Jornada Scania
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[ Soluções de Transporte ] -- 31/10/2025
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Scania ]

Por dentro da mineração: cenário, perspectivas e futuro

Em entrevista à Jornada Scania, Adriano Brito, gerente de Grandes Contas de Mineração e Construção de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil, revela as soluções da marca para o setor e compartilha a visão sobre o presente e o futuro da mineração
Nessa semana, aqui na Jornada Scania, mostramos como a eletrificação vem ganhando força nas aplicações fora de estrada na Europa e como a marca se prepara para acompanhar essa transformação também aqui no Brasil.
Prometemos voltar ao tema com mais detalhes sobre o mercado off road e é exatamente isso que trazemos agora: uma conversa sobre o que a Scania enxerga para o setor neste último bimestre de 2025. Afinal, trata-se de um segmento desafiador, mas também estratégico para a marca e para o país.
Para isso, a Jornada conversou com Adriano Brito, gerente de Grandes Contas de Mineração e Construção de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. Ele detalha as soluções da marca para o segmento, explica como a busca por produtividade vem transformando as operações e compartilha a visão da Scania sobre o presente e o futuro da mineração — um mercado que cresce em ritmo acelerado e caminha para uma nova era de eficiência e sustentabilidade.
Quais são as principais soluções da Scania voltadas para o setor de mineração?
Nosso produto é considerado pesado dentro do universo Scania, mas, no mundo da mineração, é classificado como rodoviário, já que os caminhões fora de estrada — os chamados de “linha amarela” — são ainda maiores e mais pesados. Hoje temos forte presença em operações de produção e movimentação de estéril, além de fornecermos muitos caminhões de apoio, como pipa, comboio e munck. A Scania atua com uma ampla gama de modelos e aplicações dentro da mineração.
O setor de mineração tem passado por mudanças. Como isso impacta a operação e a demanda por caminhões?
Temos observado uma mudança importante, especialmente nas grandes mineradoras, como a Vale, responsável por cerca de 50% a 60% da movimentação mineral no Brasil. Historicamente, a companhia sempre valorizou a disponibilidade dos caminhões, remunerando prestadores de serviço conforme o veículo estivesse disponível para operar. Agora, o foco mudou: a remuneração passou a ser baseada na produtividade. Ou seja, o caminhão que transporta mais minério por hora e com menor custo se torna o mais competitivo. Isso nos favorece, porque os caminhões Scania têm maior capacidade de carga e velocidade média superior — o que resulta em maior produtividade para o cliente.
Os caminhões Scania têm maior capacidade de carga e velocidade média superior — o que resulta em maior produtividade para o cliente.”
Adriano Brito, gerente de Grandes Contas de Mineração e Construção de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil
Por que essa mudança beneficia a Scania?
Porque nossos caminhões têm um PBT (Peso Bruto Total) maior que o da concorrência, ou seja, podem carregar mais. Além disso, contam com motores mais potentes, que entregam desempenho superior em força e velocidade média. Por exemplo: em um caminhão 8x4, temos até duas toneladas a mais de capacidade útil. Isso faz diferença quando o pagamento é feito por tonelada transportada. Recentemente, lançamos também o modelo 10x4, apresentado na Exposibram do ano passado. Ele passou de quatro para cinco eixos, o que garante 10 toneladas líquidas adicionais. É um produto exclusivo da Scania, fabricado no Brasil, na planta de São Bernardo do Campo (SP). Desde o lançamento, já contabilizamos cerca de 200 unidades vendidas em um ano, apenas no mercado nacional.
Quem são os principais clientes desse modelo?
Entre as empresas que já adquiriram o 10x4 estão TSL, Terraço e outros prestadores de serviço da Vale e de mineradoras diversas. Há dois tipos de operação: algumas mineradoras compram diretamente, e outras contratam terceiros para operar as frotas.
Essa terceirização tem crescido, principalmente porque, hoje, o maior desafio das mineradoras não é comprar o ativo, mas manter a operação — o que envolve motorista, manutenção, mecânica, gestão de oficina e equipe técnica. Ao contratar um prestador, a mineradora transfere essa complexidade e mantém o foco na produção.
E quanto à sustentabilidade? Como a Scania está apoiando a descarbonização na mineração?
Mesmo comparando veículos a diesel, já tivemos redução de 25% a 30% nas emissões em relação a dez anos atrás. Isso porque nossos motores vêm evoluindo constantemente — com lançamentos em 2018, 2019 e 2023, cada um trazendo ganhos expressivos em eficiência e menor consumo de combustível. Além disso, estamos prontos para atender à demanda por motores 100% a biodiesel, sem necessidade de adaptação. Temos versões de 460 e 500 cavalos já preparadas para operar com esse tipo de combustível. Outro caminho é o gás natural ou biometano. Nossos motores a gás, de até 460 cavalos, entregam torque próximo ao diesel — 2.300 Nm contra 2.500 Nm — e mantêm a produtividade da operação, com autonomia suficiente para um dia inteiro de trabalho.
E a eletrificação? Já é uma realidade nas minas brasileiras?
Ainda é um desafio. As minas geralmente estão em locais afastados, o que dificulta a instalação de subestações e infraestrutura elétrica. Visitei recentemente uma operação com três caminhões elétricos, que exigiram a construção de uma subestação apenas para suportar o carregamento. Para expandir, seria necessário investir em novas estruturas e pontos de abastecimento rápido, o que ainda eleva muito os custos. Por isso, acreditamos que, no Brasil, o caminho mais viável no curto e médio prazo está nos biocombustíveis e no gás.
E quanto ao hidrogênio?
É uma alternativa promissora, mas que ainda enfrenta desafios em custo e armazenamento. Se conseguirmos superar as barreiras de segurança e viabilidade de armazenagem, o hidrogênio pode, sim, se tornar uma opção importante para o futuro.
Como a Scania vê o futuro do mercado de mineração?
Estamos muito bem-posicionados. Nosso diferencial em capacidade de carga e robustez nos torna mais competitivos. Acreditamos em um crescimento consistente do setor: em 2025, projetamos alta de 5% a 7% no mercado de mineração e, para a Scania, tivemos um aumento em torno de 30% em volume de vendas. Esse desempenho foi impulsionado pelo 10x4 e pela priorização da produtividade nas operações. Para 2026, esperamos crescimento de cerca de 10%, acompanhando a expansão do setor no Brasil.
E quais são as perspectivas de longo prazo?
Olhando para frente, vemos um mercado cada vez mais voltado à eficiência e à sustentabilidade. A Scania segue investindo em tecnologias que unem performance e menor impacto ambiental — e isso vale para todos os combustíveis, dos motores a gás e biodiesel aos elétricos e, futuramente, ao hidrogênio.
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A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333