Jornada Scania







[ Acontece na Scania ] -- 15/09/2018
[ [ por Hérica Arguello ] ]

Melhores Momentos da Jornada

Onde tudo começou
2 de agosto de 2018, clube da Scania, São Bernardo do Campo. É quando e onde começa a minha estrada com a Jornada Scania, que me trouxe um único dever, de grande responsabilidade: garantir que a cobertura da apresentação desse novo momento da marca nas redes sociais da Scania Brasil fosse interessante e gerasse engajamento. As atividades começaram cedo, na fábrica, onde os caminhões que mais tarde rodariam a América Latina desfilaram para os mais de 4 mil colaboradores, que celebraram esse marco junto aos batuques de uma escola de samba.
Nesse dia, a viagem atracou após poucos quilômetros, na Codema, em Guarulhos, São Paulo, marcando a primeira parada da Nova Geração em uma concessionária no Brasil e a primeira vez que os clientes puderam ver a máquina dos sonhos com exclusividade. Começamos com sucesso!
Mas a verdadeira aventura viria a seguir. No dia seguinte, os caminhões deram partida juntos, em Guarulhos, rumo ao próximo ponto: filial da Codema em Registro. Mas eles logo seguiriam caminhos diferentes: em São José dos Pinhais, no Paraná, um deles partiria para Imbituba, em Santa Catarina, coletando histórias para a websérie "Atitudes que mudam o mundo". As paradas foram rápidas, já que o intuito era apenas mostrar o caminhão para os colaboradores e fazer a troca dos motoristas que foram convidados para esse momento tão único.
O trajeto de quase três horas de Registro até São José dos Pinhais foi conduzido pela Cristina, representando o público feminino que pilota pesados, e nós seguíamos – os motoristas que pegariam o volante nas próximas paradas e a Lana, que também trabalha na Scania Brasil - atrás do caminhão, em um carro de apoio.
A convivência trouxe à tona as histórias das pessoas envolvidas, músicas cantadas em volumes tímidos antes que o conforto da intimidade se instalasse, e é claro, havia também o olhar clínico para sacar o celular e tirar fotos do caminhão em alguma paisagem bonita, mesmo que a tarefa fosse corrida e o tempo, curto: tínhamos que chegar nesse mesmo dia em Caxias do Sul, na maior concessionária Scania no mundo, a Brasdiesel. Mas antes, havia uma parada a se fazer: em Lages, no estado vizinho, Santa Catarina. E nem o frio nem o horário – chegamos já passava da meia-noite – fora m capazes de desanimar o grupo de colaboradores da concessionária Cavese, que estava lá para nos receber com empolgação, café e quitutes.
Breve parada e seguimos para o destino final (do dia!). A concessionária gaúcha abriu os portões às 5h30 do sábado e a Jornada fez uma pequena pausa. Nesse mesmo dia, às 9 da manhã, no entanto, começamos de novo, e o dia seria longo: teve evento com cliente, exposição da nova geração e uma carreata até São Marcos, a famosa "cidade Scania". Um dia cheio de emoções, com o brilho que só quem é apaixonado por caminhão conhece – com certeza, me incluo nessa conta.
A rota brasileira termina no próximo dia, 6, quando entregamos o caminhão em São Borja, Rio Grande do Sul, cidade fronteira do próximo destino na América Latina, a Argentina. Nesse trajeto, éramos apenas três, já que a maioria já havia cumprido sua missão nesse projeto e seguia estradas diferentes. Mas o que posso afirmar, com certeza, é o seguinte: de motoristas, colaboradores e concessionários Scania a clientes, nada apagaria o efeito Jornada em cada um que fez parte dessa trajetória.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado


Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333