Jornada Scania







[ Acontece na Scania ] -- 14/05/2021
[ Texto: Assessoria de Imprensa Scania Brasil / Fotos: Arquivo Scania ]

Scania anuncia reestruturação na área de vendas de soluções

Fabricante vem se preparando para os novos desafios e futuro perfil do mercado de veículos comerciais; cliente ganha ainda mais personalização
Atenta às transformações do mercado e às exigências dos clientes, a Scania Brasil promove mudanças essenciais na área comercial para continuar sua jornada de sucesso no país. As movimentações incluem a chegada de Alex Nucci como novo diretor de Vendas de Soluções de Transporte e sua substituição por Fabio D’Angelo na diretoria comercial do Scania Banco; e também na gestão de Celso Mendonça que, além da área de Soluções em Potência, passa a responder por Mobilidade.
“A pandemia da Covid-19 vem acelerando globalmente a transformação de diferentes ramos de negócio. Na comercialização de veículos comerciais e motores não é diferente. Os clientes estão sendo cobrados todos os dias por mais eficiência e resultados. Por esse motivo, nosso papel é estar mais próximo do mercado para oferecer, de forma estratégica, soluções que os apoiem a cumprir esse desafio”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
Na gestão das equipes comerciais de caminhões, veículos a gás, ônibus, serviços e motores industriais, marítimos e para geração de energia, a Scania segue preparando as estratégias para se antecipar ao mercado e surpreender positivamente o cliente. “Pensando nisso, mudamos os nomes das quatro áreas comerciais para Vendas de Soluções de Transporte (caminhões), de Mobilidade (ônibus), de Potência (motores) e Off-road (aplicações fora de estrada). O cliente vai ganhar ainda mais benefícios da rede Scania, que possui a força de vendas mais personalizada, atualizada e competente do mercado”, explica Munhoz.
“A Scania vem em uma jornada global, desde 2016, liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Uma mudança que envolve novos processos, digitalização da rede, atualização do perfil da força de vendas, conectividade transformando a gestão das frotas, produtos e serviços cada vez mais personalizados e o principal: entregar a solução completa e perfeita para o que o cliente realmente necessita”, salienta Munhoz. “Vamos aumentar a velocidade e flexibilidade do processo de vendas. Dessa forma, ao elevar a capacitação e alto potencial da nossa equipe comercial subimos para um novo patamar e mostramos ao cliente o quanto queremos tornar sua operação ainda mais eficiente. Vem dando resultado. Continuaremos crescendo, desenvolvendo e suportando constantemente a rede e mantendo o excelente atendimento aos clientes, que faz parte do DNA da marca.”
Alex Nucci chega à diretoria de Vendas de Soluções de Transporte após cinco anos de experiência à frente do time comercial do Scania Banco. “Volto ao grupo de vendas de caminhões com uma bagagem importante para os novos desafios que o setor passa. Ter trabalhado em concessionárias e a fundamental passagem pelos serviços financeiros, conhecendo ainda mais os clientes, trazem uma visão mais completa. Temos grandes metas pela frente, o que motiva muito a equipe”, diz Alex Nucci, novo diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania no Brasil. “Continuaremos nossa jornada por um transporte mais sustentável, de desenvolvimento e reestruturação comercial e aumentando a proximidade com os clientes. A Scania faz um trabalho muito forte. Já são dois anos de sucesso da Nova Geração de caminhões, que chega a 20% de economia de combustível sobre a gama anterior. Seguiremos consolidando a liderança na entrega das melhores soluções do mercado.”
Alex Nucci entrou na Scania em junho de 2004 como gerente de vendas de caminhões. Em 2013, assumiu a gerência de vendas a frotistas. Em maio de 2016, aceitou se tornar diretor comercial do Scania Banco. É graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e recém-diplomado com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas.  
Outras mudanças foram feitas na área de Vendas de Soluções de Transporte. Wagner Tillmann gerente que era responsável pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte passa a comandar o Sudeste e Sul. Alan Frizeiro, gerente que respondia pelas regiões Sudeste e Sul, assumiu um projeto especial de preparação da força de vendas da rede Scania para o novo perfil do mercado pós-pandemia. Está em definição quem cuidará do Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Não houve mudança nas Vendas de Soluções Off-road, e Fabrício Vieira de Paula segue na gerência do segmento, que está muito aquecido em 2021.
Para o lugar de Alex Nucci foi transferido Fábio D’Angelo, que respondia pelas Vendas de Soluções de Mobilidade, e leva sua visão de mercado, experiência em processos e gestão e conhecimento da rede e clientes. Ele se reporta a Martin Sörensson, anunciado em fevereiro deste ano como novo presidente dos Serviços Financeiros Scania. “Estar na diretoria comercial do Scania Banco é mais um grande desafio na minha carreira. Depois de 12 anos atuando em diferentes posições na área de Motores e, de dois anos à frente de ônibus, uma nova etapa se inicia nos Serviços Financeiros”, conta D’Angelo. “Além das soluções de financiamentos, temos também a Scania Corretora de Seguros para oferecer cobertura total aos veículos, terceiros e também seguro de vida prestamista. Como integrante das opções oferecidas pela Scania, nosso desafio é manter a participação acima de 40% das vendas da Scania no Brasil, sendo a principal solução financeira escolhida por nossos clientes.”
Fábio D´Angelo ingressou na Scania em setembro de 2007 na área de motores industriais, marítimos e para grupos geradores de energia. Em maio de 2013, foi promovido a gerente de vendas na América Latina à frente da gestão estratégica e comercial de todo o portfólio na região. Em janeiro de 2016, foi convidado para comandar o mercado brasileiro, que crescia em oportunidades. Na função de gerente de vendas Brasil colocou em prática uma revolução no modo da gestão comercial, da atuação da rede de concessionárias, explorou novos nichos e elevou a relação de parceria com os clientes. Ficou no cargo até o primeiro semestre de 2019 quando assumiu as vendas de ônibus. Formado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), em 2001, tem pós-graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNIFEI, em 2004.
Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Potência da Scania no Brasil, passa a acumular a área de Vendas de Soluções de Mobilidade no lugar de Fabio D’Angelo. O setor de ônibus vive um momento desafiador pelas consequências da pandemia da Covid-19. “Nossos times tanto da fábrica quanto da rede de concessionárias estão se dedicando dia e noite para tornar as operações dos clientes ainda mais rentáveis e baixando os custos. Oferecemos todo o suporte necessário também pela área de Serviços Financeiros, pelo Banco e Consórcio Scania”, salienta Mendonça. “Estamos buscando todas as alternativas possíveis, mas viáveis, para o auxílio aos clientes. Sabemos que é um período difícil, talvez como nunca antes se tenha visto, mas que vai passar. De acordo com o avanço no processo de vacinação da população, acreditamos ser possível nos dois próximos anos haver uma retomada do mercado normalizado.”
“O Celso fez um grande trabalho anterior na gerência de Pré-Vendas, tem profundo conhecimento do produto ônibus e vem fazendo uma ótima gestão com os clientes e a rede. Será fundamental sua experiência técnica de engenheiro na preparação para as futuras novas gerações de chassis”, conclui Munhoz. 

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado


Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333