Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
[ Soluções de Transporte ] -- 18/05/2019
[
Texto: Simone Leticia Vieira / Fotos: Cristiano Luis Rosa ]
De geração para geração
Pequena em tamanho, grande em resultado:
Transportes Gavazzoni aposta na Nova Geração de caminhões Scania para renovar sua frota e já
registra 10% de economia de combustível, comprovando a máxima tamanho (não) é documento.
Façamos uma conta rápida, a chamada "conta de papel de pão" no vocabulário popular: se cada
caminhão, de uma frota de 14 veículos pesados, percorre 10 mil km por mês, temos um total de 140
mil km viajados em 30 dias de estrada. Isso quer dizer que, se fosse possível, a Transportes
Gavazzoni teria dado três voltas e meia ao redor da Terra em um mês. Imagine, então, essa
matemática no decorrer de um ano.
É... definitivamente não é pouca coisa para uma empresa familiar que, fundada em 1989, segue
sendo gerida por pai e filho. A Transportes Gavazzoni, que hoje, além de Felipe Gavazzoni,
sócio ao lado do pai Neori, conta com mais um funcionário para cuidar das questões
administrativas, começou fazendo distribuição de produtos fracionados para uma grande
transportadora. Aos poucos, a demanda aumentou e a família deixou de representar a
transportadora para levar os produtos usando a própria marca.
Mas foi em 1996 que a parceria com a Scania nasceu. "Hoje, 100% da frota de caminhões pesados é
da Scania", conta Felipe Gavazzoni, proprietário da empresa.
São esses veículos os responsáveis por rodar tantos quilômetros pelas estradas do Brasil.
Equipados com tanques, eles fazem o transporte de granéis líquidos como glicerina, sebo e outros
produtos de origem animal e vegetal da sede da empresa, em Concórdia, Santa Catarina, para
fábricas de biodiesel, ração animal, linha pet e produtos de beleza. Em média, são 4 mil
toneladas de produtos transportados por mês para os estados do Sul do Brasil, além de São Paulo,
Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.
O tipo de transporte em si pode até não exigir cuidados tão específicos da operação, mas requer
muito zelo do motorista. "O motorista precisa estar atento todo o tempo para não ocorrer
vazamento ou perda do produto durante a viagem, caso aconteça algum problema no trajeto", pontua
Felipe.
Essa também foi a motivação para a chegada da Nova Geração de caminhões Scania à Transportes
Gavazzoni. "Fizemos a renovação de parte da frota, indo para a linha nova. Pensamos no conforto
do motorista, além da economia, é claro", comenta. Os quatro novos R 450 6x2 substituíram alguns
R 440 da frota. "E vamos testar o R 500 6x2, que começou a rodar há aproximadamente 15 dias e
virá para ampliação da frota", complementa Felipe.
Felipe Gavazzoni, com o filho Augusto, orgulha-se de estar à frente da empresa,
que conta com uma frota de caminhões pesados 100% Scania
Em parceria com a Cavese, todos os caminhões da frota da transportadora foram conectados
e hoje geram uma média de 6 a 8% de resultado de economia de combustível
Os R450 da Nova Geração Scania chegam para a renovação da frota da Transportes Gavazzoni
As gerações Gavazzoni: Felipe, ao lado do pai Neori Gavazzoni, com o pequeno Augusto
[ Em números ]
10%
É o resultado, em economia de combustível, da
Transportes Gavazzoni com os modelos da Nova Geração Scania.
Os resultados já impressionam: 10% de economia de combustível com os modelos da Nova Geração e
uma média de 6 a 8% com
os outros veículos da frota, que foram todos conectados, tudo isso em um período de 40 dias.
"Notamos diferença em um primeiro momento na economia de combustível. 10% de redução é um
excelente resultado, mas
sabemos que também teremos, mais para frente, muitos outros benefícios, como a diminuição da
necessidade de manutenção
dos veículos", lembra Felipe.
Mas a expectativa com a Nova Geração não é só da empresa. Os motoristas da transportadora também
estão entusiasmados
para dirigir os novos caminhões. "Até o nosso motorista reserva teve vontade de voltar a viajar
quando conheceu o NTG. É
como criança quando ganha um carrinho novo", brinca o empresário.
Aliás, são eles, os motoristas, o foco principal da Transportes Gavazzoni. Além dos novos
veículos, os profissionais estão sendo treinados por meio do Driver Coaching. "A Gavazzoni é um
cliente bastante tradicional da Scania. Agora, além da Nova Geração de caminhões, a empresa está
apostando nas novas tecnologias da marca, como o Driver Coaching para treinar a equipe de
motoristas, obter um desempenho ainda melhor dos veículos e, consequentemente, ter resultados
mais expressivos em rentabilidade e custo operacional", explica André Gentil, Gerente de
Negócios da Scania.
"Optamos por conectar toda a nossa frota e oferecer esses treinamentos aos nossos motoristas.
Temos um Master Driver da Cavese que acompanha a frota mensalmente e dá os treinamentos
necessários à nossa equipe para melhoria da performance nas estradas. Isso faz com que os
motoristas, com sua conduta ao volante, escolham um estilo de direção que impacta de forma
positiva a economia de combustível e torna a operação sempre mais rentável", conclui Felipe.
Para a Gavazzoni, esta é a prova de que tamanho não é documento: 14 veículos Scania em uma frota
que ainda não alcançou seu potencial máximo, mas já registra um grande resultado de redução do
consumo de combustível e é intrinsicamente capaz de "dar a volta ao mundo".
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.