Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.
[ Off Road ] -- 30/10/2024
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito, Assessoria de Imprensa Scania Brasil / Fotos: Wagner Menezes ]

Leve e poderoso para o off road: conheça o P 280 XT Light Construction

Com a maior capacidade de carga – 28,5 toneladas – e torque acima dos concorrentes – 1.200Nm –, o Scania Light Construction chega para atuar em aplicações mais leves na construção civil e promete ser o novo aliado dos clientes que buscam por robustez, resistência, rentabilidade e, ao mesmo tempo, conforto para o motorista
Ele tem Light no nome, mas o trabalho que ele desempenha não é tão leve assim. O setor para o qual ele está vocacionado está no “sobrenome” dele – Construction – ou seja, é na construção civil, no trabalho como caçamba de 14 metros cúbicos, munck, caçamba roll-on e roll-out (o chamado sistema hidráulico ‘tipo gancho’) e bomba de concreto, que ele se sobressai. Já sabe de qual modelo estamos falando? Do P 280 6x4 XT, de 7 litros, apelidado de “Light Construction”. Trata-se do mais novo veículo da Scania na faixa de entrada no segmento off-road.
“Estamos completando o portfólio off-road e vamos buscar uma faixa em que as vendas podem chegar, dependendo do período, a até cerca de 10 mil unidades anuais. Trata-se de um mercado que consome caminhões com implementos basculante, betoneira e que circulam nas cidades ou mesmo no suporte às aplicações fora de estrada mais amplas”, diz Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil.
Vamos aos detalhes?
Mas vamos ao que interessa: o que esse caminhão entrega de verdade. Com PBT técnico de 28,5 toneladas, o P 280 tem uma capacidade de tração que chega a 150 toneladas, o maior da categoria. Ele também ganha do concorrente no torque: são 1.200 Nm, um motor de 7 litros e 280 cavalos de potência.
O chassi é reforçado com longarinas duplas, garantindo estabilidade até para operações mais pesadas nos canteiros de obras. Sua suspensão é bem resistente: na frente, são três lâminas de mola de 29mm; atrás, uma parabólica de quatro lâminas de 41mm. Isso se soma ao eixo traseiro RBP835, com redutor de cubo, o que torna o caminhão ainda mais confiável para o serviço pesado.
“Ou seja, um produto que pode ir além da construção civil também sendo utilizado como veículo de apoio, comboio e lubrificante dentro das operações de cana, madeira e mineração”, complementa Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil.
A cabine é a P da Nova Geração Scania, equipada com o pacote XT, faróis com grades de proteção, retrovisores reforçados e para-choque de aço de 180mm. Ou seja, robustez para a operação e conforto e segurança para o motorista.
Para completar esse combo de diferenciais, o Light Construction ainda vem com a caixa de transmissão G25 – a mesma do modelo 460 R Super -, 14 marchas automatizadas e uma super reduzida, ideal para atoleiros e terrenos instáveis e arenosos, que demandam mais tração.
E você, está pronto (a) para ver esse gigante em ação? Então continue acompanhando a Jornada Scania, pois a Fenatran 2024 está chegando e o Light Construction estará no estande da Scania, de onde vamos mostrar todos os detalhes desse caminhão.
Compartilhe

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:

A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333