Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.
[ Fazendo História ] -- 08/08/2022
[ Texto: Thalita Battistin / Fotos: Arquivo pessoal ]

Paixão que vai do campo à boleia

Apaixonado por Scania e por veículos completos da marca, o empresário Nelso Klaina conta sua trajetória, que vai do campo à estrada e da estrada aos negócios.
O caminhão sempre fez parte do imaginário do empresário curitibano Nelso Klaina, de 52 anos. Desde pequeno, acompanhava o pai que trabalhava na lavoura e levava os produtos para serem comercializados no Ceasa de Curitiba. “Meu pai sempre trabalhou na lavoura, a gente não tinha caminhão, eu ia com ele de carro para entregar as mercadorias no Ceasa. Lá, via aqueles caminhões bonitos, enfeitados e pensava: um dia vou ter um desses”, lembra.
Hoje, Klaina não possui apenas um em sua frota, mas dez, sendo quase 90% Scania, entre os modelos P310, G360, P250, R440, S450 e R620. Trabalha desde 1996 com frete, mas somente em 2009 decidiu erguer a sua própria empresa, a Klaina Transportes, que transporta verdura do norte do Paraná e do interior de São Paulo para o Ceasa de Curitiba, dando continuidade ao trabalho do pai e transportando o mesmo tipo de produto - só que agora não mais em um carro de passeio, mas a bordo de um caminhão. Apesar de a paixão pelos pesados ter nascido nas viagens durante a infância, Klaina é o primeiro motorista de caminhão da família, porque além de administrar a transportadora junto com o seu irmão mais novo, ele também viaja para buscar as mercadorias. “Eu gosto muito da liberdade de viajar, nem que seja uma ou duas vezes por mês”, destaca.
E quando falamos em viagem, Klaina aposta no conforto, tanto para ele como para seus motoristas, por isso a escolha pela Scania. “Eu conheci a Scania em um test drive que realizaram em um evento aqui em Curitiba em 2012. Na época, dirigi um P310 automático, dei uma volta e me apaixonei pelo caminhão. Hoje não quero nem saber de outras marcas”, afirma. Ele também acredita que adquirir caminhões completos de fábrica é muito mais vantajoso. “Eu gosto de caminhão bonito, de conforto e que seja o melhor para o meu tipo de trabalho. Por isso, compro completo e Scania. Se você coloca os itens fora da fábrica não fica perfeito e não tem todo o suporte tão importante da concessionária”, explica.
Ainda mais especial
Há cinco anos, quando a Scania completou 60 anos de Brasil, Klaina adquiriu um 113 série especial 60 anos de Brasil, que é o seu preferido. “Eu comprei este caminhão para passear com a minha família, não coloquei no dia a dia da empresa. Também faço diversos eventos com ele, como levar noiva para casar e participar da festa de São Cristóvão”, diz.
O “xodó” também já ficou exposto na Cotrasa de Curitiba para os clientes poderem apreciar o veículo. “Como ele é uma série especial, há itens que só tem nele. Então, como minha manutenção é na concessionária, eu deixo lá exposto. Na pandemia de Covid-19 ficou lá por dois anos”, afirma.
O carinho por caminhão e pela Scania já floresceu na família. Ele tem um casal de filhos do primeiro casamento e um deles já trabalha com Klaina na empresa. Do segundo casamento, possui duas filhas gêmeas pequenas que, assim que ele chega em casa, já pedem para dar uma volta de caminhão. “Minha esposa, além de gostar desse universo das estradas, tem sorte. Ela ganhou um Scania 113 em uma rifa no ano passado, mas eu acabei precisando vender o caminhão. Não tem jeito, a boleia está nas nossas veias”, finaliza.
Compartilhe

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:

A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333