O transportador brasileiro terá em suas mãos o mais amplo portfólio sustentável do mercado.”
Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.
“Pensamos em cada detalhe para as aplicações no perfil atual do transporte brasileiro elétrico. Vamos começar as
importações e ir amadurecendo com o mercado, clientes, rede e embarcadores, juntando toda a cadeia do transporte e o
poder público”, comenta Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil.
“Quando estivermos com os veículos elétricos rodando, vamos passar por um ciclo que é normal na indústria: de
demonstrações, aprendizagem, avaliação das demandas dos clientes, análise do que mais poderemos complementar a linha
dos produtos e a de acompanhar o desenvolvimento da infraestrutura no país. É uma jornada que não depende apenas da
Scania”, completa Arita.
E quando é, então, que veremos essa nova geração de elétricos nas estradas? Alex Nucci, diretor de Vendas de
Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, responde: “As primeiras entregas do elétrico estão previstas a
partir de janeiro de 2026. Neste momento, a nossa visão é que o elétrico atenda as distâncias urbanas e regionais de
até 250 km no hub a hub logístico (produtos mais perecíveis) e na última etapa da entrega da carga (last mile). Já o
gás natural e o biometano sejam usados nas rotas de 200 a 600 km (médias distâncias), e o diesel, o gnl e o
biodiesel – fomos os pioneiros a ter o caminhão com B100 – utilizados nos trajetos de longas distâncias acima de 600
km.”
Enquanto o Brasil vai adaptando a sua infraestrutura para receber a eletrificação por completo, a Scania segue a sua
jornada ofertando o maior portfólio de soluções sustentáveis de transporte, que já estão prontas para ajudar os
transportadores a reduzir suas emissões de CO2 hoje, aqui e agora.
“Sabemos que a jornada da eletrificação tem pela frente etapas importantes de desenvolvimento em várias áreas,
especialmente em infraestrutura, por isso acreditamos na multimodalidade com diversas matrizes energéticas
alternativas ao diesel. E essa multimodalidade passa pelo gás, biodiesel e elétrico. A Scania está estimulando e
ajudando a desenvolver os corredores azuis (gás, gnl e biometano) e a cadeia do biometano para caminhões há 5 anos”,
conclui o presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, Simone Montagna.
Vem mais novidade por aí!
Está pensando que é só este modelo de caminhão que a Scania vai levar para a Fenatran 2024? Tem muito mais novidade
vindo por aí. Acompanhe a Jornada Scania e veja nos próximos dias mais detalhes do que você vai poder conferir de
perto no estande da marca.