Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
[ Soluções de Transporte ] -- 07/11/2022
[
]
Scania lança nova linha de caminhões P8/Euro 6, gama Super e empresa de locação na Fenatran 2022
Com estande de 2.800 metros quadrados, fabricante expõe os modelos que atendem a nova lei de emissões Proconve P8, o novo trem de força Super e seu amplo portfólio de serviços
A Scania, líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável, traz diversas novidades para a Fenatran
2022 – 23º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, uma das mais importantes feiras de transporte do
mundo. Em seu estande, com 12 caminhões, a fabricante apresenta os destaques Euro 6 da linha 2023 de caminhões, da
gama Super, que recebem o novo e mais eficiente trem de força da história da marca, da família fora de estrada XT,
semipesados, opções a gás e as soluções de Serviços e Serviços Financeiros. As primeiras entregas dos novos produtos
vão começar a partir de fevereiro de 2023. Além disso, a Scania Locação inicia o aluguel de veículos da fabricante
na feira. A Fenatran será realizada de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP).
“Nesta Fenatran, vamos comprovar como a Scania vai ampliar o apoio ao cliente na sua jornada de rentabilidade na
operação do transporte, por meio de soluções baseadas em eficiência energética, e que vão aumentar a disponibilidade
das frotas, rodando o maior tempo possível. Os lançamentos de produtos, as novas tecnologias e o extenso portfólio
de serviços estão todos conectados para garantir a máxima disponibilidade em níveis nunca pensados, uma gestão
inteligente e a confiança e qualidade em nossa rede de concessionárias”, afirma Silvio Munhoz, diretor-geral das
Operações Comerciais da Scania no Brasil.
“Viemos preparados para fazer a melhor Fenatran da nossa história aos diversos perfis de clientes. Começamos a
jornada de liderança para um sistema de transporte mais sustentável com a chegada da Nova Geração de caminhões em
2018, no Brasil. Ela já oferece até 20% de economia de diesel sobre a geração anterior. Agora, estamos lançando a
nova linha P8/Euro 6 e a gama Super, que trazem até 8% de economia de combustível sobre esta atual família Euro 5”,
diz Munhoz. “Reforçando, estamos falando de um novo pacote de soluções capaz de aumentar a eficácia da operação.
Trabalhamos intensamente neste ano para chegar na Fenatran e fazer os olhos dos nossos clientes brilharem com nossas
novidades. Portanto, em 2023, estaremos muito fortes para recuperar nossa participação de mercado no pós-pandemia.”
Além disso, os clientes serão apresentados ao portfólio da Scania Locação, que inicia suas operações a partir da
Fenatran, atendendo em cobertura nacional. Estarão contemplados os caminhões da nova linha P8/Euro 6, os movidos a
gás natural e/ou biometano e da gama Super. A solução completa vai ofertar o produto corretamente especificado para
a necessidade do cliente e suas tecnologias, e apoio dos Serviços Financeiros Scania. No estande, há uma área
dedicada da nova empresa com equipe para tirar dúvidas e fazer negócios.
“A proposta da Scania para a Fenatran 2022 é apresentar a nova linha de caminhões Euro 6, com destaque para o Super,
e convidar o público a explorar novas fronteiras de disponibilidade, eficiência energética, rentabilidade e
segurança”, afirma Márcio Furlan, diretor de Marketing, Comunicação e Experiência do Cliente da Scania no Brasil.
“Assumimos um acordo global de liderar a transformação para um sistema de transporte mais sustentável. E, novamente,
vamos reforçar como, na prática, nossos produtos e soluções estão alinhados com esses objetivos. Vamos mostrar o que
de mais eficiente foi desenvolvido pelo nosso time, com foco em uma atuação mais sustentável. Preparamos um ambiente
no qual os visitantes podem conhecer cada detalhe do valor de nossas soluções para a rentabilidade do negócio dos
clientes.”
O espaço Scania tem 2.800 metros quadrados. No centro do estande, uma Estação de Disponibilidade mostra de qual
forma as soluções Scania aumentam o tempo do veículo rodando. Há ainda a área exclusiva de negócios da Scania
Locação e dois espaços para celebrar os 65 anos da marca, completados em julho, com ativações, brindes e caminhões
históricos.
No total serão 12 caminhões expostos. Da gama rodoviária Super estão o R 560 6X4, R 500 6X2, R 460 6X2 e G 420 6x2;
P 360 8X2 e P 280 6X2 (semipesado); P 370 4X2 (novo pesado de entrada para a operação regional); Da linha fora
estrada XT estão expostos os modelos G 560 6X4 Super (cana-de-açúcar e madeira) e R 660 V8 10X4 (mineração); P 340
4X2 e R 410 6X2 (ambos movidos a gás natural e/ou biometano. E, o impressionante 770 S V8 6X4 na primeira exposição
no Brasil do caminhão mais potente do mundo (que estará disponível na linha 2023. Está exposto ainda um motor de
geração de energia movido a gás, que comprova a versatilidade dos negócios da empresa. Na área externa do São Paulo
Expo, haverá o tradicional Fenatran Experience, onde os visitantes podem sentir toda a inovação, conectividade e
segurança dos produtos. A Scania dispõe de três veículos para o test drive gratuito: R 460 6x2 Super, R 560 6x4
Super e um P 340 4x2, este movido a gás.
Os visitantes e clientes podem conhecer os modelos e elementos que permitem ganhos importantes do ponto de vista da
eficiência energética, por meio dos motores Euro 6 (até 2% de economia de diesel) e da gama Super (até 8% de redução
de consumo e novo trem de força), em comparação com a atual linha Euro 5. Além do lançamento de potências e duas
novas gerações de caixas de câmbio (G25 e G33). Ainda foram acrescentados ingredientes essenciais de
sustentabilidade e segurança no reforço do sistema ADAS 2.0 (Advanced Driver Assistance Systems), no novo freio de
liberação de compressão (CRB) – de maior potência de frenagem (que pode ser somado ao Scania Retarder) – e na
estreia do eixo traseiro RB885 6x4, agora tendo o cardan no formato reto, ainda mais robusto e confiável.
Por falar em segurança, a Scania aproveita a Fenatran para informar o incremento dos pacotes disponíveis. A linha de
caminhões rodoviários passa a ser equipada de série com ESP, AEB, LDW e a nova tecnologia Driver Attention Support.
O Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) atua na correção da trajetória e estabiliza o veículo em curvas muito
rápidas ou no desvio brusco de rota.
As outras três tecnologias fazem parte do ADAS 2.0. O AEB é a frenagem de emergência avançada e o LDW avisa o
motorista quando o caminhão sai de forma involuntária da faixa de rolagem e invade o espaço ao lado. Umas das
novidades que entram para a linha Euro 6 é o Driver Attention Support. Ele vai auxiliar de forma prática no
monitoramento do nível de atenção do motorista e avisa, por meio de alertas acústicos e visuais, quando deve ser
feita uma pausa na direção.
Para fechar esse ciclo virtuoso, serão reforçados os benefícios das Soluções Scania dentro do conceito de garantia
da disponibilidade, como o aumento dos intervalos de troca e de manutenção, os Serviços Conectados, o Scania FIT, o
treinamento de motoristas e o apoio total da rede de concessionárias, cada vez mais digitalizada.
Estande repleto de interatividade
A Scania está apostando novamente em um estande altamente conectado e tecnológico para proporcionar a melhor
experiência para clientes, embarcadores, representantes de associações, motoristas, fãs e demais visitantes que
passarem pela sua área de 2.800 metros quadrados.
O Scania Super, o trem de força mais eficiente da história da marca, está no centro do estande. A estrutura completa
está suspensa com 45 graus de inclinação para que seja possível olhar cada detalhe, especialmente do novo cardan no
formato reto. Por outro lado, o espaço está integrado por uma tecnológica rede de leds que mostra as principais
mensagens dos conceitos da Nova Geração e dos lançamentos. No apoio ao atendimento da equipe estão totens com
informações personalizadas de produtos, serviços e alternativas financeiras.
“É uma Fenatran especial que marca a volta do público após a pandemia e traz uma mensagem forte de reflexão e
repensar muitas atitudes e decisões. Tem o apelo da comemoração dos nossos 65 anos de Brasil e de lançamentos
importantes. Mais uma vez preparamos estrategicamente um estande que atenderá da melhor forma nossos clientes. Eles
poderão ver o que a Scania está trazendo de mais eficiente para incorporar ainda mais segurança, disponibilidade e
sustentabilidade às suas operações. Faremos uma mistura de conceito digital e exposição de forma inclusiva, visual e
moderna”, diz Lana Piccoli, gerente de Propaganda da Scania no Brasil. “Neste ano, esperamos receber 20% a mais de
visitantes. De olho nisso, montamos uma estrutura robusta de hospitalidade, mas ao mesmo tempo aconchegante e muito
funcional para todos os tipos de perfil de visitantes. Afinal, está no DNA da Scania ter um relacionamento
diferenciado com nossos clientes, em parceria com a rede.”
Além da recepção geral de clientes nos dias da feira, a Scania também realizará eventos paralelos na busca pela
melhor experiência com a marca. Dentre eles, o Scania Show trará grupos de convidados de todo o Brasil, que também
visitarão a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para conhecer toda a evolução realizada na linha de produção da
nova era P8/Euro 6 e Super.
Há outros locais de destaque. Um deles é o ambiente Estação de Disponibilidade, que vai demonstrar claramente ao
público como aumentar a disponibilidade do produto Scania por meio dos Serviços Conectados da marca. A conectividade
e seus benefícios são detalhados numa espécie de Control Tower, que ilustra, graças a recursos interativos, como o
Scania FIT e o My Scania (novo portal de gestão de frotas) usam os dados gerados pelo caminhão para melhorar a
gestão da operação de cada cliente. Dessa forma, são identificadas e apontadas as oportunidades para ampliar ainda
mais a economia de combustível e a disponibilidade do veículo. Também será possível verificar o desempenho do
motorista e do caminhão mediante vários exemplos de cases de clientes de diversas aplicações de transporte.
Na Fenatran não pode faltar a loja da fabricante, o Scania Shop. Para a edição 2022, foi trazido um amplo portfólio,
para todas as idades, de roupas, objetos, chaveiros e presentes exclusivos da marca, que estão à venda para o
público.
Ainda com o objetivo de amplificar todas as fortalezas que estão sendo apresentadas na Fenatran, está de volta o
Estúdio Scania que fez muito sucesso na última edição, em 2019. Haverá uma programação temática intensa, na semana
inteira, de entrevistas com motoristas, clientes, fãs, executivos, demais convidados e representantes das
concessionárias. “Mais do que uma experiência de marca, queremos proporcionar o que há de mais completo em termos de
conteúdo para transpor as barreiras físicas do estande. Quem não estiver na feira vai experimentar sentimentos
diferentes do que estamos lançando ao mercado. A programação será transmitida por nossos canais e redes sociais”,
destaca Lana Piccoli.
“Nos preparamos para levar uma experiência completa e inesquecível a quem nos visitar fisicamente e ‘virtualmente’.
Todos estão convidados a conhecer nossas soluções de eficiência energética, custo total de operação imbatível, novas
tecnologias e inovação com o Scania Super”, acrescenta Furlan.
Homenagem aos 65 anos da Scania no Brasil
A celebração pelos 65 anos de história no Brasil, comemorada em 2 de julho, não passaria em branco. O país que
recebeu a primeira fábrica fora da Suécia, acompanha há seis décadas a revolução no transporte de cargas e pessoas
que a Scania vem fazendo. E, a Fenatran será o marco no encerramento dos festejos. Há duas áreas dedicadas aos 65
anos. No espaço alusivo dentro do estande, por meio de ativações e um quiz especial, o público poderá ganhar brindes
da marca.
A Scania terá ainda uma segunda área especial de 65 anos localizada atrás do estande. Lá o apelo é pela Paixão pela
Scania com três veículos históricos expostos: L 75 4x2 (azul e ano 1960) da Casa Scania P. B. Lopes, L 76 4x2 Super
(1971 laranja em homenagem ao Super atual) e um 113 H 360 6x2 (azul de 1997). Além deles, um quarto caminhão
representará a história da marca: um exemplar da Edição Especial 65 anos, na versão R 450 6x2, que teve todas as
unidades vendidas.
Outro destaque deste espaço – e que será muito procurado –, é o Café V8, para fazer o atendimento e recebimento do
público em geral. Uma atração especial será o ‘Monte seu Scania’ podendo criar sua edição especial de um caminhão da
marca, poderá colocar faixas, escolher a cor, itens personalizados, colocar o seu nome no caminhão, como ele
gostaria que fosse seu caminhão preferido. Ele poderá compartilhar uma foto nas suas redes sociais. “Trata-se de uma
criação colaborativa, pois as escolhas do público poderão nos ajudar a definir as próximas Edições Especiais. Será
interessante ver quais foram as escolhas mais usadas para entendermos quais os gostos mais famosos dos fãs e
clientes”, conclui Lana Piccoli.
A história da marca no Brasil começou em 1957, e não pode ser escrita sem duas palavras: inovação e pioneirismo.
Desde o desembarque no País, da constituição do primeiro nome Scania-Vabis do Brasil S/A – Motores Diesel, do
escritório na Líbero Badaró, a mudança para São Bernardo do Campo (1962) até hoje, a empresa marcou sua trajetória
por uma engenharia de ponta, pela qualidade dos produtos, força da rede de concessionárias e pelo foco na
necessidade do cliente.
A linha do tempo da Scania no Brasil é marcada por diversos pioneirismos, destaques e lançamentos. A revolução do L
75, em 1958, que mudou o conceito do que era oferecido de caminhão no país; a introdução da direção hidráulica, em
1963; a nova revolução com a chegada dos “Jacarés”; em 1974 com a inauguração da cabina “cara-chata” com o LK 140;
lançamento do intercooler, em 1983; a transformação do que era um caminhão com a chegada da Série 3, em 1991; O ano
de 1998 marca a chegada do freio auxiliar Retarder; em 2001 o pioneirismo da caixa automatizada Opticruise, dentre
outros.
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.