Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
2 de agosto de 2018, clube da Scania, São Bernardo do Campo. É quando e
onde começa a minha estrada com a Jornada Scania, que me trouxe um único dever,
de grande responsabilidade: garantir que a cobertura da apresentação desse novo
momento da marca nas redes sociais da Scania Brasil fosse interessante e gerasse
engajamento. As atividades começaram cedo, na fábrica, onde os caminhões que mais
tarde rodariam a América Latina desfilaram para os mais de 4 mil colaboradores,
que celebraram esse marco junto aos batuques de uma escola de samba.
Nesse dia, a viagem atracou após poucos quilômetros, na Codema, em Guarulhos,
São Paulo, marcando a primeira parada da Nova Geração em uma concessionária no Brasil
e a primeira vez que os clientes puderam ver a máquina dos sonhos com exclusividade.
Começamos com sucesso!
Mas a verdadeira aventura viria a seguir. No dia seguinte, os caminhões deram
partida juntos, em Guarulhos, rumo ao próximo ponto: filial da Codema em Registro.
Mas eles logo seguiriam caminhos diferentes: em São José dos Pinhais, no Paraná,
um deles partiria para Imbituba, em Santa Catarina, coletando histórias para a
websérie "Atitudes que mudam o mundo". As paradas foram rápidas, já que o intuito
era apenas mostrar o caminhão para os colaboradores e fazer a troca dos motoristas
que foram convidados para esse momento tão único.
O trajeto de quase três horas de Registro até São José dos Pinhais foi conduzido
pela Cristina, representando o público feminino que pilota pesados, e nós seguíamos –
os motoristas que pegariam o volante nas próximas paradas e a Lana, que também
trabalha na Scania Brasil - atrás do caminhão, em um carro de apoio.
A convivência trouxe à tona as histórias das pessoas envolvidas, músicas cantadas
em volumes tímidos antes que o conforto da intimidade se instalasse, e é claro, havia
também o olhar clínico para sacar o celular e tirar fotos do caminhão em alguma paisagem
bonita, mesmo que a tarefa fosse corrida e o tempo, curto: tínhamos que chegar nesse
mesmo dia em Caxias do Sul, na maior concessionária Scania no mundo, a Brasdiesel. Mas
antes, havia uma parada a se fazer: em Lages, no estado vizinho, Santa Catarina.
E nem o frio nem o horário – chegamos já passava da meia-noite – fora m capazes de
desanimar o grupo de colaboradores da concessionária Cavese, que estava lá para nos
receber com empolgação, café e quitutes.
Breve parada e seguimos para o destino final (do dia!). A concessionária gaúcha
abriu os portões às 5h30 do sábado e a Jornada fez uma pequena pausa. Nesse mesmo dia,
às 9 da manhã, no entanto, começamos de novo, e o dia seria longo: teve evento com
cliente, exposição da nova geração e uma carreata até São Marcos, a famosa "cidade
Scania". Um dia cheio de emoções, com o brilho que só quem é apaixonado por caminhão
conhece – com certeza, me incluo nessa conta.
A rota brasileira termina no próximo dia, 6, quando entregamos o caminhão em São Borja,
Rio Grande do Sul, cidade fronteira do próximo destino na América Latina, a Argentina.
Nesse trajeto, éramos apenas três, já que a maioria já havia cumprido sua missão nesse
projeto e seguia estradas diferentes. Mas o que posso afirmar, com certeza, é o
seguinte: de motoristas, colaboradores e concessionários Scania a clientes, nada
apagaria o efeito Jornada em cada um que fez parte dessa trajetória.
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.