Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Soluções de Transporte ] -- 19/09/2022
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

Scania oferece novos serviços para ajudar clientes a tornar negócios mais rentáveis

A Scania já conectou globalmente mais de 600 mil caminhões, ônibus e motores industriais, marítimos e de geração de energia, uma “frota” que fornece à empresa uma quantidade quase ilimitada de dados operacionais preciosos. Junto com o conhecimento e a experiência da empresa, esses dados estabelecem a base para serviços como o Scania ProCare (vigente na Europa), em que as peças são substituídas preventivamente antes que corram o risco de se tornarem um problema para o cliente. Agora, a Scania está adicionando vários novos serviços digitais para facilitar a vida de transportadores e motoristas.
A Scania tem sido líder no rápido desenvolvimento do mundo dos veículos conectados nas últimas duas décadas. E o ritmo da inovação em serviços digitais só aumentou, ainda mais pelo fluxo constante de soluções eletrificadas, além das novas demandas que esses clientes trazem.
My Scania -- um único ponto de acesso
“Nosso novo portal do cliente é um ótimo exemplo de onde estamos com nossos serviços digitais”, diz Emil Jungnelius, gerente de produto da Scania Serviços Financeiros. “Reunimos todos os nossos serviços atuais e futuros em um só lugar, com um único login e com a intenção de oferecer uma experiência digital premium ao cliente”.
O My Scania não inclui apenas os serviços tradicionais de gestão de frotas, mas também abrange outras funções interessantes, como os serviços Scania Tachograph, agendamento de manutenção nas oficinas das concessionárias e o configurador de caminhões da Scania. A plataforma também hospedará soluções de parceiros, bem como serviços desenvolvidos localmente. Novos serviços podem ser adicionados rapidamente e podem ser acessados a partir deste ponto de acesso único.
“É óbvio que a vida a partir da pandemia da Covid-19 trouxe uma maturidade digital -- e uma demanda também -- tanto para nós quanto para os nossos clientes”, salienta Jungnelius. “Percebemos uma mudança bastante significativa: o que costumava ser bem visto por poucos, agora recebe um novo tipo de interesse. O que vemos é o início de uma jornada digital atualizada e intensificada, com enorme potencial para todos os envolvidos.”
O My Scania já está disponível para todos os clientes Scania que possuem veículos conectados.
Novo aplicativo Scania Driver torna o trabalho diário mais fácil e eficiente
A Scania também está prestes a lançar um aplicativo dedicado a apoiar diariamente os motoristas em suas tarefas importantes. Ao oferecer esses serviços em um aplicativo exclusivo para condutores, a Scania atende às necessidades específicas destes profissionais de maneira direcionada.
O novo aplicativo Scania Driver funcionará em conjunto com o portal My Scania. O aplicativo não facilitará apenas a vida dos motoristas, mas também será a resposta às novas e futuras demandas que os caminhões eletrificados trazem, como acompanhar a autonomia e as oportunidades de carregamento das baterias.
“Criamos este aplicativo com base no que aprendemos com o retorno extensivo do motorista e com uma abordagem verdadeiramente centrada no cliente”, conta Jungnelius. “Isso torna possível que os condutores acessem todas as informações necessárias sobre seus veículos, vejam as sessões de manutenção agendadas e recebam suporte no cálculo do tempo restante de viagem. Isso é sobre tornar suas atividades mais fáceis e gerenciáveis, independentemente se estarão dirigindo um caminhão a diesel ou elétrico.”
Com a conexão entre o Portal My Scania e o aplicativo Scania Driver, a interação dentro das transportadoras também ficará mais fácil e eficiente. Posicionamento, verificações antes de dirigir, tempo restante de viagem e outras tarefas diárias podem ser controladas facilmente quando apoiadas pelas soluções da Scania.
Pacote de Controle BEV -- novas soluções para atender a novas demandas
Os novos caminhões elétricos a bateria (BEVs) trouxeram novas solicitações para os serviços de gerenciamento de frota existentes, algo que a Scania rapidamente reconheceu. O BEV Control Package é uma versão adaptada que atende a essas novas necessidades.
“Todos os tipos de números de desempenho estão em foco aqui, como o consumo de energia, a distância percorrida, o alcance esperado e os avisos de estado de carga”, diz Jungnelius. “Os serviços de posicionamento de frota se tornam ainda mais importantes com os BEVs, em razão de que o alcance e as oportunidades de recarga são decisivos para o resultado de cada operação.”
A localização de cada caminhão será visualizada em mapas, com atualizações a cada minuto, e todos os caminhões poderão ser vistos da mesma forma. Um recurso de suporte de alcance fará cálculos precisos, eliminando todas as suposições e a ansiedade por alcançar o potencial da operação. O desempenho do caminhão também será facilmente monitorado, uma vez que os relatórios com o histórico de desempenho estarão disponíveis no portal My Scania.
“O BEV Control Package é ideal para aqueles clientes que estão determinados a fazer a transição para soluções de transporte eletrificadas e livres de combustíveis fósseis para atingir suas metas de sustentabilidade”, comenta Jungnelius. “Eles poderão acompanhar detalhadamente a performance de suas frotas e verificar seu desempenho operacional total.”
Clientes com o equipamento certo em seus caminhões -- todos os BEVs da Scania, por exemplo -- podem ativar o BEV Control Package imediatamente. Ao fazer isso, eles terão acesso total ao My Scania via internet e no aplicativo do celular.
“O cenário digital está se expandindo como nunca antes se vislumbrou no setor do transporte de cargas. O aumento da concorrência e da maior maturidade digital em nosso mercado são dois dos principais fatores para esta realidade. Estou convencido de que os operadores e transportadores que tirarem o máximo proveito dessas oportunidades sairão vencedores -- os ganhos potenciais são significativos e profundos”, conclui Jungnelius.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333