Jornada Scania







[ Acontece na Scania ] -- 16/10/2019
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

Mitos e verdades sobre o caminhão a gás

O Engenheiro de Produto da Scania, Alexandre Carvalho, explica mais detalhes sobre o novo caminhão movido a gás natural veicular (GNV), lançamento da marca na Fenatran 2019.
Ainda tem dúvidas sobre as particularidades do novo caminhão a gás da Scania? Então, essa matéria é para você. Para explicar os detalhes do caminhão, conversamos com Alexandre Carvalho, Engenheiro de Produto da Scania no Brasil, sobre os mitos e verdades que envolvem o novo modelo que a Scania trouxe para o mercado brasileiro. Confira:
Como ele é abastecido?
Esse caminhão é 100% dedicado. O que quero dizer é que ele vai funcionar somente com combustível a gás.
E a autonomia?
A autonomia desses caminhões é suficiente para atender centros urbanos, curtas e médias distâncias, com raio de até 500 km.
Quais os benefícios para o cliente?
São inúmeros os ganhos econômicos obtidos pela escolha do gás natural como combustível. Mas a principal vantagem é a preservação do meio ambiente. O gás natural se dissipa facilmente na atmosfera em caso de vazamento por ser mais leve que o ar.
E o motor?
Como o gás é seco, ele não provoca resíduos de carbono no motor, nas partes internas, e seus componentes foram fabricados e projetados para esse combustível para maior durabilidade do veículo.
Quais as diferenças do caminhão a gás para um modelo movido a diesel?
O caminhão, o torque e a potência são similares ao diesel. Ele é estequiométrico, com injeção indireta e sensores lambdas em algumas partes do motor. Vale ressaltar que seu ponto de ignição é muito elevado, sendo de duas a três vezes mais alta que outros combustíveis líquidos.
O modelo é seguro?
O gás natural e a sua segurança podem ser comprometidos apenas se o processo relacionado a seus componentes não seguirem as normas exigentes no Brasil. E sabemos que o gás natural é muito mais difícil de ser adulterado do que outros combustíveis líquidos.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado


Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333