas de 18 unidades do K 310IB 6x2*4 de 15 metros, sendo 11
para a Transol Transporte Coletivo, quatro para a Insular Transportes Coletivos e uma para a
Estrela Transporte Coletivo.
Ônibus Scania: a melhor solução urbana e rodoviária
O programa "Rentabilidade Comprovada Scania", criado em 2016, permanece sustentado por um
reestruturado modelo de gestão, com maior aproximação da operação, e tornando-se cada vez mais
parceiro dos clientes. Com ele, a Scania tem confirmado a eficiência de seus produtos para
operadores em todo o Brasil com demonstrações de campo.
"Valorizamos muito a relação de parceria e confiança com o cliente. Sabemos da importância para
o operador de comprovar a rentabilidade do produto antes da decisão de compra. Cremos na
qualidade de nosso portfólio", explica Frizeiro. "Na prática, foi possível conquistar 20% de
novos clientes no ano passado."
O "Rentabilidade Comprovada" transmite ao cliente, na prática, as principais qualidades da gama
Scania, como nível de torque, segurança, eficiência de frenagem, baixo consumo de combustível,
entre outros, levando ao menor custo total da operação.
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