Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
[ Soluções de Transporte ] -- 30/11/2022
[
Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Scania ]
O novo cardan é Super
Novas fronteiras em eficiência energética: saiba mais sobre o novo eixo do Scania Super e veja como ele, junto com outros diferenciais e tecnologias da linha Proconve P8/Euro6 da marca, poderá agregar ainda mais rentabilidade, disponibilidade e eficiência energética para as operações de transporte.
Quando você vê aquela carreta enorme, comprida e carregada pelas estradas afora, já se perguntou como é que as rodas
que estão lá atrás, no final do veículo, conseguem se movimentar se o motor está, muitas vezes, na parte da frente
do caminhão? E como essa força é distribuída entre as rodas do meio e as dianteiras, especialmente se o veículo
estiver transportando uma carga muito pesada?
Pois essa é uma das funções do eixo cardan, uma peça importantíssima do caminhão. Além de transmitir a força do
”coração” do veículo, ou melhor, do motor para as rodas e permitir que elas façam o seu trabalho, o cardan também é
responsável por distribuir o peso do veículo de forma igualitária, trazendo mais estabilidade para o caminhão quando
ele estiver em movimento e, consequentemente, mais segurança também para as estradas.
E sabe o que muda nesta nova linha Proconve P8/Euro6? Os caminhões da Scania passam a ter mais robustez com o cardan
reto, com capacidade máxima para 90 toneladas e cruzeta blindada livre de manutenção. Junto com os outros
diferenciais da linha, essa novidade trará ainda mais economia de combustível, menos tempo de parada para manutenção
e mais eficiência energética para as operações de transporte.
Cardan
Mais um passo na jornada
Vale lembrar que desde 2018, com a chegada da Nova Geração de caminhões, a Scania vem trilhando uma jornada muito
forte de eficiência energética e evolução. Quando comparada à família anterior, a famosa P, G e R, a Nova Geração já
entrega até 20% a mais de economia de combustível, fortalecida pelo lançamento das tecnologias do Acelerador
Inteligente e do Actcruise. Agora, com o novo trem de força da gama Super, serão mais 8% de eficiência em comparação
à gama Euro 5.
É claro que o novo cardan também faz parte dessa evolução, mas não podemos esquecer de contar que a nova linha 2023
conta com a estreia de potências, duas novas gerações de caixas de câmbio: a G25 e a G33, que terão um papel
relevante na redução de emissões de material particulado, óxidos de nitrogênio (NOx) e CO2.
O sistema de tratamento de gases também trouxe novidades: é o Twin SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução
Catalítica Seletiva), com o uso do reagente ARLA 32, que passa a ter um filtro de particulado DPF para atender a lei
Proconve P8. Trata-se de uma evolução do sistema SCR para a linha Super, que elimina a utilização do catalisador
DOC, utilizado nos sistemas Euro 6 convencionais.
O engenheiro de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, Adriano Brito, explicou mais sobre as novas fronteiras em
eficiência energética da Scania. Confira:
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.