Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Soluções de Transporte ] -- 12/07/2023
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Foto: G7Log ]

“Mais 1 km, Menos Fome”: a jornada solidária da G7 Log

Combatendo a fome, percorrendo quilômetros: conheça o projeto da G7 Log que doa R$1,00 a cada quilômetro rodado por um caminhão Scania
O compromisso com a responsabilidade social se uniu à paixão pelo transporte e fez nascer um projeto mais do que especial na G7 Log, o 'Mais 1 km, Menos Fome'. A empresa tem sede em Tubarão, em Santa Catarina, e conta com uma frota de cerca de 300 caminhões, dos quais 42% são Scania. Já reconhecida pelos seus veículos temáticos que percorrem todo o Brasil, a G7 Log decidiu agora unir forças para combater um dos problemas mais urgentes da sociedade: a fome.
A dinâmica do projeto é simples, porém poderosa. Funciona assim: o caminhão da ação – um Scania R450 6x2 - segue a sua rotina diária, transportando petcoke, minério, cal e fertilizante pelas estradas do Brasil, e a cada quilômetro rodado, a empresa converte esse valor em uma doação para instituições selecionadas. Por cada quilômetro percorrido, R$ 1,00 é destinado à compra de alimentos que serão entregues a fundações de assistência social, entidades sem fins lucrativos e pessoas em situações vulneráveis ou de insegurança alimentar.
Para acompanhar o impacto de cada quilômetro rodado, a G7 Log disponibiliza em seu site um hodômetro em tempo real. Assim, todos podem verificar o progresso dessa jornada solidária.
“A iniciativa foi pensada pela diretoria da empresa, tendo em vista todo o cenário brasileiro que, infelizmente, registra muitas pessoas em condições de vulnerabilidade e passando fome. Então, nos acendeu um alerta de que poderíamos fazer mais pela população. Como o nosso setor é responsável por vários projetos sociais, que já acontecem com a ajuda dos caminhões temáticos, nós cuidamos também desta ação”, afirma Ariane de Oliveira Souza, coordenadora do Sistema de Gestão Integrado (SGI) da G7 Log.
“A ideia surgiu entre conversas na diretoria, pensando em como poderíamos ajudar nessa questão de combate à fome. Pensamos, então, em aproveitar o caminhão, já que ele roda Brasil afora e pode ajudar a fazer essa divulgação a favor da causa, além de também levar o tema aos nossos clientes e parceiros para incentivá-los a participar junto conosco”, acrescenta Thiago dos Santos Rodrigues, Diretor Comercial da G7Log.
Para além das estradas
Para alcançar seu objetivo de levar alimento e nutrição para aqueles que não têm o suficiente, a G7 Log também se propõe a realizar campanhas de conscientização nas cidades, junto aos seus clientes e em parceria com as prefeituras.
“Programamos a logística do caminhão para levar o veículo a postos de combustíveis e fazermos uma ação. Vamos aos clientes também, onde fazemos um evento com motoristas e funcionários, deixamos o caminhão em exposição, montamos uma mesa de café e lanche, promovemos diálogos de segurança e dinâmicas em que os nossos técnicos abordam os motoristas para passar informações importantes, como estatísticas reais sobre o foco da ação – neste caso, a fome no Brasil. Como essa temática é mais específica, hoje não temos uma data marcada no calendário para a ação, como no Maio Amarelo, por exemplo, mas seguimos divulgando a iniciativa e as entregas das doações”, detalha Ariane.
O projeto começou em fevereiro de 2023 e até agora já contabilizou mais de 34 mil quilômetros rodados, que geraram mais de R$ 52 mil para as doações. Só no mês de maio foram arrecadados R$ 12.360,00, que serão divididos entre entidades da região de Tubarão, em Santa Catarina, onde está localizada a matriz da G7 Log, e uma instituição do estado da Paraíba.
“Costumamos fazer dessa forma, entregando metade na região da nossa matriz e metade em outro lugar onde temos filial ou para instituições carentes que nossos funcionários e clientes indicam. Em agosto será agendada essa entrega na Paraíba para que possamos conciliar a rota do caminhão com o dia da entrega do projeto, assim o veículo poderá estar presente no local da ação”, explica Ariane.
Apoiar e multiplicar
A G7 Log não está sozinha nesta jornada. O caminho é aberto para clientes e outros parceiros também contribuírem com a causa. Foi o que aconteceu com a empresa Oxbow, que aderiu à iniciativa e hoje é um cliente parceiro e multiplicador do projeto, contribuindo com mais R$ 0,60 por quilômetro rodado.
As empresas interessadas em apoiar e se tornarem multiplicadoras do 'Mais 1 km, Menos Fome', podem acessar o site da G7 Log ou fazer a leitura do QR Code adesivado no caminhão do projeto, caso tenham a oportunidade, para saber mais detalhes e participar.
O 'Mais 1 km, Menos Fome' é, portanto, um chamado à ação, um convite para todos se juntarem nessa jornada e fazerem parte da mudança que desejam ver no mundo, onde cada quilômetro percorrido seja sinônimo de alimento e esperança para aqueles que mais precisam e um passo em direção a um futuro mais justo e solidário.
Mais projetos, mais ação
Além do 'Mais 1 km, Menos Fome', a G7 Log coloca em prática diversas outras iniciativas com seus caminhões temáticos. São 16 veículos dedicados às ações solidárias, dos quais nove são Scania. Entre os temas abordados no decorrer do ano estão campanhas em prol do Janeiro Branco (campanha global de conscientização sobre a Saúde Mental); Combate às Drogas e ao Alcoolismo; Síndrome de Down; Autismo; Abril Verde (campanha de alerta sobre segurança, saúde e prevenção de acidentes no trabalho); Maio Amarelo (movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito); Doação de Sangue; Fauna e Flora; Agosto Lilás (campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher); Setembro Amarelo (campanha brasileira de prevenção ao suicídio); Outubro Rosa (mês da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama); Novembro Azul (mês mundial de combate ao câncer de próstata); Inclusão Social; Programa Na Mão Certa (campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes); e Conscientização sobre o Racismo.

Comentários

Marcia Regina Pereira:

Que iniciativa espetacular ! Parabéns aos idealizadores e que tenham muito sucesso nesta nobre missão !

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333