Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Soluções de Transporte ] -- 03/01/2023
[ Texto: Newsroom Scania / Fotos: Scania ]

Scania e HAVI no primeiro piloto europeu de veículos totalmente autônomos

A Scania está em parceria com a HAVI Supply Chain para um novo teste inovador que vê um caminhão autônomo sendo usado no transporte de mercadorias comerciais em vias públicas. O piloto, realizado em condições normais de tráfego, visa conhecer a eficácia do transporte autônomo de caminhões como parte das operações hub-to-hub.
Pela primeira vez na Europa, a Scania e a HAVI Supply Chain estão testando o uso de um veículo totalmente autônomo para transportar mercadorias comerciais em condições de tráfego regular entre centros logísticos. O piloto verá o caminho de caminhão autônomo entre Södertälje e Jönköping, uma viagem de três horas de cerca de 300 km, e a rota faz parte de um fluxo logístico mais longo para a HAVI, com a primeira e a última milha sendo tratadas por veículos conduzidos manualmente.
O piloto é um primeiro passo para mostrar como caminhões autônomos podem fazer parte de um fluxo logístico de hub a hub viável e permite que a Scania e a HAVI avaliem a eficácia da tecnologia em suas operações.
“Sabemos que o sistema de transporte mudará nos próximos anos e que a indústria enfrenta desafios de escassez de motoristas e margens decrescentes, portanto, o processo de transformação em direção à tecnologia autônoma precisa começar a acontecer imediatamente. Precisamos aprender sobre operações autônomas agora para estarmos prontos assim que a tecnologia estiver pronta. Acreditamos que este piloto será um trampolim extremamente importante”, diz Robert Melin Mori, gerente de projeto da Scania responsável por esta iniciativa.
“Esta é uma solução de transporte autônomo sendo utilizada em condições reais de operação com mercadorias comerciais para terceiros. Ninguém fez isso antes na Europa. Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a HAVI neste piloto”, acrescenta Peter Hafmar, chefe de soluções autônomas da Scania.
A HAVI é um parceiro natural da Scania neste projeto ousado. As duas empresas já estabeleceram um forte histórico de cooperação em várias iniciativas inovadoras em torno do transporte eletrificado, de acordo com seu compromisso compartilhado de descarbonizar o sistema de transporte e explorar inovações para melhorar a eficiência e a sustentabilidade das operações de transporte comercial.
“Construímos um forte entendimento por meio das iniciativas que já realizamos juntos e estamos muito felizes por estar em parceria neste último piloto, que acreditamos ser uma enorme promessa para nosso relacionamento futuro e para o futuro da cadeia de suprimentos e da indústria como um todo”, diz Massimo D'Alessandro, Diretor de Sustentabilidade e Inovação da HAVI.
No Brasil, o caminhão autônomo de nível 2 para transbordo, apresentado durante a Agrishow 2022, segue em demonstração na Cocal. 

Comentários

William Barbosa de Paulo:

Scania à frente com projetos sustentáveis, sem dúvidas ousado, mas que abre muitas portas para o transporte em vários segmentos. Parabéns Scania, por estar sempre inovando seus produtos.

Giovani Martins Padilha:

Sempre trabalhei em Volvo e agora estou em um 540 Scania. Top de mais… Super satisfeito.

Claudemir Mariqui:

Talvez isso faça com que os profissionais da área ( motoristas ) valorizem mais seu emprego, embora o custo não deva ser muito acessível. Parabéns Scania pela evolução !

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333